Análise de Concorrentes: como entender o mercado

Entender o mercado com a análise de concorrentes é uma forma bastante promissora para que o seu negócio possa compreender como lidar com os negócios rivais. Assim, esse tipo de estudo é indispensável para a realização de uma análise de mercado completa e que contribua por um bom período para a sua companhia.
Obter vantagem em relação à concorrência, por sua vez, exige que o seu negócio possa encontrar os clientes ideais dentro do mercado. Caso você deseje fazer isso com a melhor qualidade possível, a terceirização de prospecção da Data Stone é uma das formas que oferecemos para que a sua companhia tenha contato com os interessados por meio do nosso time qualificado!
O que é análise de concorrentes?
De modo geral, a análise de concorrentes é um estudo que a empresa realiza a respeito de negócios que comercializam os mesmos produtos que o seu ou que têm o mesmo público-alvo.

Com esse estudo, a sua companhia pode analisar o mercado com uma precisão bem maior e entender o que pode ser feito para se destacar dos concorrentes.
Objetivos da análise de concorrentes
Identificar diferenciais nas estratégias de companhias que trabalham na mesma área que a sua é um dos objetivos principais da análise de concorrentes. Além disso, a atividade é crucial para o seu negócio fazer uma comparação com as empresas rivais e entender como se encontra em relação às demais do mercado.
Importância da análise de concorrentes para o planejamento estratégico
Uma análise de concorrentes tem uma importância única no planejamento estratégico, por auxiliar na montagem de estratégias que possam surtir excelentes efeitos no negócio. Pelo estudo da concorrência exigir um mapeamento aprofundado do mercado, pode-se identificar falhas nas empresas rivais e evitar que elas aconteçam em sua companhia, e proporcionar assim um diferencial maior para os clientes.
Métodos de análise de concorrentes
Saber quais são os principais concorrentes e fazer uma boa coleta de dados são alguns dos métodos para fazer a análise de concorrentes. Cada um desses métodos são cruciais para as companhias estudarem sua concorrência e entender o que é análise de mercado de uma forma bem precisa.
Identificação dos principais concorrentes
Identificar quais são os principais concorrentes é fundamental para a empresa ter noção de como o mercado está atualmente e qual dinâmica deve seguir. Além disso, essa pesquisa revela em quais ambientes o cliente poderia negociar se não fosse na sua empresa – ponto indispensável para a sua companhia compreender o que deve ser melhorado.
Coleta de dados: onde e como encontrar informações
A coleta de dados também é essencial para deixar a sua análise de concorrentes mais precisa e adequada diante do cenário atual do mercado. Para isso, estude os sites de negócios rivais e faça a busca por produtos que possuem ligação com a sua área, para entender quais companhias são relevantes.
Ferramentas úteis para análise de concorrentes
O uso de ferramentas úteis para a análise de concorrentes pode ser essencial para a sua empresa entender melhor onde os clientes acertam e erram. Logo, plataformas de reclamação ou as próprias avaliações deixadas pelos que negociaram com aquela empresa podem ser pontos-chave para aperfeiçoar o estudo sobre a concorrência.
Aspectos a serem analisados
Os produtos e serviços são alguns dos principais aspectos a serem analisados cuidadosamente na análise de concorrentes. Também existem outros fatores que devem ser estudados com bastante atenção para a sua empresa conseguir realizar tanto os estudos da concorrência, como também aperfeiçoar o potencial das análises de mercado apresentadas.
Produtos e serviços: comparação de características
Comparar os produtos e serviços é indispensável para que a sua empresa tenha noção do que é oferecido pelos rivais e o nível de qualidade ofertado. Por meio desse estudo, a sua empresa pode definir o padrão mais proveitoso do que elas prestarão e oferecer diferenciais que as rivais não proporcionam, chamando atenção dos clientes.
Preços e estratégias de precificação
Os preços e estratégias de precificação também precisam receber uma atenção adequada por parte de seu negócio para que as soluções de sua companhia possuam um preço competitivo e atrativo aos interessados. Com esse diferencial, a sua empresa pode obter uma lucratividade proveitosa e promissora.
Marketing e canais de distribuição
Analisar o marketing e os canais de distribuição é essencial para você compreender como os seus concorrentes fazem suas divulgações e o caminho que o produto ou solução faz antes de chegar ao cliente. Por meio da checagem desse aspecto, a companhia pode detectar padrões e identificar a melhor maneira de se adaptar ao que a concorrência expressa.
Posição no mercado e participação de mercado
Checar a posição e participação de mercado permite que a sua companhia compreenda o grau de relevância apresentado pela empresa rival. Assim, é possível mapear o que pode ser aprendido com o patamar atual daquele concorrente e descobrir como superar esse posicionamento.
Análise SWOT dos concorrentes
A análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – tradução das palavras da sigla) se trata de um recurso que um negócio utiliza para estudar os cenários enfrentados pela companhia com o máximo de precisão possível.

Devido aos pontos que essa análise estuda, o seu principal objetivo é servir de base para a tomada de decisões mais precisa possível.
Forças e fraquezas dos concorrentes
O estudo das forças e fraquezas dos concorrentes é uma das etapas mais importantes da análise SWOT, já que ela vai mostrar o que as empresas analisadas do setor possuem de positivo e negativo. Com isso, a sua companhia pode detectar pontos que ela precisa acrescentar e erros que se repetem muito e devem ser evitados a todo custo.
Oportunidades e ameaças no mercado
A visualização das oportunidades e ameaças no mercado com a análise SWOT é muito importante para que seu negócio não atue em cenários extremamente arriscados e prejudiciais. Por meio disso, pode-se evitar perdas muito ruins para o seu negócio e melhorar o direcionamento das energias da equipe para situações melhores.
Como usar a análise SWOT para sua estratégia
O uso adequado da análise SWOT ocorre quando a sua empresa é capaz de identificar os pontos de atenção e força juntamente da checagem das oportunidades mais seguras para crescimento no mercado. Dessa forma, esse tipo de análise ajuda a reduzir os riscos corridos pela companhia e na potencialização do alcance de resultados.
Além disso, ter formas de encontrar os clientes adequados é de extrema importância para usar bem a análise SWOT e avaliar as chances de o seu negócio encontrar oportunidades não vistas pela concorrência. Para conseguir fazer isso adequadamente, o serviço de mailing list da Data Stone é ideal, já que com o nosso ambiente preparado você é capaz de aprimorar a capacidade da sua equipe de encontrar os contatos ideais para negociações!
Como aplicar os insights da análise de concorrentes
Criar produtos mais interessantes e ajustar a estratégia de marketing são algumas das formas de aplicar os insights obtidos pela análise de concorrentes. Por meio dessas e de outras maneiras abaixo, o seu negócio pode fazer o melhor aproveitamento possível de tudo o que foi coletado com as análises!
Ajustes na estratégia de marketing
Você pode fazer ajustes na estratégia do marketing de sua empresa para aplicar bem os insights obtidos, como observar as postagens realizadas pelos rivais nas redes sociais ou checar como os concorrentes se divulgam. Com isso, a sua companhia pode se adaptar com mais facilidade para obter a confiança dos contatos que apresentam interesse no negócio.
Inovação e desenvolvimento de produtos
Desenvolver produtos e investir na inovação com os insights obtidos da análise de concorrentes é uma prática bastante promissora, por mostrar ao seu negócio o que empresas relevantes da área fazem para atrair seus clientes. Assim, a companhia pode compreender as necessidades apresentadas pelos interessados e aplicar isso quando desenvolver suas próprias soluções.
Melhoria no atendimento ao cliente
Melhorar bastante o atendimento fornecido ao cliente com os insights do estudo dos concorrentes é ideal para assegurar que os contatos se sintam acolhidos pelo seu negócio. Dessa forma, eles tendem a enxergar sua empresa com mais confiança, devido ao sentimento de valorização gerado nos atendimentos positivos.
O que evitar na análise de concorrentes
Evitar focar somente em concorrentes diretos e ignorar os feedbacks deixados pelos clientes são alguns dos cuidados que você deve ter com a sua análise de concorrentes. Além deles, existem outros erros contra os quais o seu negócio precisa se prevenir o máximo possível para conseguir aproveitar o máximo do que a análise da concorrência fornece.
Focar apenas nos concorrentes diretos
Focar apenas nos concorrentes diretos faz com que a sua análise de concorrentes fique limitada somente nos negócios que comercializam os mesmos produtos que o seu. Assim, o estudo fica bastante incompleto, considerando que a concorrência indireta também influencia muito nos ganhos que sua empresa pode obter.
Ignorar dados qualitativos e feedback do cliente
Ignorar dados qualitativos e o feedback do cliente são erros que atrapalham demais a melhoria do que é oferecido pelo seu negócio. Considerando que a experiência que o cliente tem com o seu negócio é única e essencial para aprimorar o que é ofertado, ignorar os feedbacks significa jogar fora uma ótima fonte de ideias promissoras para o futuro de sua empresa.
Não atualizar regularmente as informações coletadas
Não atualizar com a frequência adequada as informações coletadas é bastante perigoso por possibilitar que seu negócio atue com bases de conhecimentos que não sejam mais válidas atualmente. Portanto, ele pode obter conclusões incorretas e perder muitas oportunidades que o mercado atual apresenta.
É notável como a análise de concorrentes é crucial para um entendimento completo do mercado. Sem ela, não se pode ter uma inteligência de negócios adequada e muito menos se destacar adequadamente diante das companhias que trabalham com o mesmo produto ou solução que a sua.
Destacar-se com soluções qualificadas é uma das maneiras mais relevantes de aprimorar a capacidade da sua empresa de sair na frente dos concorrentes. Por isso, contar com os serviços da Data Stone como terceirização de prospecção ou mailing list são algumas das formas mais proveitosas de potencializar as suas chances de sucesso no mercado B2B!