Como criar um produto digital: guia passo a passo para empreendedores

Como criar um produto digital guia passo a passo para empreendedores

Empreendedores se questionam muito sobre como criar um produto digital, procedimento que exige análise de mercado e das necessidades dos leads para oferecer soluções eficientes. Ser um diferencial tem se tornado cada vez mais importante, principalmente porque o mercado passa por muitas mudanças e sempre apresenta novas tendências, além de os clientes também estarem cada vez mais exigentes.

No meio digital, você precisa desenvolver um item que possa mudar a vida dos seus potenciais leads, inspirá-los e fazê-los se interessarem ainda mais por sua marca. A etapa de lançamento, embora pareça ser simples, requer muita pesquisa e reuniões com a sua equipe, para poder atingir os resultados desejados nas vendas B2B.

O que é um produto digital?

O produto digital é um item como e-book, cursos online, podcasts, ferramentas, arte digital e webinars, por exemplo, que agregam valor para potenciais clientes. A intenção é fornecer o que o público-alvo procura e precisa, pois cada um dos exemplos corresponde a uma solução eficiente. Um exemplo é o caso dos leads que querem adquirir mais conhecimento e se profissionalizar.

Por que de criar produtos digitais

Criar produtos digitais evita a necessidade de você se preocupar com a parte de estoque e de ter que procurar bons fornecedores. Por estar sempre disponível, é possível vender quantas vezes for necessário para milhares de clientes o tempo inteiro, mitigando problemas relacionados a erros e atrasos nas entregas por causa das transportadoras.  

Identificando uma ideia de produto digital

Aprender a como criar um produto digital requer a análise de mercado, verificação do que os clientes potenciais procuram e entender exatamente como o seu item pode gerar valor.

Identificando uma ideia de produto digital
Fonte/Reprodução: original

Para isto, você tem a possibilidade de se reunir com frequência junto da equipe comercial e de marketing para discutirem estratégias e verificarem como se diferenciar da concorrência para atrair atenção dos leads ideais.

Pesquisa de mercado e identificação de necessidades

Pesquise o seu nicho de mercado para entender quais são as principais demandas dos seus prospects. Anote as informações coletadas em um documento e faça os apontamentos sobre o que os concorrentes fazem de inovador, para você entender como o produto pode se destacar e satisfazer o público-alvo.

Validação da ideia: como saber se seu produto tem demanda

Valide a sua ideia ao coletar dados primários e secundários para verificar a viabilidade do produto no mercado. A avaliação de demanda te fornece informações eficientes a respeito das preferências, necessidades e exigências do nicho, o que pode te ajudar a descobrir sobre a alta procura do seu item pelos leads e também a refinar as estratégias para poder melhorar as vendas.

Planejamento do produto digital

Entender como criar um produto digital chamativo exige um bom planejamento para mitigar erros, falhas e atrasos no lançamento. O ideal é que cada processo seja feito por tópicos, para garantir que as etapas tenham sucesso e correspondam ao que você definiu inicialmente. Isso pode demandar uma observação mais criteriosa do que está sendo feito e o que ainda deve ser concluído.

Definição do seu público-alvo

A definição de público-alvo deve ser realizada após entender bem o seu nicho e o tipo de problema que a sua empresa soluciona. Com base nesses dados, faça a coleta de informações demográficas, geográficas e comportamentais para traçar os perfis corretos e realizar a segmentação por meio do Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, que te permite filtrar por características, a fim de encontrar os prospects ideais. 

Estabelecimento de metas e objetivos

Todas as metas precisam ser atingíveis, por isso, estabeleça objetivos que fazem sentido e podem te ajudar a cumprir com cada etapa de como criar um produto digital. Se necessário, elabore uma check-list por tópicos, para ter ainda mais controle sobre as realizações da semana, o que foi deixado para os outros dias e o quanto falta para atingir a etapa de conclusão.

Criação do esboço do produto

Faça primeiro as informações do seu produto, o que ele é, o que deve conter, diferenciais e características visuais. A partir desses dados, você deve realizar o esboço para visualizar melhor o que vai ser vendido, melhorar a estética e verificar se os detalhes correspondem com a sua marca.

10 Dicas para lançar um produto digital

Conforme você verifica como criar um produto digital e o que nele deve conter, é exigido também ter atenção ao processo de lançamento. Opte por realizar pesquisas dos concorrentes, verificar os tipos de campanhas feitas e o que realmente chama atenção da sua audiência, além de:

  1. Faça um roteiro para a campanha;
  2. Tenha páginas de amostras;
  3. Desenvolva uma boa descrição do produto;
  4. Grave vídeos usando a estratégia de storytelling;
  5. Escolha a plataforma adequada de veiculação, como Hotmart, Monetizze ou Eduzz;
  6. Construa campanhas para gerar tráfego;
  7. Disponibilize novas versões do seu infoproduto;
  8. Ofereça descontos;
  9. Trabalhe com os gatilhos mentais de urgência, novidade e escassez;
  10. Realize contatos regulares com o seu público-alvo.

Em relação sobre como criar um produto digital e já desenvolver novas versões, isto é necessário porque o mercado é volátil e novidades precisam ser apresentadas sempre que possível aos leads. 

A concorrência, por exemplo, pode se manter focada em desenvolver diversos infoprodutos e os lançar continuamente, o que vai exigir de você ainda mais análise para inovar e surpreender os seus alvos.

Ferramentas e plataformas para desenvolvimento do produto digital

As ferramentas ou plataformas são indispensáveis para o seu produto ser desenvolvido, melhorado e aprimorado até chegar em sua última versão. Este é um processo que pode exigir muito o apoio da equipe de design, pois estes profissionais detêm conhecimento de cores tendências, inclusão de características visuais únicas e que podem ser verdadeiros diferenciais. Entenda:

  • O Canva permite desenvolver as artes, oferece elementos visuais, conta com vários modelos de fontes e cores;
  • Por sua vez, o Photoshop é ideal para criar artes do zero, assim como as páginas do produto digital;
  • O Figma é mais uma ferramenta online que te ajuda na construção do produto;
  • Já o Premiere e Sony Vegas são softwares de edição de vídeo e que podem ser usados para desenvolver conteúdos para promover o seu produto.

O processo de como criar um produto digital pede que as páginas do seu item, se for um e-book, tenham blocos de textos menores, mais elementos visuais, títulos e subtítulos chamativos. No Figma ou Canva, por exemplo, você consegue atribuir todas as características que deseja – lembrando da importância da originalidade, sobretudo para se diferenciar dos concorrentes e gerar ainda mais valor aos leads.

Estratégias de lançamento

Para lançar o seu produto, é necessário utilizar um calendário e nele inserir tópicos sobre cada uma das etapas para não se perder. Isto é, com metas menores, você consegue cumprir com o que foi estabelecido em um prazo hábil, sem ter deixado nada para trás, o que pode ajudar na construção da campanha e na apresentação do conteúdo para o público.

Pré-lançamento: como gerar expectativa

Trabalhe com os teasers para chamar atenção dos leads. Isso porque, além de serem curtos, podem conter mensagens breves, mas curiosas e que podem fazer os usuários se interessarem mais pelo que vai ser lançado. A contagem regressiva é mais uma estratégia para incluir nessa etapa inicial, pois gera o sentimento de urgência, expectativa, e pode aumentar o engajamento da marca.

Lançamento oficial: passos para um lançamento bem-sucedido

Quando o lançamento oficial for feito, você deve trabalhar com as campanhas nas redes sociais e nos buscadores como o Google para melhorar o alcance do produto. Manter-se ativo no Facebook e Instagram, por exemplo, fazendo lives pode ser uma das maneiras de ter sucesso, desde que feitos em horários assertivos e em uma data adequada para conversar com os seus leads.

Promoção e marketing do produto digital

A promoção do seu produto digital deve ser feita por meio das estratégias de marketing de conteúdo. Ou seja, no site ou blog, desenvolva artigos envolventes que falem mais sobre o item, diferenciais e como pode ajudar os leads. Faça posts em formato de cards nas redes sociais, abra caixinhas de perguntas no Instagram, grave reels e stories para falar mais do lançamento e os principais benefícios de comprar o infoproduto.

Atualização e evolução do produto digital

Realizar atualizações do produto digital é necessário para alinhar informações, o enriquecer e o tornar cada vez mais completo.

Atualização e evolução do produto digital
Fonte/Reprodução: original

Lembre-se de que o mercado é se modifica a cada pouco e as novidades precisam ser chamativas e compatíveis com o que seus leads querem para a sua empresa ter a chance de obter mais lucros.

Adaptando-se às mudanças de mercado

O uso de tecnologia é fundamental para se adaptar às novidades do mercado, incluir melhorias no produto e acompanhar também os concorrentes. Com essas informações, você consegue refinar o seu item, e até mesmo desenvolver novos infoprodutos ligados ao primeiro, como se fosse uma coleção, para aumentar as vendas.

Melhorias contínuas e inovações

Melhorias contínuas devem ser feitas após o lançamento, pois mesmo que o produto esteja disponível para compra, pode precisar de pequenas modificações em design ou na inclusão de informações. O enriquecimento, por sua vez, pode elevar o valor do seu trabalho, e você ter a chance de aumentar o preço cobrado, desde que as vendas estejam no nível esperado.

Em relação às inovações, você tem a possibilidade de montar um box de produtos, caso sejam cursos ou e-books, e incluir novidades nesses conteúdos, como vídeos e links extras de estudos. Não se esqueça de que, para poder ter precisão nessas implementações, é necessário atuar com dados assertivos dos seus leads para entender o que eles consideram inovador.

Ao compreender como criar um produto digital, você tem a possibilidade de atuar com a filtragem do Módulo de Prospecção B2B da Data Stone para obter os dados que precisa do seu público-alvo. Isso porque atuar com informações atualizadas constantemente para manter a base enriquecida é fundamental para ter a possibilidade de vender mais!