5 Estratégias de marketing para advocacia: confira!

5 Estratégias de marketing para advocacia confira!

O marketing para advocacia ainda pode parecer confuso para muitos advogados, tanto recém-formados pela Ordem dos Advogados do Brasil, a tão famosa OAB, ou para os que já estão a mais tempo no mercado.

E, na verdade, todos nós sabemos que a própria OAB e seu código de ética vetam que o advogado utilize propagandas ou outros meios para adquirir seus clientes. Entretanto, há estratégias de marketing para advocacia que a Ordem permite que seja feita no dia-a-dia.

Tanto o marketing como a captação de clientes são peças fundamentais para garantir que o seu escritório cresça e que você tenha maior retorno financeiro, e assim veja a expansão do seu negócio.

Há diversas formas para realizar a captação de clientes com estratégias de marketing para advocacia, dentro das normas estabelecidas pela OAB e de forma que você permaneça legal dentro do código de ética.

É justamente para isso que estamos aqui! Interessado em saber como fazer um marketing para advocacia consolidado, que de fato funcione e apresente resultados otimizados e rápidos?

Então, vem com a gente e preste atenção nessas 5 dicas e estratégias de marketing para advocacia que separamos para alavancar o seu escritório e a sua carreira!

Quanto custa montar um escritório de advocacia

No mercado atual, dentre todas as opções para exercer a advocacia, a melhor delas é sem dúvida nenhuma começar a montar o seu próprio escritório, principalmente quando se prioriza o ganho de lucros e o reconhecimento dentro do nicho de atuação.

Entretanto, mais que as dúvidas a respeito do marketing para advocacia, surgem questões em relação à montagem do escritório. A pergunta mais comum nesse momento está justamente relacionada ao custo para montar e manter um escritório de advocacia.

Quanto custa montar um escritório de advocacia
Fonte/Reprodução: original

Antes de mais nada, tenha em mente que o custo base depende da região na qual você vai estabelecer a sua sala. Se for uma zona da cidade que seja mais famosa ou comercial, certamente o aluguel ou a compra do imóvel será mais caro que o convencional. Entretanto, às vezes é melhor que seja nessas áreas.

O ideal é que o imóvel seja bem localizado. Procure sempre salas que sejam longe dos grandes centros, fóruns e juizados. Por mais que essa localização lhe traga benefícios de locomoção, não será fácil para o seu cliente, isso porque ele não terá vaga para estacionar o carro e, consequentemente, encontrará dificuldade e procurará algo mais cômodo.

Também deve ser visto um local bem calmo e tranquilo, com ventilação adequada e que seja confortável. Afinal, o advogado precisará de silêncio e conforto para trabalhar em seus processos. Por fim, precisamos falar sobre as duas opções mais viáveis para abrir sua sala: escritório térreo ou edifício comercial.

Enquanto o primeiro apresenta um maior espaço e garante liberdade para trabalhar, além de um tranquilo estacionamento, o segundo garante segurança e um menor custo de obras e customização da sala. Além de ser bem mais fácil encontrar um escritório ideal do que no térreo.

Com tudo isso em mente, é hora de falarmos os valores! O valor imóvel varia de acordo com o seu tipo e com sua localização, então precisamos comentar sobre os outros detalhes que norteiam, não só o escritório, como o marketing para advocacia.

Quando observamos o logotipo, um letreiro e um painel, vemos que o custo geral não será menos que 3 mil reais. Uma pintura, externa e interna, varia muito de acordo com os materiais e com a mão de obra, mas podemos dar uma estimativa de mil reais.

Quanto aos móveis, serão necessárias algumas mesas, cadeiras, computadores, um balcão para secretaria, uma recepção com sofás e cadeiras, e por aí vai. Todos esses valores variam muito de acordo com cada modelo de escritório. Além disso, ainda precisamos colocar na ponta do lápis as contas de luz, água, internet e telefone.

Em uma estimativa média, podemos supor que montar um escritório de advocacia possa custar, aproximadamente, de 35 a 45 mil reais. É uma boa sugestão ter esse valor guardado na hora de montar o seu.

Tipos de serviços de advocacia

Um dos maiores atrativos para se fazer direito é a grande variedade que a área e o nicho de mercado apresentam. Esse leque de opções garante flexibilidade no dia-a-dia jurídico, tanto para o advogado como para o cliente, por isso, separamos os principais serviços de advocacia presentes nos escritórios.

  • Direito civil;
  • Direito ambiental;
  • Direito empresarial;
  • Direito contratual;
  • Direito do consumidor;
  • Direito da tecnologia da informação;
  • Direito penal;
  • Direito trabalhista;
  • Direito tributário.

Ainda há muitas outras vertentes e serviços de advocacia, como, por exemplo, a advocacia eleitoral ou, então, as áreas públicas. Entretanto, os mais famosos, tanto dentro do marketing para advocacia como, em consultórios privados, são os citados acima.

As melhores estratégias para advocacia

O novo código de ética da OAB determina: “A publicidade do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”. Ou seja, podemos interpretar isso como se a Ordem não permitisse o marketing para advocacia, não é mesmo?

As melhores estratégias para advocacia
Fonte/Reprodução: original

Mas, quando prestamos atenção, vemos que só não podemos usar isso como uma forma de captação de clientes, mas sim que podemos utilizar da ferramenta para educar o público alvo para ganhar autoridade, por meio deste marketing de conteúdo e ganhar oportunidades de negócios.

Ou seja, o marketing para advocacia deve focar puramente na produção desses conteúdos educativos para se posicionar dentro desse nicho e estreitar a relação com o público. E, para isso, separamos as principais dicas, confira!

Crie sua própria identidade

O principal é ter sua própria identidade. No marketing para advocacia, investir no próprio logotipo, nas cores e em outros detalhes que fortaleçam a sua marca fará com que você logo seja identificado por essas características. Ter seu cartão de visitas é fundamental para se destacar.

Crie o seu site ou landing page

E já que estamos falando sobre o fato do marketing para advocacia ser puramente de conteúdo, por que não criar um site ou uma landing page? Assim, você poderá educar seu público alvo com as principais temáticas do mundo do direito, oferecendo postagens e materiais gratuitos como e-books e PDFs informativos.

Estruture um bom SEO

É claro que, se falamos sobre a criação de um site, precisamos também conversar sobre o SEO! Essa ferramenta é extremamente importante para você ganhar autoridade e destaque dentro dos mecanismos de busca. Por isso, na hora de investir nas estratégias de marketing para advocacia, procure garantir que sua landing page tenha um bom SEO.

Utilize as redes sociais

Precisamos também aproveitar a grande presença das redes sociais quando investimos no marketing para advocacia. Podemos aplicar um bom marketing de conteúdo nessas páginas e, então, ganhar autoridade dentro da internet através de nossas postagens.

Invista no mailing

Por fim, podemos utilizar do mailing e do marketing por e-mail para conseguir divulgar o nosso conteúdo e captar a atenção dos nossos futuros clientes. Através do e-mail marketing, você pode captar seus leads e atraí-los para mais perto, para garantir um bom relacionamento com eles.

Como encontrar clientes através da Data Stone?

E fica bem fácil investir no mailing através da plataforma da Data Stone! A Data Stone pode alavancar o seu marketing para advocacia e garantir que você encontre os clientes que deseja de forma rápida e fácil por meio do filtro de busca personalizável como CPF, CNPJ e localização.

E não só isso! Em nossa plataforma, você tem acesso às informações 100% atualizadas de todos os leads qualificados para o seu negócio, o que deixará suas estratégias bem mais assertivas. Interessado? Então faça parte da família Data Stone!

Com a estratégia certa você atrai seu público, se coloca como autoridade em seu campo de atuação e estreita as relações com os futuro clientes para ser o primeiro profissional que lhes ocorre à mente quando precisarem de auxílio legal.