Como associações e sindicatos podem encontrar mais membros através do mailing
Associações e sindicatos são instituições absolutamente importantes para o contexto trabalhista brasileiro. Na verdade, podemos facilmente citar as associações e sindicatos como uma espécie de organização primordial para a democracia brasileira e para garantir muito mais reconhecimento no serviço prestado pelos profissionais no geral, tanto de ambientes urbanos e industriais quanto nos ambientes rurais.
As associações e sindicatos vem lutando há anos, na verdade, décadas, pelo reconhecimento dos trabalhadores de diversas áreas, além de lutar contra a exploração laboral, pela melhoria nas condições de trabalho e garantia de pagamento justo e benefícios.
Porém, até mesmo uma instituição tão importante quanto os sindicatos precisa de estratégias de marketing, e hoje iremos discutir como associações e sindicatos podem conquistar membros através do mailing list.
O que são associações e sindicatos?
Associações e sindicatos estão, como já mencionados, no cerne da nossa existência e identidade nacional no que tange a todo o trabalho e profissionalização. Desde o advento da revolução industrial o modo como trabalhamos mudou drasticamente. Hoje é praticamente impossível tentar imaginar um mundo sem o atual cenário dos empregos e do modo como nos organizamos como sociedade.
Todas as áreas, profissões disponíveis e o modo como nos dividimos profissionalmente, tudo isso só foi possível em partes graças a revolução mundial e todas as características implementadas de acordo com o novo cenário que esse movimento criou. O mundo do trabalho, do emprego e da profissão nunca mais foi o mesmo e tudo se transformou muito drasticamente.
Com isso, o antigo modo como a humanidade sempre trabalhou, meio imposta pelo modo como as coisas eram, também se transformou em algo muito mais livre e até mesmo com mais oportunidades. Agora, determinado trabalhador estaria disponível para escolher entre determinada profissão ou não, negociar seu salário, e escolher o mercado no qual preferia se inserir.
Porém, todas essas transformações não mudaram a forma de poder que esse tipo de negociação gera, ou seja, o de submissão de determinado profissional para com o seu patrão e o seu superior, que de certo modo não existia para a maioria dos antigos trabalhadores pré-revolução industrial.
Essa relação ainda estaria desequilibrada e isso, obviamente, foi por diversas vezes utilizado em favor do patrão, que aproveitava os problemas sociais que geravam miséria para boa parcela da população, para comprar sua força de trabalho por valores irrisórios.
Para trazer mais equilíbrio para essas relações, as associações e sindicatos foram criados. Nessas instituições o grupo de trabalhadores se une para deliberar sobre suas necessidades, que serão cobradas dos patrões, assim tornando as relações entre profissionais e patrões muito mais equilibrada.
As associações e sindicatos reúnem os trabalhadores em grupos organizados que lutam por seus direitos de classe (no caso, classe trabalhadora) e por melhores condições de trabalho e salários e benefícios mais justos. Mas por se tratar de uma instituição livre, as associações e sindicatos precisam de membros que viabilizem seu funcionamento.
E como conseguir os melhores membros para associações e sindicatos? Hoje iremos entender quais os melhores meios para conseguir novos membros para associações e sindicatos e como o mailing pode ser útil para isso.
O que é Mailing?
As associações e sindicatos não levam esse nome por acaso. Esses grupos, por necessidade, são reuniões de pessoas que mesmo bastante distintas, se reúnem em prol de uma causa em comum. Isso por si só já é um enorme exercício social. Porém, esse serviço social também não pode ser feito sem novos membros e, para encontrá-los, é necessária uma lista desses membros que podem estar disponíveis no mercado.
Para isso as associações e sindicatos podem utilizar o mailing, um termo já um tanto conhecido no mercado da administração e do marketing. Mas afinal, o que é mailing? Mailing é a reunião de dados úteis e informações a respeito de possíveis consumidores e clientes de uma empresa, ou já que no caso em que estamos tratando de sindicatos, de membros, utilizados como alvos do marketing.
Ou seja, através do mailing instituições e empresas dos mais variados tipos podem acessar dados de seu público alvo através para que sua equipe aborde exatamente as pessoas que tem interesse nos serviços por elas oferecidos.
Quais as vantagens de utilizar mailing?
Por natureza, o mailing não se caracteriza por lidar com o público em geral, mas sim com um público muito mais seleto, geralmente um público que já conheceu a marca de algum jeito, ou no caso, já conheceu as associações e sindicatos. Esse é um elemento importante, pois limita ainda mais o número de alternativas que uma campanha de marketing deveria cobrir para atrair um cliente.
As associações e sindicatos frequentemente precisam lidar com questões legais, ligadas ao direito trabalhista, além de outras ações sociais. Tudo isso gera custos que precisam ser cobertos com as contribuições sindicais.
Caso não tenham contribuições, as instituições podem fechar o mês no vermelho. Embora sejam coisas que acontecem com associações e sindicatos naturalmente, ainda assim é uma situação bastante desagradável que pode ser facilmente corrigida com novos membros sendo cooptados por essas instituições.
Quando falamos dos alvos do mailing, especialmente no caso dos sindicatos, estamos falando de membros que já tem alguma relação com a associação, assim o mailing serve essencialmente para direcionar a aproximação de quem realmente pode ser membro do sindicato, tratando de coisas caras para ele no primeiro contato e para cultivar com o tempo uma relação mais amistosa.
Outra excelente vantagem do mailing é a possibilidade de criar abordagens que sejam ainda mais assertivas se baseando na individualidade daquele contato, do que ele gosta, o que ele espera do sindicato e como ele vê as associações trabalhistas. O mailing quando bem utilizado é uma das estratégias de marketing muito mais impressionantes e com resultados tremendos!
Quais os cuidados que se deve ter ao utilizar mailing para atrair novos membros?
Como vimos acima o mailing é uma forma extremamente adequada para conseguir membros novos para associações e sindicatos, utilizando estratégias de marketing corretas um sindicato também pode conseguir melhores resultados a curto prazo. Desde que determinado sindicato esteja de fato realizando um trabalho importante, ele nunca deve ser subestimado ou ter sua importância diminuída.
Porém, ao utilizar o mailing é bom tomar muito cuidado, por conta da natureza do mailing é bem comum que a comunicação possa ficar um pouco invasiva ou até mesmo forçar uma intimidade que não há ali, então todo o cuidado é pouco para essas situações.
Como associações e sindicatos podem achar mais membros por meio do Mailing?
Associações e sindicatos têm, por natureza, uma extensa lista de contatos em que podem utilizá-la para realizar mailing, porém no geral alguns desses dados estão desatualizados ou até mesmo simplesmente perdidos no tempo.
Porém, a Data Stone tem a solução ideal para você! Conheça mais sobre os serviços da empresa no tópico abaixo.
Plataforma para capturar mais clientes: Data Stone
A Data Stone é uma empresa competentíssima no mercado, oferece uma plataforma de consulta de dados, atualizada todos os dias, além é, claro de um mailing list completo. A plataforma também conta com busca por localização, CPF e CNPJ, então personalize como preferir!
Outro ponto importante desta empresa é que ela segue as diretrizes e normas da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, então não se preocupe, pois as informações são seguras, atualizadas e correspondem às normas jurídicas do Brasil.
Entrando em contato com a Data Stone você terá acesso a uma lista de mailing realmente muito mais forte e poderosa, capaz de cobrir todos os campos do mercado com o qual diferentes associações e sindicatos trabalham. Venha conhecer os trabalhos da Data Stone e como essa empresa pode mudar para sempre o sindicato do qual você faz parte!