7 Dicas que vão fazer sua startup ou empresa crescerem significativamente
Toda startup ou empresa deseja crescer no mercado, mas como fazer isso de uma maneira adequada e efetiva? Diversos estudiosos, empresários e outras pessoas interessadas em responder à pergunta precisaram dedicar bastante tempo em pesquisas e testes para chegar a alguma conclusão.
Devido ao grande investimento que recebem anualmente, muitos negociantes possuem interesse nas ideias de startup. Assim, se você tem dúvidas sobre esse processo ou precisa de dicas para alavancar sua empresa, confira este resumo com as principais informações sobre o assunto.
O que é uma startup?
A startup ou empresa inovadora se define por ser um negócio recente que oferece uma proposta ousada para o mercado. O resultado desejado será um produto rápido de ser lançado no mercado, que também atenda a um grande público. É possível reconhecer uma startup através das seguintes características:
- Inovação;
- Promessa de crescimento rápido;
- Repetição de modelos de negócios;
- Flexibilidade.
Veja que as startups possuem a característica de um grande potencial de crescimento em um pequeno período. Adota-se um modelo flexível em ideias para se adaptar melhor ao cenário do mercado e procura-se por investidores que acreditem na ideia para realizar as aplicações.
Ideias novas precisam ter aplicação correta no mercado, e neste tipo de cenário que a startup ou empresa inovadora atuam através da adaptação ao cenário. Por terem essa nova dinâmica de trabalho, o que as diferem muito das empresas tradicionais, as startups possuem muito a acrescentar no mercado.
Para que servem as startups?
Elas servem principalmente para oferecer propostas novas para o mercado ou solucionar problemas de antigos serviços por métodos inovadores. Alguns exemplos bastante conhecidos são:
- Nubank;
- Ifood;
- 99;
- Descomplica;
- Buser.
Perceba que todos os exemplos da lista surgiram para solucionar algum problema constatado nestes ramos, mas são exercidos por empresas tradicionais.
O Nubank, por exemplo, nasceu da constante insatisfação das pessoas com a burocracia dos bancos. Por isso, o formato digital veio para romper barreiras físicas e oferecer mais conforto e praticidade para os usuários.
Quais são os tipos de startup e a sua importância?
Existem 4 tipos principais de startup que aparecem com maior frequência no mercado. Porém, independente do tipo, a sua forma de atuar tem uma importância gigantesca em incentivar a procura de soluções mais adequadas e a busca por um crescimento de receita maior.
Logo, a principal consequência da evolução de startups ou empresas é uma maior procura por trabalhadores de diversas áreas, contribuindo para uma maior geração de empregos. A partir disso, segue abaixo os principais tipos de startups.
Small Business
Uma startup Small Business pode se definir como um pequeno negócio que movimenta o comércio de um local em específico. Por causa disso, esse tipo não almeja um crescimento assombroso e pode ser administrada por empreendedores individuais com pouca experiência nos negócios.
Large Company
A característica principal de uma startup Large Company é o tamanho e o tempo de atuação no mercado. Geralmente são grandes empresas antigas que buscam inovação para permanecerem em alta no cenário.
Apesar de serem mais conservadores e menos flexíveis, o principal objetivo desse tipo de empresa é inovar o seu negócio através de novos recursos. Isso inclui estudos do mercado atual e novidades para acrescentar ao seu comércio.
Scalable
Scalable é o tipo de startup com um grande potencial de crescimento rápido justamente pelo seu modelo de negócio ser bem mais replicável do que o comum. Elas usam negócios em andamento e necessitam de investimentos externos para seu crescimento.
Lifestyle
Por último, a startup Lifestyle é o tipo de empresa que baseia todo o seu trabalho em cima de um sonho ou ideal. Devido a essa linha de raciocínio, os profissionais que contribuem para o crescimento desta startup são motivados a entender ideias e como os negócios executados vão impactar tanto em suas vidas como na dos clientes.
Como fazer a minha startup ou empresa aumentar seu lucro?
Para causar o aumento do lucro de uma startup ou empresa, é preciso ter conhecimento de diversos fatores decisivos desse tipo de negócio. As 7 dicas separadas para este artigo se baseiam nos seguintes pontos:
- Disciplina;
- Paciência;
- Competência do produto da empresa;
- Ampliação de conhecimentos essenciais do mercado.
Em relação ao cotidiano empresarial, todo o crescimento de uma empresa pode se resumir em três pontos: diminuir os gastos, traçar boas metas e conhecer bastante sobre finanças a fim de proporcionar o máximo de lucro nas aplicações.
Quando devo fazer?
É preciso aumentar os lucros de sua startup ou empresa quando existe uma necessidade de crescimento dentro do mercado. Seja para firmar novas parcerias ou aumentar mesmo os ganhos, uma empresa só cresce quando há a necessidade de expansão. Por isso, sempre converse com sua equipe para verificar como anda o tamanho de seu negócio.
Como fazer?
A maneira correta de aumentar os lucros de uma empresa se dá através do trabalho de uma grande equipe. O trabalho de cada funcionário é decisivo para o futuro da companhia. Por isso, é essencial o conjunto de ideias com soluções úteis.
Devo contratar alguma empresa?
Sempre é um investimento contratar uma empresa apropriada para fazer seu negócio crescer. Por isso, a Data Stone conta com um time de profissionais competentes para aumentar os alcances de sua empresa e proporcionar uma diminuição dos diversos riscos existentes no mercado.
Por fim, cabe dizer que o grande diferencial da Data Stone se encontra na maneira com a qual lida com os dados de uma empresa. Através das informações passadas, o time adapta a maneira de trabalhar conforme o seu negócio.
7 Dicas que vão fazer sua startup ou empresa crescerem significativamente
As 7 dicas separadas em tópicos abaixo vão mostrar todo o conhecimento apresentado até este ponto do texto. É necessário ler atentamente e com calma para cada uma delas e aplicar aos poucos durante os negócios de sua startup para se ter os melhores resultados possíveis.
Garanta a qualidade do seu produto
Prezar a qualidade do produto da startup é vital para manter a empresa viva no mercado. Pelo fato desse tipo de negócio apresentar inovação. É necessário garantir que aquele produto ou serviço possua a melhor procedência possível no mercado a fim de atrair clientes e investidores para a empresa.
Observar as falhas de seu produto também é essencial para garantir a constante inovação e melhorias para seu negócio. Isso garante tanto o aumento de qualidade dos trabalhos como também maior satisfação do cliente, o que resultará em uma melhora no cenário de vendas. Por isso, sempre observe os feedbacks de seus compradores e considere as reclamações realizadas a fim de melhorar o produto oferecido.
Boas parcerias
Investir em boas parcerias é essencial para o crescimento do alcance de uma startup. Trabalhar com outros negócios garantem uma grande aquisição de conhecimentos novos e maiores chances de alcançar públicos variados e promissores.
Por exemplo, imagine que uma empresa mais antiga precisa inovar seu negócio e decide realizar uma parceria com uma startup. Dessa forma, soma-se inovação com experiência de mercado e as chances de ambos os negócios crescerem aumentam muito.
Saber investir bem
Investir os ganhos da empresa em bons locais também é essencial para garantir um crescimento constante e de maneira saudável. O problema maior está nas startups iniciantes, dificultando a aquisição de investidores principalmente pelo produto ou serviço oferecido estar em desenvolvimento. Para isso, recomenda-se:
- IPO;
- Rodadas de investimento;
- Financiamentos coletivos.
Vale mencionar também que é necessário ter uma boa reserva de emergência para a empresa se manter de maneira estável pelo menos durante algum período até que o cenário ruim passe.
Capacite seus funcionários
Investir em preparação para os funcionários é essencial para que sua startup ou empresa possua tanto um serviço de qualidade quanto trabalhadores qualificados. Através disso, o destaque da empresa no mercado será mais alto e até mesmo cenários difíceis podem ser superados.
Durante a pandemia, por exemplo, o trabalho em casa foi adotado em diversos tipos de empresa. Com isso, a importância da realização de reuniões e treinamentos virtuais com o objetivo de capacitar seus funcionários para o novo cenário foi essencial para que a empresa não perdesse qualidade nos produtos e continuasse em atividade.
Organização
Ter bons mecanismos para organização das tarefas é essencial não só para uma startup ou empresa, mas sim para todo tipo de negócio. O uso de ferramentas como CRM, planilhas e planejamentos financeiros são exemplos.
Toda essa organização permite um melhor guiamento de energias e um aumento da capacidade de produção da equipe. Pois, se sabe quais são os pontos a se fazer naquele período de trabalho.
Analisar bem os resultados
A análise de resultados vai informar se aquele negócio está bem conduzido e se vale a pena continuar daquela maneira. Para isso, tenha em mente os custos da startup e a quantidade de lucro gerada por ela. Verifique também outros pontos como:
- Grau de satisfação dos clientes;
- Os investimentos recebidos no período;
- As metas realizadas;
- Pendências a serem resolvidas (fique atento se há pendências que se repetem).
Os elementos dessa lista, inclusive, revelam se as competências da primeira dica foram bem atendidas. Portanto, atenção.
Saber o comportamento dos concorrentes
Entender como seus concorrentes funcionam é essencial tanto para a formação do seu serviço como para o tratamento com o cliente. Para isso, é necessário conhecer como se encontra o mercado no qual a sua startup se encontra e observar os pontos que a concorrência não atende e inseri-los em seu negócio.
Este artigo mostrou para você todos os pontos principais de compreender sobre o funcionamento de startups com o claro intuito de ajudá-lo a atender às suas necessidades acerca desse assunto. Não deixe de contratar os serviços da Data Stone e tornar o seu negócio mais eficiente causando o crescimento desejado.