Orçamentos de vendas: como elaborar e otimizar para sua empresa

Orçamentos de vendas como elaborar e otimizar para sua empresa

Para elaborar os orçamentos de vendas adequados à sua empresa, você precisa analisar históricos e dados dos anos anteriores, para entender o que foi feito e o que deve ser melhorado. Estas são algumas informações fundamentais que podem fazer parte do desenvolvimento do material e que podem auxiliar na conquista dos resultados desejados.

No cenário das vendas B2B, é normal que as companhias realizem o orçamento de vendas para entenderem o quanto podem lucrar em determinado momento. No entanto, se essa elaboração não acontece ou se informações de gastos recorrentes são deixadas de lado, é muito mais desafiador conseguir prever o quanto pode ser adquirido entre janeiro a maio do próximo ano.

O que são orçamentos de vendas?

Em geral, o orçamento de vendas é um modelo de documento que tem a função de estimar a quantidade de produtos ou serviços que vão ser vendidos e o valor de faturamento que deve ser atingido até determinado período.

O que são orçamentos de vendas
Fonte/Reprodução: original

Realizar esse cálculo é importante, pois com todos os dados relacionados aos gastos, é possível ter mais assertividade na organização deste conteúdo.

Importância

É importante porque auxilia no planejamento de metas, no ajuste de estratégias fundamentais para a empresa e no acompanhamento integral da performance financeira. Fazer isto evita que a marca tenha controle do quanto sai, quando ocorrem as vendas em X bimestre ou semestre, e permite maior organização para mitigar erros e possíveis falhas.

Diferença entre orçamento de vendas e previsão de vendas

Basicamente, a previsão de vendas tem a função de verificar se a empresa consegue atingir as próprias metas, conforme estabelecido no orçamento. Em relação à parte orçamentária, esta é uma ferramenta ou documento que contém informações sobre os produtos que devem ser vendidos e os lucros esperados para determinado período.

Como elaborar um orçamento de vendas eficaz?

Elaborar o orçamento de vendas eficaz vai exigir uma atenção maior de sua parte, pois se trata de um documento do qual precisa constar informações de datas anteriores, dos respectivos valores obtidos e o quanto foi vendido. A partir desses dados, é possível desenvolver um material completo, robusto e com os recursos necessários para acompanhar os resultados financeiros.

Passo a passo para a elaboração

A elaboração dos orçamentos de vendas requer uma atenção ao tempo que a empresa vai ter para as metas financeiras e saídas de produtos serem cumpridas. Por isso, é muito importante se basear também no histórico da empresa a fim de ter uma noção mais abrangente do que já foi feito e o que foi melhorado, além de:

  1. Verificar histórico da empresa, em busca de dados relevantes para ter como base;
  2. Analisar o mercado para entender as tendências e se elas podem ou não impactar a sua companhia;
  3. Definir os produtos ou serviços dos quais devem ser vendidos, com a certeza de que estes são os itens que podem ter chances maiores de sair;
  4. Estabelecer o preço das vendas para descobrir o quanto é possível faturar;
  5. Fazer a previsão dos valores é calculada da seguinte forma: previsão de vendas em itens relacionados ao preço definido por você.

Quando os orçamentos de vendas começarem a ser organizados, sugerimos sejam analisadas as margens de lucro e custos adicionais, como entrega, logística e fornecedores. Para vender, você também precisa trabalhar com campanhas de e-mail marketing, estar ativo nas redes sociais a fim de nutrir os alvos com posts frequentes e se comunicar via WhatsApp para manter os leads engajados.

Ferramentas úteis para criar orçamentos

Ferramentas como CRM e a planilha podem ser usadas para desenvolver os orçamentos de vendas necessários de janeiro até abril, por exemplo. As informações precisam estar alinhadas, organizadas e passarem por constantes atualizações, a fim de erros serem corrigidos e potenciais falhas serem diagnosticadas antes que se transformem em um problema mais grave.

Principais elementos de um orçamento de vendas

Para os orçamentos de vendas ficarem completos, você precisa analisar os principais elementos que compõem o documento. Sem esses dados, dificilmente você vai conseguir ter um ponto de partida, principalmente pela falta de informações relevantes em suas definições.

Receita projetada

Receita projetada considera o quanto a empresa deve receber no mês, incluindo informações como sazonalidade, tendências e logística. Dessa forma, você deve realizar o cálculo desta forma: faturamento bruto = quantidade de itens vendidos X preço cobrado durante as vendas.

Custos e despesas associados

Custos e as despesas envolvidas precisam estar descritas nos orçamentos de vendas, como transportadora, aluguel do armazém se for o caso, fornecedoras e frete. Se você não vender produtos, por exemplo, é necessário incluir gastos relacionados às campanhas e propagandas do serviço, pois tudo o que é pago pela empresa precisa ser calculado.

Margem de lucro esperada

Quando você concluir os cálculos anteriores, a margem de lucro vai ser obtida deste modo: lucro / receita total x resultado x 100. Ao adquirir as informações de que precisa, sugerimos que você realize também o comparativo com os meses anteriores a fim de verificar se os valores foram superiores ou inferiores ao desejado.

Erros comuns na elaboração de orçamentos de vendas

Desenvolver orçamentos de vendas eficientes exigem atenção e cuidado durante os cálculos e análise de informações, para evitar erros. Trabalhar com os dados é crucial para entender o que pode ser feito e o que evitar para a companhia conseguir atingir o resultado estimado no término de cada período.

Subestimar despesas

Subestimar as despesas da empresa é um erro comum, mas grave e que pode prejudicar os orçamentos de vendas pela falta de segurança nas informações. Portanto, aluguel, salário dos funcionários, impostos e gastos com parceiros precisam ser calculados para ter controle do quanto vai retornar para a empresa, conforme as vendas aconteçam como esperado.

Ignorar sazonalidades

As sazonalidades devem ser estudadas atentamente porque, em cada época do ano, diferentes tipos de datas comemorativas ocorrem. Inclusive, a procura por produtos e serviços mais específicos também pode acontecer e você deve ter atenção quanto a essa informação para corresponder com as expectativas dos seus potenciais clientes e vender.

Não revisar regularmente

Esquecer ou não revisar os orçamentos de vendas é problemático, pois o documento pode precisar de correções pontuais, como inclusão de novos gastos ou redução em algumas despesas. Se essas informações não forem postas no papel, como você pode saber o quanto a sua empresa realmente lucrou? Anote todos os dados, mesmo que menores ou simples, pois evita esquecimentos e mantém o documento organizado.

Como otimizar seu orçamento de vendas?

Otimize os orçamentos de vendas da sua empresa ao analisar informações relevantes, das quais podem fazer a diferença na obtenção de resultados positivos.

Como otimizar seu orçamento de vendas
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Nesse cálculo, você precisa ser criterioso e anotar todas as despesas em uma planilha ou CRM para as manter salvas e passíveis de receber atualizações de dados.

Análise de dados históricos

Verifique os históricos anteriores da companhia, como 2023 e veja como foram as vendas, que produtos tiveram uma alta saída e como foi a sazonalidade. Estes dados fazem muito a diferença, pois você sabe o que deve ser feito para ter a possibilidade de elevar os lucros nos próximos anos.

Ajustes conforme mudanças de mercado

Devido à volatilidade do mercado, ajuste os orçamentos de vendas sempre que mudanças acontecerem, e mantenha o documento enriquecido. O uso de dados, acompanhamento de tendências e análise das necessidades do seu público-alvo são fatores a se considerar para poder conquistar os lucros definidos.

Implementação de feedbacks da equipe de vendas

Trabalhe com os feedbacks do seu time de vendas a respeito dos produtos que saíram com mais frequência e que estratégias precisam de melhorias. Com esses dados, você consegue corrigir falhas e direcionar a equipe para o caminho correto ao também implementar o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, que conta com filtros eficazes para auxiliar na busca de contatos de leads com potenciais chances de compra. 

A importância da comunicação na equipe de vendas

Manter a comunicação com o time de vendas é muito importante, pois você consegue obter informações valiosas a respeito das saídas de produtos e quais as dificuldades para vender determinadas mercadorias ou serviços. Reuniões constantes devem ocorrer para que as estratégias sejam discutidas, e você orientar o seu time quanto ao que deve ser feito para os resultados serem melhorados.

Como engajar a equipe no processo de orçamento

Engaje a equipe ao desenvolver desafios alcançáveis, como cumprimento de X vendas, ocorre a bonificação pelo serviço eficiente. O uso de ferramentas robustas, como a nossa, permite que os funcionários filtrem dados relevantes em busca de desenvolver uma lista com leads qualificados, o que também pode aumentar as possibilidades de melhorar as vendas.

Revisões e feedback contínuo

Rever o trabalho realizado pelos vendedores a fim de encontrar possíveis falhas é necessário, pois te ajuda a verificar como podem ser corrigidos e evitados para as próximas vezes. O feedback contínuo é muito importante, pois faz os profissionais apresentarem as próprias dúvidas ou dificuldades que, com o seu acompanhamento, podem ser mitigadas gradualmente.

Empresas que não tem a cultura de comunicação, lidam com mais desafios porque as informações chegam em partes e potencialmente incorretas. Dessa forma, erros podem acontecer com maior frequência e sequer serem resolvidos porque também não foram informados aos gestores. 

Para poder aprimorar as vendas, é indispensável atuar com o Módulo de Prospecção B2B da Data Stone, que facilita o processo de segmentação e entrega todos os contatos, em conformidade com a LGPD, para serem organizados em uma ferramenta de gestão. Com nomes eficientes em sua lista, é possível definir estratégias de vendas para poder aumentar o orçamento da empresa!