Enriquecimento de dados: a estratégia que não pode ficar de fora da sua empresa
O enriquecimento de dados é uma grande estratégia para garantir que sua empresa comunique-se bem com o cliente através de seus produtos ou serviços. Já que, eles mudam suas informações conforme o tempo passa, ter o conhecimento de dados dos consumidores permite que o produto atenda as necessidades e gere satisfação.
Imagine o quão difícil seria para uma empresa que atua no mundo inteiro manter o seu crescimento e relevância no mercado sem organizar as informações dos clientes? É nesse ponto que a estratégia de enriquecimento de dados entra para auxiliar na tarefa.
Como você pode ver, o enriquecimento de dados é uma etapa decisiva para a empresa, por isso, precisa de bastante conhecimento e preparação. Com este artigo, entenda os conceitos essenciais sobre a estratégia e para abordar as vantagens de aplicá-la.
O que é o enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados se define como o registro das informações dos clientes de uma empresa e a atualização desses pontos sempre que necessário. A partir dessa estratégia, a companhia vai conseguir entrar em contato com clientes apropriados para oferecer as propostas com maior probabilidade de fechar negócios.
Além disso, terá um local seguro para guardar as informações de contato do cliente para novas conversas.
Como funciona um enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados funciona com a coleta de informações importantes para conhecer os clientes da empresa e garantir uma boa comunicação com eles. Através disso, a empresa pode colher diversas vantagens e oferecer produtos melhores para o mercado.
Pense no começo das vendas, por exemplo. Nota-se que os comerciantes precisaram desenvolver diferentes maneiras de manter o contato com clientes que compravam seus produtos com mais frequência. Por isso, costumava-se pedir informações durante o processo de vendas por formulários ou questionários.
Com os avanços tecnológicos, essa estratégia se tornou muito mais capacitada e abrangente. Mesmo assim, os mecanismos continuam em desenvolvimento para suprir as demandas do mercado atual.
Como fazer enriquecimento de dados?
Quando se aplica o enriquecimento de dados, é necessário dividir a tarefa em etapas e verificar o andamento de cada uma delas. As quais são:
- Validação dos contatos;
- Conversar com o cliente;
- Registrar as informações em um local acessível e seguro para a empresa.
Perceba que todos os itens da lista reforçam a precisão da comunicação com o cliente e auxiliam a empresa a ter maior noção de como trabalhar naquele cenário. Diversos estudos indicam que ter esses dados em mãos, resulta na diminuição de problemas nos negócios como perda de receita e afins.
Para melhor absorção do conteúdo, imagine o seguinte exemplo: existe uma empresa fabricante de itens de madeira. Durante as suas pesquisas por uma boa parceria, a equipe encontrou um dono de uma loja que deseja pôr em seu estabelecimento novos móveis a base de madeira.
Através da estratégia de enriquecimento de dados, o fabricante de artigos de madeira pode
entrar em contato com o dono da loja de móveis e oferecer propostas diferentes. Durante a conversa, é possível coletar informações importantes para guiar uma negociação que beneficie os dois lados.
Quais os tipos de enriquecimento?
Apesar de existirem muitas variedades dessa estratégia, são dois os tipos mais comuns de Enriquecimento de dados e base para os outros:
- Enriquecimento de dados demográficos;
- Enriquecimento de dados geográficos.
O primeiro item da lista se trata de dados populacionais dos clientes como renda, estado civil, sexo e vários outros. Eles são decisivos para a empresa descobrir a maneira correta de oferecer seus produtos a partir de características de sua vida civil.
Após a obtenção dessas informações, cabe juntar todas elas em um conjunto de dados para maior organização e interpretação do que predomina e, por fim, aplicar para esse público.
Por exemplo, imagine que os dados indicam um público predominantemente feminino e a maioria dessas mulheres são casadas. A linguagem da sua empresa deve considerar esses fatores na hora de ofertar os produtos ou serviços. O mesmo método seria utilizado em casos de diferentes públicos.
O segundo item da lista diz respeito a informações de localização dos clientes como latitude, longitude, limites entre cidades e afins, sendo essencial para observar em que parte se concentram os clientes mais promissores para seu negócio. Recomenda-se que os conceitos de ambos os tipos de enriquecimento de dados sejam utilizados adequadamente a depender do seu tipo de negócio.
Quais os benefícios do enriquecimento de dados
Logo abaixo seguem 3 benefícios que o enriquecimento de dados proporciona para o seu negócio. Essas vantagens possuem relevância e afetam toda a dinâmica da sua empresa. Por isso, atente-se para usá-las de maneira sábia.
Melhor organização
A melhora na organização das tarefas da empresa é o primeiro grande benefício que a estratégia proporciona pelas informações que se obtêm no registro. Quando se realizam pesquisas por contatos e outras etapas já citadas, a empresa sabe mais do cliente que lida e pode tomar decisões mais precisas.
Para fazer o Enriquecimento de dados serão necessárias algumas ferramentas que auxiliam o registro de informações dos clientes. Com isso em mente, a empresa deve usar Big Data e Inteligência Artificial para identificar diversos pontos e tomar decisões mais precisas.
Maior conhecimento do público
O Enriquecimento de dados proporciona para a empresa uma noção bem maior do público por melhorar a comunicação com o cliente. Com as ferramentas apresentadas no tópico anterior, é possível conhecer diversos dados do público como:
- Padrões de consumo;
- Necessidades e desejos;
- Renda atual;
- Informações que variam com o tempo como número de telefone, endereço e afins.
A partir desses registros, a empresa terá bastante conhecimento de como aquele grupo de clientes funciona e pode personalizar seus atendimentos e ofertas para cada situação. Vale relembrar que todos esses dados obtidos precisam ser atualizados constantemente, já que eles dependem de fatores variáveis.
Caso deseje analisar esses dados na prática, pode-se fazer um exercício interessante: observe o modo que empresas de tecnologia se comunicam com o seu público e compare com a comunicação de negócios relacionados a perfumes. Perceba como a linguagem entre os públicos sofrem modificações e, mesmo assim, desejam obter os mesmos dados da lista acima.
Aumento do número de vendas
Pode-se dizer que o aumento do número de vendas é a consequência final de todos os outros, pois agora se sabe com maior precisão como lidar com os clientes da empresa. Uma comunicação mais alta significa mais qualidade do produto final e, consequentemente, mais pessoas interessadas no seu trabalho.
Lembra do exemplo da empresa que fabrica artigos de madeira? Através das informações obtidas com a estratégia, essa empresa entrou em contato com o dono da loja de móveis e durante as conversas, ambos perceberam que o objetivo era o mesmo: achar um parceiro para auxiliar no crescimento dos negócios.
A partir disso, ambos alinharam seus os objetivos e a loja de madeira passou a produzir uma quantidade específica de móveis com madeira em troca de divulgação e certa quantia. Na prática, diversos cenários desses podem acontecer e as empresas precisam se adaptar ao que o contexto pede.
Com isso, você conheceu mais sobre o enriquecimento de dados e como aplicá-lo pode aumentar seu faturamento. Assim, conte com a Data Stone para auxiliar no mailing list eficaz e claro, consultar dados de potenciais clientes para aplicar da melhor forma suas ações de captação e marketing!