O que faz um operador de call center? Veja como começar!

O que faz um operador de call center Veja como começar!

Um operador de call center é a base para o bom funcionamento de qualquer central de atendimento, afinal, é ele quem é o responsável por garantir o bom relacionamento entre a empresa e o seu cliente.

E sabemos que, para qualquer empresa funcionar da melhor forma possível e obter bons resultados, ter um call center e profissionais adequados para operar essa vasta central de atendimento são fatores fundamentais para isso.

Um call center, traduzido literalmente como uma central de chamadas, é o setor responsável por atender o consumidor por meio de ligações telefônicas, para tirar todas as suas dúvidas, vender seus serviços ou produtos, agilizar reclamações, dentre inúmeras outras.

As centrais de atendimento podem ter diferentes setores, que podem ser voltados para dúvidas, reclamações ou prospecção de clientes e consumidores. E o operador de call center é fundamental para realizar todas essas atividades, além de ser uma profissão que cresce a cada ano que passa.

Interessado em saber o que um operador de call center faz e como essa central é indispensável para qualquer empresa? Então, vem com a gente e saiba tudo sobre essa profissão de extrema importância em qualquer negócio!

O que é um operador de call center?

Quando falamos sobre um operador de call center, nos referimos ao profissional que trabalha dentro da central de atendimento de uma empresa, responsável por operar todo o sistema telefônico e interagir com seus potenciais clientes e consumidores.

E o que seria um call center? Essa central de atendimentos pode ser definida como um setor ou departamento voltado justamente para realizar ou receber contato telefônico do vasto quadro de leads qualificados e de clientes de uma determinada empresa.

O que é um operador de call center
Fonte/Reprodução: original

E essa central tem como função atender e lidar com qualquer tipo de situação, seja uma reclamação, uma crítica, quaisquer dúvidas que o cliente ou, até mesmo, vender seus produtos e serviços para sua lista de mailing e de leads qualificados. Mas, para que funcione adequadamente, precisa de um operador de call center e de uma excelente equipe de suporte.

E é fundamental que um operador de call center tenha certas características para garantir que o relacionamento com o consumidor seja o melhor possível. Para isso, o profissional deve ser extremamente comunicativo, proativo e, também, conhecer bem o seu cliente com as informações do mailing para saber com que perfil ele está trabalhando.

O que faz um operador de call center?

No geral, um operador de call center liga e atende diversos clientes durante o seu dia-a-dia, isso com a missão de oferecer assistência ao seu consumidor, renegociar dívidas ou realizar cobranças de pagamentos em aberto com a empresa, fazer pesquisas sobre a satisfação do cliente, realizar alterações ou cancelamento de contratos, fechar vendas, captar novos consumidores, tirar dúvidas e dar assistência quando necessário.

Há duas formas distintas que um operador de call center pode atuar em sua central de atendimento: na forma de atendimento ativo, onde o atendente é quem realiza suas ligações, ou no atendimento receptivo, onde o cliente é quem liga para o call center com o objetivo de resolver os seus problemas.

Atualmente, com o grande avanço da tecnologia, o trabalho do operador sofreu grandes evoluções e conta com o apoio de inteligência artificial e de robôs, tanto para guiar durante o atendimento como, também, para realizar o próprio. Em muitos casos, não há nem contato entre o atendente e o cliente.

O mercado para operador ainda pode sofrer inúmeras mudanças, com sinais de terceirização do serviço ou até mesmo de esgotamento, apresentando uma grande redução em alguns postos de emprego e maior otimização dos processos diários, porém ainda em crescimento.

Em grande parte das empresas atualmente, o serviço que o operador presta é contratado de forma terceirizada, especialmente pelas do ramo bancário, companhias de internet, televisão, telefone, dentre outros do mesmo ramo. No geral, o profissional da área trabalha numa central de atendimento própria e bem estruturada para a operação, com telefones, computadores e acesso à internet.

Essa área de opção para seguir carreira pode ser bastante proveitosa, e o operador pode progredir dentro da empresa. Dessa forma, pode passar do próprio centro de operações para ser gerente ou algum outro cargo superior.

Quanto ganha um operador de call center?

Responsável por realizar o contato e estabelecer um vínculo entre uma empresa e o seu cliente, um operador de call center trabalha bastante durante o seu dia-a-dia, e pode atuar tanto no atendimento ativo como, também, no receptivo. Para isso, ele pode ter um roteiro pré-definido ou, então, trabalhar de acordo com sua intuição e dom comunicativo.

De uma forma geral, o operador de call center faz contato com uma vasta lista de clientes e consumidores da empresa para resolver suas dúvidas, vender seus produtos, oferecer seus serviços, ouvir reclamações, dentre muitas outras razões.

Quanto ganha um operador de call center
Fonte/Reprodução: original

Em uma estimativa, sabemos que dentro da profissão de um operador de call center, 44% apresenta ensino superior completo, 13% cursou administração e 10% têm inglês intermediário ou avançado em seu currículo.

O salário de um operador de call center varia de acordo com cada Estado, sendo Santa Catarina o que o profissional mais recebe, seguido por Mato Grosso e, por último, São Paulo. Em média, o profissional que atua na área do telemarketing recebe de R$ 878,00 a R$ 1.246,00.

No geral, ensino médio completo é exigido para ocupar o cargo de operador de call center, mas varia de acordo com cada lugar. O lado bom é que o mercado de atendente em telemarketing apresenta grandes evoluções tecnológicas com o passar dos anos e, também, se encontra em constante crescimento.

Não só isso, como há um grande potencial em crescer dentro da empresa como operador de call center, onde você pode chegar até o cargo de chefe de operações ou, até mesmo, gerente.

Precisa de alguma especialização para se trabalhar com isso?

É uma dúvida muito comum saber se há necessidade de alguma especialização ou curso superior para trabalhar como operador de call center. Entretanto, muitas empresas exigem para ocupar o cargo, apenas o ensino médio completo e algumas características como ser comunicativo e proativo.

Geralmente, também não exigem tanta experiência dentro do setor para ocupar o cargo de operador de call center, porém é um diferencial que o interessado tenha ensino superior completo e uma experiência mínima.

É bem comum que a empresa ofereça treinamento e capacitação para o iniciante como operador de call center. Assim, ele desenvolve técnicas de comunicação, para um bom atendimento, informações sobre os serviços e os produtos oferecidos, como lidar com o cliente, dentre outras temáticas importantes.

O operador também pode ter metas para vendas mensais, satisfação do cliente com o atendimento ou, então, ser eficaz em seu serviço,

Como fazer para achar mais clientes para o seu call center?

E que tal você conseguir enriquecer o mailing do seu call center ou, então, adquirir uma lista de clientes totalmente nova? Para isso, você pode contar com a Data Stone e contar com a nossa plataforma para prosperar com o seu negócio.

Com um bom mailing, enriquecido e com informações atualizadas diariamente, você poderá converter bem mais leads em clientes e adquirir excelentes chances de negócios.

Um operador de call center desempenha grandes funções no dia-a-dia da empresa, e é essencial para manter um bom relacionamento com seus clientes. Caso tenha interesse em começar no cargo, procure ser o mais comunicativo e proativo possível para ajudar os clientes com seus problemas.