12 Vantagens de investir na lista de e-mail para marketing
Organizar os contatos B2B da sua empresa é fundamental, e a lista de e-mail para marketing se torna uma estratégia eficaz, seja para captação como, também, para vendas B2B. Por mais simples que pareça ser, a ferramenta pode ser aplicada em diferentes contextos, estratégias e possibilita grandes resultados.
Ter uma lista de e-mail para marketing é um recurso que auxilia bastante na hora de sua empresa se comunicar com o público-alvo. O mercado B2B ainda utiliza bastante o e-mail e, segundo pesquisas recentes, o número chega a 87% das companhias em todo o mundo – sem dúvidas trata-se de um dos melhores modos de conseguir novos clientes.
Importância da lista de e-mail para marketing
Para o e-mail marketing, há poucos recursos tão importantes e fundamentais do que uma lista de contatos. É ela que vai estruturar e servir como base para todas as estratégias de marketing via e-mail, além de funcionar em outras áreas como vendas, negociações ou prospecção.
A ferramenta é simples, mas extremamente versátil caso seja feita com cuidado e esmero. Entre alguns pontos que devem ser levados em conta está a atualização dos dados, sua seleção, segmentação e constante enriquecimento. Dada atenção a todos esses tópicos, então a sua lista pode oferecer ainda mais benefícios.
Principais vantagens da lista de e-mail para marketing
Há diversas vantagens em utilizar uma lista de e-mail para marketing, como facilidade para entrar em contato, segmentação nas mensagens e estratégias avançadas de marketing. Cada uma dessas vantagens e benefícios soma para a importância de ter uma lista montada para sua empresa – conheça cada uma delas:
Canal direto para se comunicar com os clientes
Uma lista de e-mail para marketing fornece um contato direto para lidar com todos seus clientes, leads e público-alvo. Enquanto muitos dos métodos de marketing tradicionais como anúncios apostam em mensagens enviadas para um público geral, a lista de e-mail direciona estas mensagens para cada contato, aumentando suas chances de sucesso.
Possibilidade de aplicar diversas estratégicas
Diversas estratégias podem ser aplicadas em uma lista de e-mail. Claro que o e-mail marketing é a principal, mas essa mesma atividade pode ser desdobrada em informes, mensagens sazonais e demais conteúdos. As possibilidades são várias e, entre algumas, podemos citar:
- E-mail marketing e disparo de mensagens;
- Follow-ups de vendas;
- Propagandas sazonais;
- Informes sobre a empresa;
- Lançamento de novos produtos e serviços;
- Mensagens personalizadas de acordo com a etapa do funil;
- Marketing segmentado.
Todos esses conteúdos podem ser criados e utilizados com uma lista de e-mail para marketing. A ferramenta é versátil e se adapta às suas necessidades, basta analisar cada tipo de contato, selecioná-los da maneira correta e mandar os dados atualizados.
Mensagens personalizadas
Um dos grandes benefícios de utilizar o e-mail marketing é a possibilidade de personalizar suas mensagens. O e-mail conta com diversas funções que modificam o texto e ainda possibilita o anexo de documentos, infoprodutos – como e-books, áudio e vídeo – além de personalizar o layout e design.
Segmentação
Segmentar o seu público B2B é muito importante e pode aumentar a eficiência de suas mensagens. Neste mercado são diversos os tipos de segmentação que selecionam seus clientes e leads em grupos distintos, o que permite mensagens segmentadas e personalizadas muito mais eficientes de acordo com características, como:
- Tamanho da empresa;
- Localidade;
- Maturidade tecnológica;
- Segmentação por necessidades específicas;
- Número de filiais;
- Tipos de empresa: MEI, EIRELI, LTDA, etc.;
- Perfil de decisores de mercado;
- Buyer personas;
- Receita anual ou mensal.
Segmentos como estes podem ser um dos focos da sua lista de e-mail para marketing, que leva em conta essas informações para separar e distinguir seu público. Desta forma, sua equipe de marketing e de vendas pode otimizar a personalização de mensagens e criar e-mails para diversos contatos de um mesmo segmento.
Disparo de mensagens
O disparo de mensagens é uma das atividades mais comuns do e-mail marketing e uma vantagem em relação a outros tipos de propaganda. Disparar mensagens é bastante prático e pode enviar esses e-mails para diversos contatos ao mesmo tempo, o que otimiza os resultados e flexibiliza o marketing.
Enriquecimento de dados
Enriquecer dados é uma vantagem da sua lista de e-mail para marketing, que deve ser sempre atualizada para possibilitar resultados constantes. Este enriquecimento deve ser realizado por plataformas de pesquisas, profissionais e sempre de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
A Stone Station, nossa plataforma exclusiva, é o lugar certo para criar e enriquecer a sua lista de e-mails. A plataforma permite a pesquisa constante e possibilita a atualização dos dados de sua lista, sempre de maneira confiável, prática, segura e com dados sempre atualizados.
Simplicidade com eficiência
Ter uma lista de e-mail é algo simples, que pode ser facilmente administrado com as ferramentas certas e ao mesmo tempo oferece eficiência e praticidade. O recurso pode otimizar seu marketing e performance com uma simples lista, desde que seja atualizada com seriedade.
Automatização do marketing
Uma das grandes novidades do marketing é a automatização e a lista de e-mail para marketing é um dos recursos mais fáceis para automatizar as mensagens. Os contatos presentes na lista podem ser vinculados a diversas ferramentas que automatizam mensagens e disparam seus e-mails.
Possibilidade de aplicar métricas
Certas métricas são importantes para analisar a qualidade do marketing e o desempenho de suas atividades. As melhores métricas são chamadas de indicadores-chave de performance, KPIs – Key Performance Indicator. Entre algumas das principais KPIs para utilizar com sua lista de e-mail para marketing, estão:
- Taxa de churn;
- Taxa de conversão;
- E-mails abertos;
- ROI;
- Custo por lead.
Aplicar essas KPIs auxilia no controle das metas e permite que a equipe de marketing acompanhe os principais avanços – e possíveis retrocessos – na performance da equipe. É muito importante que essas KPIs sejam aplicadas com frequência para garantir o sucesso das ações de marketing.
Contatos particulares
Usar lista de e-mail para marketing traz a vantagem dos contatos particulares, já que cada uma das conversas por e-mail são sigilosas e protegidas. Diferentes dos anúncios, o e-mail marketing permite uma abordagem particular e eficiente, o que pode aumentar as chances de conversão do marketing.
Conexão com seu público
O uso do e-mail marketing e da lista de e-mail permite maior conexão com seu público. Como já comentamos, as mensagens são enviadas diretamente para seus leads B2B, são sigilosas e permitem uma série de modificações, como segmentação e personalização do e-mail.
Além disso, é possível fidelizar os clientes por meio do e-mail, já que o serviço permite uma comunicação constante e ainda pode servir como canal para o marketing de conteúdo. Ter os seus contatos de e-mail atualizados também permite que mensagens diárias, semanais ou mensais sejam enviadas.
Aumento da receita
Por fim, uma das maiores vantagens de ter uma lista de e-mail é o aumento da receita. Atividades de marketing quando aplicadas corretamente podem aumentar a receita da empresa. O bom e-mail marketing consegue retornar 36 dólares para cada 1 dólar gasto, segundo dados, o que mostra o sucesso desta estratégia.
Enriqueça sua lista de e-mail para marketing com a Data Stone
Para obter a sua lista de e-mail para marketing e até mesmo mantê-la atualizada, utilize a plataforma Stone Station da Data Stone. Nossa plataforma tem tudo o que você precisa para se manter atualizado e com performance no mercado, sempre com dados atualizados de maneira prática.
A plataforma Stone Station é extremamente completa e fácil de utilizar, e permite que seja aplicada para várias situações, desde a lista de e-mail até mesmo para fornecer uma lista de prospecção. Além de possibilitar a consulta de dados em tempo real para que sua empresa possa estar preparada para lidar com o mercado.
Lembre-se que o e-mail marketing pode fornecer uma série de vantagens para sua empresa, que possibilitam até mesmo o aumento da receita. E a aplicação da lista de e-mail pelo time de marketing e comercial pode ser ainda mais otimizada com a Data Stone e nossas ferramentas.