Mapa de Oportunidade: como aproveitar chances no mercado B2B

Mapa de Oportunidade como aproveitar chances no mercado B2B

Para aproveitar as melhores chances no mercado B2B, investir no mapa de oportunidade pode ser a peça que falta! Como o nome deixa claro, essa ferramenta visa identificar as principais oportunidades e lançar a sua empresa na direção de bons clientes, com altas chances de conversão e de gerar um relacionamento duradouro e lucrativo. 

Ele serve como uma orientação na qual a companhia pode planejar e pautar as suas decisões, estratégias de marketing e de vendas no geral. Ou seja, até mesmo produtos e serviços podem ser criados tendo como base o mapa de oportunidade, o que amplia ainda mais as chances de realizar boas vendas B2B

O que é um mapa de oportunidade?

O mapa de oportunidade é um método de análise que levanta informações sobre o mercado e o nicho no qual sua empresa está inserida. Sua construção tem como objetivo principal oferecer para a empresa uma série de possibilidades interessantes, com altas chances de conversão e clientes que no geral disponibilizam um bom ROI. 

Definição e conceito

O conceito e a definição do mapa de oportunidade é uma perspectiva abrangente a respeito do mercado B2B, com o nome, situação e perfil de cada uma das empresas que participam do público-alvo do seu negócio. É importante que na criação do mapa sejam levantadas informações relevantes a respeito do mercado. 

Importância do mapa de oportunidade no contexto B2B

Para qualquer negócio que atue no modelo B2B é fundamental que haja um mapa de oportunidade para conseguir pautar a trajetória de uma empresa, de modo a favorecer o aproveitamento de boas oportunidades e evitar clientes com possibilidade de churn. Uma marca que não refina o modo de conquistar clientes B2B pode ter grandes problemas. 

Como construir um mapa de oportunidade eficaz

Existem alguns critérios que otimizam a construção do mapa de oportunidade e que tornam esse conceito muito eficaz no mercado B2B, como criar uma base de dados e ter plataformas de consulta que de fato dizem tudo sobre seu público-alvo.

Como construir um mapa de oportunidade eficaz
Fonte/Reprodução: original

Além disso, é essencial que haja um estudo aprofundado sobre as bases do mapa – conheça os principais passos:

Passo a passo para a criação do mapa

É preciso respeitar um passo a passo na hora de criar o seu mapa de oportunidades, e levar em conta o que é necessário para chegar até os dados dos seus clientes. O primeiro passo deve ser estudar o propósito do seu negócio e quais clientes estariam interessados em seu produto. Com isso, segue-se para:

  1. Conhecimento sobre o público-alvo: o primeiro passo para realizar seu mapa de oportunidade é conhecer o seu público-alvo. Esses clientes são aqueles que mais necessitam e procuram seus produtos e serviços. Devem ser sempre priorizados pelo seu mapa de oportunidade; 
  2. Formatação do serviço: é fundamental que a empresa fundamente seus produtos e serviços de maneira que atendam as necessidades e expectativas dos seus clientes, para aproveitar melhor o mapa de oportunidade; 
  3. Adquirir ferramentas: plataformas de dados são imprescindíveis para ter um mapa de dados de qualidade. Essas ferramentas mostram boa parte daquilo que uma companhia precisa para entender melhor o seu papal no mercado; 
  4. Selecione os melhores clientes: aqui alguns conceitos importantes devem entrar em prática, como a seleção do ICP – Ideal Customer Profile -, a buyer persona do cliente e outros detalhes fundamentais que otimizam a forma de sua marca em se relacionar com seu público. 

Respeitar essas etapas e passos é importante para garantir que as bases do seu mapa sejam de boa qualidade, capazes de fornecer as informações necessárias a respeito do mercado B2B que interessa à sua empresa. 

Ferramentas e recursos para facilitar a construção

Durante a criação do mapa de oportunidade, sobretudo para a sua manutenção a longo prazo, é importante ter ferramentas e recursos de pesquisa que tragam qualidade para a sua construção. 

Entre todas as ferramentas, a Data Stone fornece a Stone Station e o seu Módulo B2B, um serviço completo que fornece os dados mais precisos e qualificados do mercado, de acordo com a LGPD, para montar o seu mapa de oportunidade: 

  • Mais de 23 milhões de CNPJs para consultar;
  • 4 milhões dos nomes de decisores com cargos e dados corporativos;
  • 20 milhões de contatos corporativos por telefone;
  • Quase 1 milhão e meio de contatos B2B por WhatsApp.

Com as ferramentas da Data Stone é possível criar um mapa completo, robusto e com os melhores dados possíveis para o negócio. A plataforma de consultas pode ser utilizada quando bem entender, e dessa forma maximizar as condições do seu mapa e consequentemente das suas oportunidades. 

Dicas para maximizar o uso do mapa de oportunidade

Há algumas dicas importantes para maximizar o seu mapa de oportunidade, e otimizá-lo ao máximo para conseguir obter o melhor do mercado. Ter boas ferramentas é fundamental para conseguir aproveitar esse conceito, além de criar os conceitos mais importantes para a sua marca, como ICP, buyer persona e até mesmo o seu público-alvo. 

Dicas para maximizar o uso do mapa de oportunidade
Fonte/Reprodução: original

O mapa também pode ser melhorado com o tempo, e passar a reformular o seu mapa e melhorá-lo é essencial. Esta preocupação deve estar sempre presente e praticada pelo negócio que deseja obter sempre as melhores oportunidades. 

Identificando oportunidades no mercado

Identificar as melhores oportunidades do mercado é uma tarefa que deve ser sempre refinada, e há meios de analisar o mapa que aproveite ao máximo cada uma delas. O mapa de oportunidade não é útil caso não se criem métodos reais e práticos para conseguir identificar e aproveitar as melhores oportunidades, por meio de:

Análise de dados e informações de mercado

O primeiro passo para conseguir identificar e analisar os principais dados do mercado, especialmente aqueles referentes ao seu público-alvo. Telefones, tamanho das empresas, tipos de vendas que se costumam realizar e outras informações são essenciais para conseguir realizar bem esta identificação. 

Segmentação de clientes e identificação de nichos

A segmentação é uma prática essencial para o mercado B2B. A prática analisa as empresas presentes no mercado e as separa conforme suas necessidades, tipos, procuras e outros perfis psicográficos. Uma boa segmentação permite identificar nichos e aproveitar melhor as oportunidades. 

Avaliação da concorrência e gaps de mercado

Por fim, um ponto importante na identificação das oportunidades é avaliar a concorrência e entender os gaps do mercado, setores nos quais há necessidade dos seus produtos e serviços. Estudar esses aspectos do mercado tornam a sua marca mais capaz de aproveitar as oportunidades e criar seu mapa. 

Utilizando o mapa de oportunidade na estratégia de vendas

O mapa de oportunidade é uma ferramenta ativa, que deve funcionar de maneira combinada com o marketing e estratégia de vendas. Esta ferramenta deve ser levada em conta desde a base das suas estratégias de vendas e de marketing, usada geralmente para embasar novas estratégias. 

Integrando o mapa ao processo de vendas

Integrar o mapa de oportunidade nas vendas é simples, mas extremamente importante. O vendedor deve analisar quais as oportunidades a serem exploradas pelo mapa, ao mesmo tempo em que utiliza as plataformas de consulta, como o Módulo de Prospecção B2B, da Stone Station, para definir o melhor caminho e como será feito o contato com os seus leads. 

Como priorizar oportunidades identificadas

Dentro do conceito do mapa de oportunidade, o vendedor deve priorizar as oportunidades já identificadas. É possível até mesmo chamarmos essas oportunidades de “qualificadas” ou, ao menos, ‘’pré-qualificadas’’. Estas oportunidades possibilitam maior ROI, e geralmente contam com um menor churn

Definindo ações e responsáveis para cada oportunidade

Embora toda oportunidade seja uma ocasião para venda, é importante ter uma ação particular para aproveitar cada uma. Um bom exemplo são os dados, que para cada oportunidade são diferentes, como os contatos corporativos, e-mails e outros dados segmentados psicográficos, que otimizam o aproveitamento da oportunidade. 

Aproveite as ferramentas da Data Stone, que fornecem possibilitar este crescimento orgânico e a criação do seu mapa de oportunidade particular. Com nossos dados, o mercado se torna mais familiar para o seu negócio, e a busca pelos potenciais clientes B2B pode se tornar muito mais fácil, prática e otimizada.