5 V’s do Big Data: saiba o que são e para que eles servem
Os 5 V’s do Big Data fundamentam e auxiliam no entendimento dessa tecnologia. Muitos já ouviram falar de Big Data, mas poucos sabem o que é, o que dirá descrever seus 5 V’s.
Esse assunto é ainda mais desconhecido pelo grande público, o que é uma pena, pois essa tecnologia traz benefícios exclusivos para distintos tipos de negócio e pode ajudar sua empresa a vender com mais qualidade.
Entenda com a Data Stone, especialista no tema, o que são os 5 V’s do Big Data e por que são essenciais para quem atua no mundo dos negócios.
O que são os 5 V’s do Big Data?
Os 5 V’s do Big Data são o fundamento do conceito de Big Data. Esses V’s se referem a 5 palavras que caracterizam o conhecimento que trata informações. São elas:
- Variedade;
- Velocidade;
- Veracidade;
- Volume;
- Valor.
Unidas, essas cinco palavras resumem as principais características do Big Data e todo o seu funcionamento. No entanto, para entender bem essa relação, é preciso estar familiarizado com o conceito de Big Data.
Mas afinal, o que é Big Data?
O termo Big Data literalmente significa “Grandes Dados”, mas hoje ele é um conceito. O significado do termo não está muito longe do seu sentido literal, uma vez que a tecnologia trata de imensos arquivos de dados, informações digitais complexas que podem ser colhidas na internet, processadas e, por fim, convertidas em informações valiosas sobre diversos setores do mercado.
Todos os dias, bilhões de acessos são feitos na internet e, com isso, pessoas e empresas deixam seus rastros no mundo digital. Esses rastros são tratados pela maior parte das empresas como meros resíduos, mas para a Data Stone eles são uma fonte de informação preciosa que, quando analisada, é capaz de dizer muito sobre o mercado, os consumidores e seus comportamentos.
Para fazer uso do Big Data é necessário ter softwares de qualidade que analisem esses dados espalhados na internet e também profissionais especializados que consigam organizar essas informações de modo legível e prático. Por isso, somente uma especialista como a Data Stone pode garantir o uso otimizado da Big Data para sua empresa e oferecer informação de qualidade com base em dados confiáveis.
Quais são os 5 V’s do Big Data?
Voltando aos 5 V’s do Big Data, que são o fundamento da tecnologia, vamos entender de maneira mais profunda cada um deles e verificar qual o seu lugar dentro de todo o conceito. Confira os 5 V’s e todas suas características!
Variedade
A variedade do Big Data vem principalmente das suas diversas fontes, o que garante aos dados formatos variados, estruturas distintas e até mesmo informações diferentes que cada um deles oferece. Tratando-se das fontes, por exemplo, temos principalmente:
- Aplicativos para dispositivos móveis;
- Redes sociais;
- E-mails;
- Cookies de sites;
- Internet Of Things – Internet das Coisas – IoT e os diversos dispositivos conectados;
- Banco de dados públicos.
Tudo isso são fontes para o Big Data e traduzem a variedade que esses dados podem ter. Além de diversidade das fontes, os dados do Big Data também variam de acordo com a natureza do arquivo, como imagens, vídeos, textos, entre inúmeros outros formatos. Tudo isso são dados a serem analisados por profissionais e empresas especialistas no assunto.
Velocidade
A velocidade é o principal limitador de acesso à tecnologia do Big Data. Essa é a razão que faz com que essa tecnologia seja acessível a pouquíssimas pessoas.
Os dados disponíveis são tantos, e muitas vezes tão complexos, que é preciso muita velocidade de processamento para conseguir extrair informação útil deles. Os cálculos necessários para tratar um só dado são tão complicados que um ser humano poderia gastar anos na tentativa de decifrá-lo.
Mas com softwares de qualidade e hardwares potentes que a Data Stone utiliza é possível analisá-los com velocidade e oferecer as informações extraídas para o público em um tempo prático.
Veracidade
A veracidade é um dos 5 V’s do Big Data que está cada vez mais em pauta. Ela significa a real procedência dessas informações e ditam se são confiáveis ou não. Como a variedade desses dados é cada vez maior, essa preocupação está se provando relevante.
Por isso que nos dias de hoje é necessário contratar uma empresa muito confiável para extrair esse tipo de informação do Big Data, para que você tenha certeza de que está recebendo uma informação de qualidade e que seja legítima, atualizada e coletada da maneira adequada.
É indispensável ter cautela e não confiar em qualquer empresa ou contato que ofereça informações suspeitas. Contrate os serviços da Data Stone para ter dados confiáveis, que já tiveram sua legitimidade analisada e testada pela empresa antes de serem entregues para você.
Volume
O que seria do Big Data sem volume? Na verdade, o Big Data só faz sentido porque é extremamente volumoso. Hoje a quantidade de dados armazenados na internet chega a 4,4 Zettabytes, que são equivalentes a 44 trilhões de Gigabytes, um número até difícil de compreender.
E nada indica que a produção de dados irá desacelerar nos próximos anos. Ao contrário, a cada segundo a humanidade produz pelo menos mais um byte de dado a ser acrescentado nesse montante. Essa é mais uma razão para que o Big Data seja tão complexo, pois, por mais que existam informações de qualidade escondidas nos dados, é preciso saber encontrá-las e separá-las de dados irrelevantes para determinadas empresas.
Valor
Por fim, temos um ponto essencial para o Big Data que é o seu valor. Como comentamos acima, hoje a internet está com tanto dado acumulado que, por mais que neles se escondam informações preciosíssimas, como um diamante em uma mina, para encontrá-los é necessário dispensar uma série de dados “inúteis”.
Claro, talvez para um mercado ou nicho específico cada dado tenha seu valor. Mas em muitos casos, quando esse serviço é oferecido para uma empresa específica a maior parte dos dados é irrelevante e é necessário organizar aqueles que são importantes e separá-los para serem lidos e utilizados.
Quais os benefícios?
Entendemos perfeitamente o que são os 5 V’s do Big Data, mas quais os benefícios de utilizar a tecnologia em seu negócio? Veja abaixo o que sua empresa pode ganhar ao implantar a tecnologia em sua estrutura.
- Tomada de decisões muito mais acertada: com o conhecimento garantido pelo Big Data, sua empresa terá decisões baseadas em dados confiáveis, com o V da Veracidade garantido por quem sabe trabalhar com as informações;
- Acesso a mais contatos: com o “V” de Volume, sua empresa tem muito mais contatos para prospectar e leads para abordar;
- Informações atuais: as informações processadas rapidamente pelo Big Data garantem informações atuais, ágeis e com processamento em tempo recorde com o “V” de Velocidade aplicado em seu negócio;
- Dados completos: somente o Big Data pode garantir dados muito completos para seu negócio, conteúdo de qualidade que vem de diversas fontes com o “V” da Variedade;
- Informação de qualidade: por fim, as informações que o Big Data oferece tem muita qualidade com o “V” do Valor, fornecendo para sua empresa dados muito precisos sobre todo o mercado.
Ter informações de alta qualidade proporciona à empresa traçar estratégias mais assertivas, se destacar da concorrência e colher resultados mais rápidos e palpáveis. Por isso, investir em um sistema de qualidade, como a plataforma Stone Station, é uma decisão assertiva e que pode mudar o jogo ao seu favor.
Como colocar em prática?
Existem várias formas de fazer isso. Após acessar os dados desejados através de uma plataforma como a da Data Stone, você pode integrá-los na rotina de vendas de sua empresa, fornecendo para equipe de vendedores informações essenciais sobre os clientes e auxiliando na hora de abordar.
Outro modo inteligente de utilizar o Big Data é combinando a tecnologia ao marketing para que o setor realize propagandas personalizadas e com maior capacidade de conversão em vendas.
As informações obtidas ainda facilitam a organização dos leads em um funil de vendas, ao apontar os leads ideais para que a equipe faça o contato inicial.
5 dicas para usar os 5 V’s do Big Data e ter sucesso
Para que você se torne um craque no uso do Big Data, separamos 5 dicas essenciais na hora de utilizar os dados da tecnologia em sua empresa:
- Atualize seu banco de dados: não se contente apenas com a informação do Big Data e continue alimentando os dados da sua empresa;
- Combine os dados com o atendimento: aplique aos profissionais de atendimento treinamentos que utilizam os dados do Big Data;
- Segmente o mercado: a Data Stone oferece dados segmentados para sua empresa encontrar clientes B2B com diversos filtros e possibilidade de categorizar melhor o mercado, então não deixe de usar o recurso;
- Personalize o serviço: crie estratégias de vendas, atendimento e marketing personalizados. Foque no seu cliente como ele é e estreite seus laços com a empresa com a facilidade que as informações sobre ele podem oferecer.
Com todas essas dicas você irá arrasar na hora de aplicar os 5 V’s do Big Data em sua empresa. Afinal, abordar seu cliente demonstrando conhecimento sobre ele, sua trajetória e dores é uma forma de criar laços mais rápidos e fortes, que podem se transformar em uma parceria duradoura e rentável.
E agora que finalmente entendeu os 5 V’s do Big Data e porque são importantes, contrate a Data Stone para oferecer um serviço de informação diferenciado, com dados atualizados cotidianamente, personalização de filtros e outras funções ideais para sua empresa!