Cold Emailing: como conquistar clientes com e-mails frios

Para conquistar os potenciais clientes com cold emailing é preciso desenvolver e-mails de acordo com os perfis analisados e as possíveis necessidades. Por ser a comunicação inicial, é necessário demonstrar que você já tem um conhecimento das potenciais demandas dos leads ao abordar esse assunto na mensagem, e também sobre o tipo de solução que a sua empresa oferece.
No entanto, não adianta apenas querer conquistar o seu público-alvo ao enviar diversas mensagens frias. É indispensável que o conteúdo seja chamativo, responsivo e faça os leads tomarem alguma decisão. A falta de uma mailing list composta por dados atualizados também é um problema que prejudica muitas empresas e as faz perder boas vendas.
O que é cold emailing?
O cold emailing, ou e-mail frio, é uma das estratégias de vender com base no envio de mensagens a potenciais leads que não contataram a sua empresa. Por mais que esse perfil não tenha demonstrado nenhum tipo de interesse, você tem a possibilidade de tratá-lo como se fosse um cliente potencial, após a equipe de pré-vendas fazer a análise do alvo.
Diferenças entre cold emailing e spam
Spam é um conteúdo genérico, repleto de imagens e links irrelevantes que não agregam na experiência do potencial cliente. Em relação ao cold e-mail, este se baseia por abordagens personalizadas, em que são enviadas mensagens somente para leads que têm maiores chances de terem interesse real pelo que a sua empresa oferece.
Importância do cold emailing no marketing e vendas
Essencial para expandir o alcance da empresa, o cold emailing tem o objetivo de auxiliar na geração de leads, no fechamento de novas vendas e na expansão da marca no mercado. A estratégia, embora seja de baixo-custo, exige que a equipe de marketing tenha atenção quanto aos materiais enviados, pois precisam ser de qualidade, chamativos e que façam o público-alvo querer abrir o conteúdo.
Como elaborar um cold email eficaz
Para elaborar o cold email eficaz, é indispensável atuar com dados atualizados e organizados na base, para aumentar as chances de obter retorno.

Com a mailing list da Data Stone, você tem a possibilidade de ter uma lista robusta, completa e com as informações dos leads – conforme LGPD – para a sua equipe inserir no CRM e iniciar as comunicações.
Estrutura básica de um cold email
A estrutura deve ser limpa, composta por uma mensagem direta e objetiva, sem conter inúmeras imagens ou links. Evite textos muito longos, desinteressantes e que não ofereçam nada de vantajoso. Ao contrário, prefira os mais curtos, porque podem te ajudar a se comunicar melhor com o lead. Afinal, ele pode se interessar em parar brevemente para ler as informações e cogitar até mesmo responder.
Personalização: a chave para aumentar a taxa de resposta
Pesquise muito bem a respeito do seu lead para personalizar o cold emailing e elevar as chances de obter uma resposta. Demonstrar que você sabe com quem conversa é uma maneira de chamar mais a atenção e gerar o rapport. Lembre-se de nunca subestimar o seu cliente potencial e não fazer disparos em massa o tempo inteiro, pois este ato pode ser confundido como spam.
Assunto atraente: como chamar a atenção do destinatário
Você sabia que, de acordo com o Option Monster, 47% dos destinatários abrem o e-mail por conta do campo “assunto”? Ao mesmo tempo, o mesmo campo pode ser responsável pelo destinatário reportar o contato um spam (69% dos casos). Ainda assim, também é importante você ter muita atenção no desenvolvimento da mensagem.
Melhores práticas para cold emailing
Há práticas que você pode adotar para desenvolver um e-mail eficiente, completo e que ofereça exatamente o que seus leads querem ver. Evite trabalhar com mensagens desconexas, muito longas ou repleta de repetições, pois não chama atenção, reduz as chances de os cliques serem recebidos, e a taxa de rejeição – que precisa ser evitada – tem aumento progressivo.
Pesquisa sobre o destinatário e a empresa
Estudar muito sobre o destinatário faz toda diferença, pois você coleta dados relevantes a respeito dos leads e consegue desenvolver scripts assertivos para desenvolver a mensagem. Entender sobre as empresas dos prospects, quais as necessidades e de que forma ajudar, é importante para demonstrar que você sabe tudo sobre eles.
Uso de uma linguagem clara e objetiva
Tão importante quanto pensar no assunto, é usar uma linguagem concisa, objetiva e que faça o seu lead compreender que precisa de uma solução e que o seu negócio tem o que ele demanda. Ao redigir a copy, use uma linguagem persuasiva que trabalhe com o gatilho de urgência e escassez, para poder fazer esse contato tomar uma decisão mais rápida.
Chamada para ação (CTA) eficaz
O call-to-action deve ser feito com a implementação de botões responsivos e chamativos, com uma mensagem que gere interesse no prospect. Deixe a CTA na parte superior do e-mail, trabalhe com cores atraentes e use sugestões como “faça um orçamento hoje” e “confira a demonstração”, pois podem ser maneiras de fazer o lead cogitar clicar no link recomendado para conhecer mais sobre o seu serviço.
Segmentação e listas de contatos
A segmentação é muito importante, pois essa é uma etapa que te auxilia na organização dos leads ideais que precisam ser contatados. Com a lista pronta, você tem as informações adequadas para iniciar as conversas, mitigar erros e manter a equipe em plena produtividade.
Como criar uma lista de contatos qualificados
Crie a lista por meio dos filtros disponíveis em nossa plataforma, que te permitem verificar dados de contato de decisores, localização e outras informações que você considere relevantes. Ao obter os dados necessários, fica mais prático organizar o material por classificação, como “comunicação urgente”, “médio” e “baixo”, possibilitando que a sua equipe saiba com quem e quando conversar.
Ferramentas para encontrar leads e segmentar públicos
Com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, você tem a possibilidade de filtrar as informações que desejar em instantes. Deste modo, você obtém a lista completa e a direciona para sua ferramenta de gestão, para definir quais nomes devem receber os e-mails, com base na qualificação feita pelo time de pré-vendas.
Importância da limpeza e manutenção da lista de e-mails
Frequentemente, a lista deve ser organizada para os dados serem renovados. Ou seja, é normal acontecer de as informações serem modificadas inesperadamente. Caso não ocorra a atualização, os vendedores podem desperdiçar tempo com cold emailing que nunca chega na caixa de entrada dos leads, o que prejudica a empresa pela falta de entrada de novos clientes.
Medindo o sucesso de suas campanhas de cold emailing
Medir as campanhas de cold emailing é necessário para entender se os resultados são atingidos e o que precisa ser melhorado nas abordagens.

A partir dessa verificação, você e a sua equipe sabem por onde devem seguir e o que fazer para tornar as mensagens mais interessantes e com chances de serem abertas.
Principais métricas a serem acompanhadas
Em sua campanha, você pode usar a métrica de abertura nos dispositivos móveis para acompanhar a taxa de rejeição, quais e-mails foram marcados como spam e o retorno sobre investimento. As informações coletadas devem ser usadas para você entender os erros, corrigir e refinar as estratégias no desenvolvimento das mensagens.
Análise de taxas de abertura, cliques e respostas
As taxas são fundamentais para auxiliar na verificação do sucesso da campanha de e-mail marketing frio, permitindo que os colaboradores entendam o que precisa ser corrigido e analisem por que as mensagens não foram entregues. Esse tipo de verificação é muito importante, pois previne erros e pode manter a empresa na direção correta, por meio de:
- Clickthrough rate: mensura a taxa de cliques conforme a quantidade de mensagens disparadas, e ajuda a calcular a performance dos e-mails;
- Conversion rate: tem a função de mostrar quantos usuários clicaram no conteúdo enviado, apertaram o botão de CTA e fizeram a ação pretendida;
- Bounce rate: o objetivo é o de monitorar o e-mail que não chega para o alvo por motivos como caixa cheia ou pela conta ter sido desativada.
O list growth rate realiza a análise de desenvolvimento e expansividade da sua base, e faz a remoção de usuários que rejeitaram os e-mails. Saiba que, mesmo que a taxa seja elevada, é muito mais seguro ter uma lista de contatos ativos, que abrem as mensagens e cumprem com as ações estimuladas, do que lidar com nomes inativos e que não interagem.
Ajustes com base nos resultados
Realize ajustes conforme os resultados obtidos, tendo sempre como foco os dados para evitar erros que prejudiquem a empresa. Se necessário, você tem a possibilidade de se reunir com a sua equipe para discutir novas estratégias e avaliar como desenvolver o cold emailing de acordo com as necessidades dos potenciais leads.
Erros comuns a evitar no cold emailing
Para o cold emailing ter o sucesso que você deseja, é fundamental se atentar a alguns aspectos, como a análise das métricas, desenvolvimento de assuntos chamativos e controle de links. Sabemos que se as mensagens forem repletas de muitas informações desnecessárias e linkagens estranhas, o conteúdo é considerado spam, o que atrapalha a estratégia.
Ignorar a segmentação e personalização
Não segmentar a lista de contatos é um erro fatal, porque faz a sua empresa enviar mensagens que não vão ter nenhuma resposta. Assim, a equipe perde tempo e recursos são desperdiçados. A falta de personalização é tão problemática quanto, pois como o seu lead vai sentir interesse de abrir e ler o conteúdo se é mais do mesmo? Ser um diferencial é necessário para a sua empresa poder chegar aos resultados que você espera.
Excesso de informações ou mensagens muito longas
Mensagens muito longas, compostas somente por textos e que abordam inúmeras informações simultaneamente não são lidas até o final. Esse é um problema sério, que precisa ser prevenido para garantir que os seus leads tenham vontade de continuar com a leitura e realizar a ação que você quer.
Falta de follow-up adequado
Esquecer o follow-up impede que os potenciais clientes continuem interessados nas suas mensagens. Isso porque a concorrência consegue passar na frente e oferecer informações complexas e chamativas, por retomar o contato com frequência com os leads, a fim de garantir que sejam nutridos e estejam aptos a passar pelas etapas do funil de vendas.
O acompanhamento, se bem feito, pode resultar em conversões melhores, que aumentem os lucros da sua empresa. Por isso, é fundamental organizar os dados dos leads em uma ferramenta de gestão para saber quais nomes os vendedores entraram em contato, o que foi discutido e quando ocorre a próxima comunicação.
A atualização dos dados é indispensável para prevenir erros, manter as suas listas bem organizadas e completas. Com a mailing list da Data Stone e o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, você pode ter ainda mais praticidade de adquirir as informações de que precisa para poder desenvolver um cold emailing chamativo e eficaz!