Benchmarking Exemplo: como para aprimorar sua empresa

Reconhecer e ter em mente o principal benchmarking exemplo pode ser a peça chave para aprimorar sua empresa e garantir a obtenção de insights relevantes sobre parceiros, leads ou concorrentes. Essas são informações valiosas que podem te ajudar a desenvolver estratégias eficientes para corrigir problemas e manter a marca na direção certa, tanto para prospecção de novos clientes como para o aumento dos lucros.
Atuar com estratégias, processos ou tecnologias robustas, fatores que conhecemos por inteligência de negócios, pode auxiliar na tomada de decisão. Essa pode ser uma das maneiras de verificar o desempenho da empresa, descobrir o nível de satisfação dos clientes e identificar oportunidades para evoluir e potencialmente até elevar as vendas.
O que é benchmarking?
O benchmarking é o processo de pesquisa feito por empresas, cuja função é avaliar processos, serviços ou os produtos de destaque da concorrência.

Dessa forma, o monitoramento exige que a equipe faça a análise de informações, interprete, avalie e mensure o que foi obtido para compreender o que deve ser melhorado ou alterado.
Conceito básico
Seu conceito básico envolve o ponto de referência, no qual os profissionais fazem a avaliação integral de dados relevantes do mercado para entender o comportamento dos concorrentes.
Ou seja, pode-se compreender que benchmarking exemplo é um indicador que gera impactos diretos na performance da empresa. Além disso, após a verificação, é possível você definir os KPIs adequados, tendo-se como base os dados obtidos no processo.
Importância do benchmarking no ambiente empresarial
Para as empresas, o benchmarking auxilia a identificar e corrigir possíveis problemas em produtos, serviços e até mesmo em processos, o que permite a ela e aos colaboradores desenvolverem estratégias adequadas para solucionar ou contornar essas falhas. Dessa maneira, é possível manter as companhias com alta relevância e maior autoridade no segmento em que atuam.
Tipos de benchmarking
Em benchmarking exemplo, você precisa analisar os principais tipos para determinar a opção mais adequada ao seu negócio. Isto porque cada um deles tem uma função completamente diferente e caberá a você e sua equipe verificar de que forma eles poderão ser compatíveis à situação diagnosticada.
Benchmarking interno: comparando setores dentro da empresa
Neste tipo, todos os setores da empresa no benchmarking exemplo são analisados, tais como a área de marketing e de vendas, e é possível verificar como se encontram os níveis de produtividade, saídas de produtos ou contratações de serviços. Assim, a delimitação acurada do que precisa ser melhorado para poder alavancar os números e melhorar a performance dos colaboradores se torna algo muito mais simples.
Benchmarking competitivo: análise de concorrentes diretos
Como principal foco deste tipo, os produtos e serviços são analisados em posicionamento e alta procura, quando comparados às mercadorias dos concorrentes diretos, podem-se utilizar dados como faturamento e crescimento para tornar a análise mais precisa e, por meio dessas informações, você entende se o seu negócio está competindo adequadamente pelos potenciais clientes ou se as outras empresas estão na sua frente.
Benchmarking funcional: comparação com empresas de diferentes setores
Aqui, a intenção é verificar processos que tenham a possibilidade de aplicação na sua empresa, de acordo com o nível de sucesso no mercado que já obtiveram. Para isto, você pode fazer o comparativo com empresas dos mais variados setores com a intenção de entender como as campanhas de marketing são feitas ou de que forma o controle financeiro ocorre.
Benchmarking genérico: práticas de mercado de referência
Na modalidade genérica do benchmarking exemplo, é feito o comparativo de pontos de melhoria da sua companhia com outras marcas de nichos diferentes. O intuito é verificar quais processos são parecidos e de que maneira são executados, pois, a depender do nível de eficiência, também podem ser aplicados internamente a despeito da diferença entre as empresas..
Como realizar um benchmarking eficaz
Para realizar um benchmarking eficiente, é necessário selecionar os tópicos que serão abordados nessas avaliações. É preciso também seguir um caminho para ter sucesso nessa etapa e identificar pontos que podem ser aprimorados, possíveis erros cometidos e aplicar as soluções possíveis contínua e rapidamente, para manter a competitividade no mercado.
Identificação de áreas a serem analisadas
O primeiro passo é identificar as áreas que precisam ser verificadas, como atendimento, marketing e design. Para o benchmarking exemplo ter resultado, colete dados a respeito da qualidade das conversas realizadas com potenciais clientes, quais os níveis de sucesso em atração de leads e se as estratégias e campanhas visuais realmente funcionam.
Seleção de empresas para comparação
Selecione empresas que devem ser comparadas com o seu negócio e que você acredita que estão no mesmo nível de competitividade ou que possam servir de parâmetro do que melhorar. Avalie os faturamentos e desempenhos anuais ou semestrais para entender o que os concorrentes fazem de inovador e como se comportam frente aos desafios.
Coleta de dados e informações relevantes
Colete dados e informações fundamentais para estudar e compreender como a sua empresa pode inovar no setor. Ao fazer isso, você tem mais segurança para desenvolver estratégias compatíveis com a realidade da companhia, consegue mitigar erros e manter os colaboradores fortemente engajados e focados no cumprimento correto de tarefas.
Ferramentas e recursos para benchmarking
Em benchmarking exemplo, você precisa trabalhar com ferramentas e recursos eficientes que auxiliem na coleta, armazenamento e gestão dos dados. De nada vai adiantar ter essas informações se elas não puderem ser gerenciadas e estudadas eficientemente por você ou a sua equipe.
Plataformas de análise de mercado
O Google Trends e o Answer the Public são plataformas de análise de mercado que podem ser utilizadas nas suas verificações. Essa última opção oferece recursos como, perguntas que incluem dúvidas frequentes dos usuários, o que pode te ajudar a identificar imediatamente os concorrentes e como eles conseguem resolver os problemas dos leads por meio de artigos, produtos ou serviços.
Pesquisas de satisfação e desempenho
Para cada área, você pode realizar pesquisas de satisfação, por exemplo, no setor de marketing, vendas, RH e gestão, além de direcionar o formulário também aos seus potenciais clientes. Com a obtenção das informações, você consegue acompanhar o desempenho da sua empresa, entender quais erros são cometidos e o que precisa ser feito para corrigir os problemas.
Relatórios e estudos de caso disponíveis
No benchmarking exemplo, você deve desenvolver relatórios a respeito das informações analisadas e partir para a etapa de estudo de caso. Para esta situação, você precisa descrever quais métodos foram usados para se obter os dados, quais os resultados adquiridos, quais os impactos diagnosticados e o que pode ser feito para melhorar.
Erros a evitar no processo de benchmarking
Ao conhecer os exemplos de benchmarking, você tem mais praticidade de implementar a estratégia mais adequada em sua empresa. Entretanto, existem erros dos quais precisam ser evitados para as suas táticas não serem prejudicadas e os resultados não serem impactados.
Falta de definição clara de objetivos
Objetivos indefinidos e pouco claros são problemáticos porque você não tem um ponto de referência para se basear. Consequentemente, é muito mais desafiador adquirir dados e informações relevantes para comparar e verificar o que precisa ser, ou não, modificado na empresa.
Não considerar o contexto da empresa analisada
Esquecer ou não considerar o contexto da empresa escolhida é prejudicial, pois sem saber qual o propósito dela, você tem mais dificuldades de entender o que ela faz e o que pode ser aplicado em sua companhia. O benchmarking exemplo é importante por te ajudar a identificar pontos de aprimoramentos, mas sem esse cuidado, problemas de desperdício de recursos e gastos podem ser recorrentes.
Ignorar a implementação das melhorias identificadas
Se você sabe quais são as melhorias necessárias para a sua empresa, mas não faz a implementação, é muito mais difícil direcionar os negócios na direção correta. Aplicar o benchmarking exemplo é necessário, pois se trata da oportunidade de fazer ajustes em processos, refinar produtos e modificar estratégias que podem não dar certo.
Dicas para maximizar os resultados do benchmarking
Compreender sobre o exemplo de benchmarking, pode te auxiliar a maximizar os resultados adquiridos para tornar a sua empresa ainda mais forte e eficiente.

Para isto, orientamos que você atue com dados atualizados em sua base, principalmente para prospectar leads, que pode ser feito com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, que te auxilia a filtrar os melhores perfis para iniciar as estratégias de nutrição.
Revisão e atualização regular das práticas
Revise e atualize todas as práticas analisadas regularmente, pois modificações acontecem com frequência, sobretudo em companhias de grande porte. Dessa forma, você tem mais segurança de que as informações adquiridas são assertivas e podem ser utilizadas em sua companhia para poder atingir os pontos de melhoria desejados.
Envolvimento da equipe no processo
Envolva a sua equipe em todo o processo de benchmarking exemplo, pois é essencial que os colaboradores estejam cientes dos planos internos. Saiba que essa também é uma maneira de os manter mais engajados e interessados em contribuir cada vez mais com os aprimoramentos, nos estudos de casos e na verificação do que os concorrentes fazem e que poderiam ser utilizados como inspiração.
Comunicação dos resultados e das ações a serem tomadas
Quando você adquirir os dados que precisa, reúna os colaboradores para conversar e explicar a respeito dos insights para orientar quanto ao que deve ser feito posteriormente. Isto é, você deve abordar quais as ações que vão ser trabalhadas nos próximos dias e o que é esperado de cada setor da empresa.
A partir dessas informações e orientações, os funcionários sabem o que precisam fazer e como se organizar para corresponder às expectativas definidas. No entanto, isso não significa que eles não precisem de acompanhamento, pelo contrário, é fundamental você verificar regularmente o que foi feito, o que deve ser concluído e se as melhorias fornecem bons resultados ou não.
Quando pensamos e falamos em dados, precisamos ter o máximo de cuidado na coleta, manuseio e gerenciamento. Para ter praticidade na busca por informações relevantes de potenciais clientes, você pode contar com o Módulo de Prospecção da Data Stone, que fornece os recursos necessários para as análises serem feitas e você poder se destacar da concorrência por atuar com um recurso inovador!