Como converter mais clientes com seu Call Center?
O call center é uma poderosa ferramenta das empresas para manter contato com seus clientes e principalmente vender mais. Com as técnicas e estratégias corretas é possível que o capital de uma empresa aumente, especialmente se aliados a outros elementos que podem auxiliar na captação de novos clientes.
Os treinamentos constantes de colaboradores, criação de conteúdo, mapear e entender perfil desse futuro cliente são algumas das estratégias que podem ajudar o call center a converter o cliente em potencial, fazendo com que ele faça parte de sua base de consumidores.
Por isso, se você deseja saber mais sobre como converter clientes através do call center, este é o artigo que vai te ajudar a entender como estabelecer essas estratégias, além de indicar o que não deve fazer e quais as desvantagens desse tipo de ação, confira!
Como seu call center pode converter mais clientes?
Antes de começar o processo de converter clientes através do call center é importante olhar para aqueles clientes perdidos, ou seja, aqueles que entraram em contato, que olham constantemente seu site ou redes sociais, mas que por algum motivo não fecham a venda.
É importante fazer um mapeamento de todos os clientes e saber quantos eles são, para que seja elaborada uma estratégia de acordo com o que eles necessitam para fechar a venda.
Outro ponto é analisar os resultados, a base de clientes ativa da empresa, pois mais do que converter novos clientes, é importante fazer a manutenção dos antigos, oferecendo-lhes benefícios que trarão um melhor relacionamento com a empresa, que poderá indicar seus serviços e produtos.
Uma equipe de call center bem assistida por seus supervisores conseguirá ter todas as informações que precisa para converter os clientes através do call center, não só aumentar a renda da empresa como potencializar a cartela de clientes da mesma.
Qual é a melhor maneira de converter mais clientes no call center?
De fato, há muitas estratégias que podem ser aplicadas para aumentar o volume de clientes através do call center, porém, a chave para que boa parte dessas estratégias sejam assertivas estão no mailing list do cliente e em como será a abordagem para realizar a uma proposta.
Esse fator permite que os consultores de vendas, ao entrarem em contato com os futuros clientes, possam oferecer propostas de acordo com suas necessidades. Pois antes de fazer o contato eles terão informações relevantes para oferecer ao cliente aquilo que ele deseja, o que aumenta consideravelmente as chances de fechar a venda.
Aliado ao atendimento personalizado, onde o cliente não é tratado como um número, mas sim como alguém importante para a empresa que deseja, verdadeiramente, lhe auxiliar no que ele precisa, a probabilidade do cliente fechar e indicar os serviços ou produtos é ainda maior.
A integração do setor de marketing com o setor comercial na elaboração de propostas e troca de informações, para elaborar a melhor abordagem para cada um desses clientes se faz importante, por isso a comunicação entre essas duas áreas de uma empresa precisa acontecer de maneira fluida.
E as informações pertinentes aos clientes precisam do conhecimento de ambas para que as estratégias sejam assertivas, com o objetivo de captar o cliente através do call center, que estará devidamente preparado para realizar essas conversões.
Quais são as principais estratégias para converter mais clientes no call center?
No início deste artigo ressaltamos que algumas estratégias podem se associar ao call center na busca por novos clientes para uma empresa. Confira quais são as principais estratégias, que podem auxiliar o trabalho da central de comunicação na hora de converter novos clientes para a cartela.
Criação de conteúdo
A criação de conteúdo em redes sociais e blogs serve como uma isca interessante para os clientes entrarem em contato com uma empresa, para conhecer, saber o que ela oferece e qual o seu diferencial. É nesse momento que a equipe de vendas precisa estar treinada para entrar em contato e oferecer uma proposta.
Por outro lado, o time de marketing também precisa estar atento para entender um pouco mais desse cliente, fornecendo dados e vantagens que poderão facilitar para o time de call center fechar a venda.
Treine seu time!
De nada adianta uma equipe com dados e informações relevantes sobre um cliente se na hora do contato ele não possui técnicas de persuasão para fazer o cliente fechar a venda. É nessa hora que os treinamentos são importantes para manter o time atualizado e devidamente preparado para atender essas demandas e converter novos clientes.
É importante que o vendedor ao entrar em contato com o cliente já saiba o que vai oferecer a ele com base em seu histórico, dessa forma as chances de conversão são maiores, além de demonstrar ao cliente maior segurança e propriedade no que ele está fazendo.
Ofereça vantagens em troca de dados valiosos
Mais uma vez a criação de conteúdo pode ser uma aliada do call center, desta vez com a criação de conteúdos mais robustos como e-books, infográficos e vídeos com materiais exclusivos.
A dica é oferecer esses conteúdos mediante um breve cadastro com informações básicas como nome completo, e-mail, e WhatsApp, pois com esses dados já é possível que o call center entre em contato para realizar a abordagem, entendendo o cliente e oferecendo o que ele precisa para atender às suas necessidades.
Com estas estratégias a captação de clientes será muito mais assertiva, uma vez que elas são pensadas de acordo com o perfil do cliente e suas necessidades, por isso capacite os vendedores, ofereça um conteúdo de qualidade para obter um retorno positivo para a empresa.
Quais são os principais erros que podem impedir um call center de converter mais clientes?
Informações desencontradas, a falta de preparo do setor para fazer as vendas, além de um atendimento que deixe a desejar, são alguns dos pontos que podem impedir que um call center tenha sucesso nas conversões. Por isso, o treinamento do time é a base para manter todos os vendedores devidamente alinhados e preparados para entrar em contato com os clientes e converter as vendas.
Vale lembrar que o time de marketing também possui uma parcela de grande importância para que o time comercial tenha sucesso nos resultados do call center, compartilhando informações, dados e elaborando campanhas de acordo com o perfil de cada um dos consumidores de sua base de clientes em potencial.
Existem algumas desvantagens de usar um call center para converter clientes? Se sim, quais são elas?
O lado ruim do call center está relacionado a banalização das ligações, que por muitas vezes é realizada diversas vezes ao dia, chateando o consumidor, fazendo com que ele não atenda, ou também a chance dos números estarem desatualizados e o consultor não conseguir contato.
Por isso a diferenciação no atendimento e a manutenção de um banco de dados atualizado será o diferencial para que o call center tenha sucesso ao ofertar as propostas para captar novos clientes através das ligações que serão feitas. Além de estratégias muito bem elaboradas pela equipe de marketing para que esse fechamento de venda aconteça no contato realizado.
Mas para evitar esses problemas de informações desatualizadas, contate a Data Stone! Uma empresa que oferece uma plataforma de consulta de dados atualizados todos os dias, onde você ainda tem um filtro de busca personalizado, em que a busca pode ser delimitad por dados como localização e CPF, entre outros.
Assim, você consegue ter um mailing list atualizado que será assertivo para sua equipe de call center, a qual só precisará usar as técnicas de persuasão para fechar suas vendas. Por isso, não perca tempo e venha fazer parte da família Data Stone!
Com todas as estratégias alinhadas, uma equipe bem treinada e um banco de dados atualizado e enriquecido, as chances de converter clientes com call center serão maiores, uma vez que irá aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, potencializar a receita da empresa.