Bases de conhecimento em Marketing: o que você precisa saber

Bases de conhecimento em Marketing o que você precisa saber

Determinadas bases de conhecimento são fundamentais para que empresas dos mais variados setores possam implementar estratégias de marketing com maior qualidade e assertividade em sua rotina. Garantir o interesse do público e mantê-lo engajado com seu negócio não é tarefa fácil, exige estratégia, estudo, análise de dados e uma série de adaptações por parte da equipe.

Diante de todos os elementos necessários, as bases de conhecimento têm um papel importante ao ser pilar de, praticamente, toda estratégia montada. O melhor é sempre investir nessas bases antes de iniciar qualquer ação de marketing para que, assim, sua equipe tenha ainda mais segurança para seguir no caminho correto. 

O que são bases de conhecimento?

As bases de conhecimento são recursos que disponibilizam para a empresa informações, dados e demais aspectos necessários que podem auxiliar em suas atividades. Elas trazem informações fundamentais sobre o cenário B2B atual, assim como empresas do mesmo nicho, seu público-alvo, e outros elementos fundamentais para potencializar o seu marketing e garantir cada vez mais conversão.

O que são bases de conhecimento
Fonte/Reprodução: original

São vários os dados e informações que constituem essas bases, que vão desde um conhecimento a respeito da buyer persona do cliente, até os pontos de melhorias dentro de sua empresa. Tudo isso deve ser congregado pela equipe e criar uma base sólida, que será o ponto de partida de diversas estratégias. 

Importância

Ter em mente quais são as bases de conhecimento do seu negócio é importante para estabelecer qualquer estratégia de marketing, pois são elas que podem otimizar as suas chances de sucesso. 

Diferença entre bases de conhecimento e bancos de dados

Enquanto o banco de dados é uma estrutura organizada com dados a respeito dos clientes, mercado e dos números da empresa, as bases de conhecimento podem levar em conta esses mesmos dados, enquanto oferecem uma perspectiva mais abrangente e geral para todos eles, relacionando-os com outras informações relevantes.

Como construir uma base de conhecimento eficaz?

O primeiro passo para construir a base de conhecimento é a identificação do seu público-alvo seguido de um grande estudo de mercado e qualificação de dados. Todo esse esforço presume que a empresa também irá investir em metodologias de qualidade capazes de criar uma rotina de estratégias eficientes que fidelizam clientes. Veja alguns passos importantes:

Identifique o público-alvo da base de conhecimento

Identificar o público-alvo B2B é o pilar para criar uma base de conhecimento útil para seu marketing. A base de conhecimento serve de consulta durante toda atividade do marketing, portanto, deve conter os principais aspectos do seu público-alvo e informações relevantes sobre os clientes B2B – os quais são:

  • Dados demográficos, geográficos e psicográficos;
  • Aspectos da buyer persona; 
  • Quais os decisores do mercado;
  • Contatos corporativos qualificados: e-mails, telefones corporativos e nomes. 

Alguns desses dados são essenciais para identificar seu público-alvo com precisão e também servem para alimentar a sua base de conhecimento sobre o mercado e enriquecer suas estratégias. Conte com a Data Stone para adquirir este conhecimento e elevar para o próximo nível os esforços de sua empresa. 

Identifique o público-alvo da base de conhecimento
Fonte/Reprodução: original

Nossa plataforma permite que sua empresa possa ter muito mais consciência e conhecimento das bases do mercado. Sobretudo o Módulo B2B, ferramenta exclusiva da plataforma Stone Station, que permite que sua empresa faça consultas especializadas e filtradas em mais de 23 milhões de CNPJs e 20 milhões de telefones qualificados.

Monte uma equipe para elaborar e validar o conteúdo

Os dados e o conhecimento do público-alvo em si não cria uma base de conhecimento, é necessário que haja uma equipe profissional e colaboradores empenhados em compreender mais sobre toda essa massa de dados. A equipe deve analisar criticamente e organizar essas informações, criar uma plataforma organizada e até mesmo validar os dados. 

Aposte em metodologias ágeis

A busca por metodologias que sejam práticas e ágeis é importante, pois os dados não podem estar enrijecidos dentro da companhia. Ter metodologias ágeis e fáceis de usar é fundamental para que os colaboradores possam aplicar as bases de conhecimento de maneira ágil e flexível, sempre com foco nos melhores resultados no marketing. 

Construa a apresentação da base de conhecimento

A interface é um aspecto importante para a base de conhecimento, especialmente para o uso e também para o treinamento de todos os colaboradores. O design deve ser apresentável e garantir a usabilidade dos colaboradores. Desta forma, a sua apresentação pode ser muito mais assertiva e de rápida assimilação. 

Recolha constantemente opiniões

Um aspecto da base de conhecimento que pode ser ignorado com facilidade é que ela nunca deve deixar de evoluir. A empresa deve sempre procurar recolher opiniões e dados dos seus clientes para que assim seja possível adaptar cada vez mais a sua base de conhecimento, descobrir mais sobre o seu público-alvo e criar mais estratégias de marketing. 

Atualize sempre a base de conhecimento

Além de recolher as opiniões do seu cliente B2B, a empresa deve atualizar a sua base de conhecimento com novos dados. Plataformas de consultas e demais plataformas de marketing são importantes para atualizar esta base, por isso é importante contar com as ferramentas da Data Stone, como o Módulo B2B da Stone Station. 

Benefícios de utilizar uma base de conhecimento em Marketing

Criar bases de conhecimento para o marketing traz diversos benefícios e vantagens para o seu negócio, como um marketing mais facilitado, eficiência na criação de estratégias e até mesmo maior possibilidade de renda. Boas bases de conhecimento trazem várias vantagens para a empresa e possibilita benefícios, como: 

  • Melhor Retorno Sobre Investimento – ROI;
  • Mais assertividade nas estratégias de marketing;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades; 
  • Maior conhecimento sobre seu público-alvo; 
  • Novas soluções para diversos problemas; 
  • Potencializa o atendimento;
  • Pode personalizar o marketing. 

Os benefícios são muito visíveis e importantes para praticamente qualquer empresa. O marketing pode ser mais eficiente com as bases do conhecimento, basta fornecer os dados corretos e alimentar sua base com diversas informações úteis e qualificadas. 

Como integrar uma base de conhecimento à sua estratégia de Marketing?

As bases de conhecimento devem ser integradas nas estratégias por meio do alinhamento de objetivos, em conjunto com constantes atualizações e monitoramentos. Certas etapas podem ser desafiadoras para uma empresa, mas são muito importantes para conseguir consagrar as bases de conhecimento e aprimorar seu marketing – saiba mais sobre cada uma delas:

Alinhamento com os objetivos de negócios

Um dos primeiros passos para conseguir utilizar as bases do conhecimento é alinhar esses dados com os objetivos da empresa. Este passo é particularmente complexo, pois exige que a empresa tenha em mente quais seus principais objetivos. Depois de definidos, a base de conhecimento deve fundamentar os processos para chegar a esses objetivos. 

Monitoramento e atualização contínua

Após iniciar as atividades tendo a base de conhecimento como um guia fundamental, é importante que haja um monitoramento e atualizações periódicas. Esse tipo de esforço permite que essa base de conhecimento esteja sempre apta para o uso, alinhada com o marketing e com dados úteis sobre o mercado. 

Desafios na implementação de bases de conhecimento

Embora as bases de conhecimento sejam úteis, há diversos desafios para aplicá-las e implementar esse recurso em seu marketing, como obter mais dados qualificados e atualizar suas estratégias de modo periódico. Estar ciente desses desafios é o primeiro passo para superá-los: 

  • Obtenção de dados precisos e oportunos;
  • Atualização constante dos dados;
  • Atualizar e organizar o material em categorias;
  • Resistência à mudança;
  • Manutenção da qualidade do conteúdo. 

Superar cada um desses desafios traz uma assertividade ainda maior para suas bases de conhecimento. A empresa deve ter foco em resolvê-las o mais rápido possível, sempre na busca pelas melhores ferramentas para auxiliar a construir sua base. 

Utilize a plataforma da Data Stone para aprimorar suas bases de conhecimento e conseguir extrair o máximo deste recurso. A Data Stone auxilia a sua empresa a ter muito mais consciência de mercado e atingir resultados mais concretos por meio do Módulo B2B da Stone Station e outras ferramentas. Conte com nossos serviços e otimize suas estratégias!