Consiga o seu próprio mailing de jornalista

Consiga o seu próprio mailing de jornalista

O mailing de jornalista é uma das formas mais certeiras de obter trabalho no ramo da imprensa ou de ter parceiros que auxiliem em suas estratégias de divulgação. Esse ramo, em particular, requer o estabelecimento de contatos, fontes e profissionais que trabalham na área de redação, edição, reportagem e imprensa em geral.

O mailing auxilia tanto para conseguir novos contatos, quanto para manter o marketing ativo. Atualmente, toda empresa, empreendedor, requerem a sua própria lista de contatos, isto é, o mailing, a fim de obter melhores oportunidades de negócio.

Sem essa lista, torna-se muito difícil explorar o mercado, devido à alta concorrência na maioria dos nichos. É necessário ter o contato para anunciar quem é a empresa e o que oferece, além de estabelecer o relacionamento com clientes. Agora, imagine o quão necessário é ter um mailing de jornalista.

Para conhecer mais sobre como obter um mailing de jornalista, veja a seguir quais são os critérios para isso, além de qual é a finalidade por trás dessa prática. Veja também como você pode usar a sua própria lista de jornalista e se existe algum curso ou método disponível para obtê-la!

Como eu posso obter um mailing de jornalistas?

Obviamente, essa é a primeira pergunta sobre a questão do mailing de jornalistas. O meio para isso é o trabalho constante na obtenção de contatos. Na prática, isso significa que é necessário ligar, mandar e-mail, ou estabelecer qualquer forma de contato com pessoas físicas, ou jurídicas que atuam na área da imprensa.

Se uma pessoa faz isso por conta própria, o mailing de jornalistas pode representar um trabalho pesado, no sentido de que é preciso dispor de bastante tempo e recursos a fim de dar volume à lista de contatos reais e úteis. Isso significa que é necessário sentar e falar com os responsáveis de diversas redações, e com vários profissionais da área.

Como eu posso obter um mailing de jornalistas
Fonte/Reprodução: original

Apesar de não ser possível automatizar essa tarefa, hoje em dia é mais fácil montar um mailing de jornalista porque há diversas plataformas online que permitem uma aproximação mais rápida e facilitada.

É o caso de sites de consulta e enriquecimento de dados, que permitem encontrar esses profissionais e ter acesso a seus dados de contato mais atuais para que as interações sejam mais assertivas.

Além de ser possível de obter um mailing de jornalista por conta própria, também é possível contratar esse serviço específico. Empresas que não possuem um colaborador que seja o responsável pela criação e manutenção da lista de contatos na imprensa, podem lançar mão desse serviço.

Profissionais que precisam de um mailing robusto e funcional, mas que não dispõem de tempo e recursos para o trabalho hercúleo de garimpar esses contatos em redes sociais e outros meios, também podem se beneficiar da compra de um mailing.

Mas é preciso ter muita atenção aqui e descobrir se a empresa que oferece o mailing de jornalista realmente está antenada com o mercado específico do cliente, a ponto de oferecer contatos relevantes, com as últimas atualizações de seus dados.

Quais são os critérios para se obter uma lista de jornalistas?

Na hora de comprar, ou fazer, um mailing de jornalista de qualidade, vale a pena lembrar as principais características dessa lista. A primeira delas é a variedade, pois é necessário contemplar vários tipos de serviços, empresas e profissionais. Enquanto a segunda característica é a constância, já que é preciso manter o mailing sempre atualizado, e isso também demanda muita atenção e tempo.

Estar em dia com as tendências do seu mercado é ideal, pois assim será possível saber se o contato do mailing de jornalista também está. De nada adianta obter muitos nomes e deles não extrair parcerias duradouras e excelentes serviços. Da mesma forma, é inútil oferecer o seu serviço para empresas que não possuem credibilidade.

Outro critério, dessa vez de cunho prático, para obter um excelente mailing de jornalista é usar uma ferramenta digital para disparar e-mails. Dessa forma, é possível obter dados atualizados na lista e armazená-los em outra ferramenta, como as plataformas de mailing.

Essas últimas são perfeitas para manter relacionamento com agências, empresas e profissionais da imprensa, que já tenham sido contatadas e com quem as relações de parceria já tenham sido estabelecidas.

Por mais que o trabalho de conseguir novos contatos não seja exatamente automático, o ato de usar o mailing, em si, pode ser mais fácil com ferramentas. O tempo gasto ao ligar e conhecer novos profissionais é totalmente economizado após a parceria ser firmada e as informações serem veiculadas entre cliente e membro da imprensa interessado em veicular notícias.

Qual a finalidade de ter uma lista de jornalistas?

Toda empresa carece de marketing a fim de ter os seus produtos ou serviços divulgados e, em última análise, a fim de obter clientes e crescimento econômico. Essa máxima vale para qualquer negócio, em qualquer nicho, seja no mercado B2B ou B2C.

Obviamente, hoje em dia existem maneiras de fazer uma divulgação própria, com o auxílio de plataformas, canais e redes sociais. O Facebook, por exemplo, conta com uma poderosa ferramenta de anúncios. Isso também pode ser visto no Google e no Instagram. Mas, para escalar a empresa e obter mais credibilidade, contar com o auxílio da “boa e velha” imprensa pode ser crucial.

Qual a finalidade de ter uma lista de jornalistas
Fonte/Reprodução: original

Devido ao advento da transformação digital, muitos empreendedores tendem a dar mais importância para os anúncios e campanhas de marketing próprias, e desprezam o poder da imprensa. Mas a verdade é que a imprensa nunca perdeu a sua força, e não dar atenção a isso é o mesmo que deixar de obter visibilidade de uma forma simples, porém funcional.

Logo, a finalidade da lista de jornalistas é ter um veículo pronto para disparar informações e garantir autoridade para a campanha. Isso vale para a imprensa tradicional, com TV, rádio e revista, mas também para donos de portais, blogs, canais no YouTube, etc. Logicamente, é necessário construir um mailing de jornalistas com profissionais alinhados com a sua área de atuação.

Como eu posso usar a lista de jornalistas?

As formas de uso do mailing de jornalistas são diversas. Visto que a imprensa brasileira é bem segmentada, esse é o primeiro fator de atenção. É preciso usar o mailing a partir de uma segmentação.

Ou seja, não basta simplesmente entrar em contato com alguém simplesmente porque essa pessoa está na imprensa. Em qual área da imprensa ela atua? Que tipos de notícias cobre? Qual é seu público?

Sem fazer essas perguntas, simplesmente não vale a pena montar, ou comprar, um mailing de jornalista, pois toda ação sem planejamento em ambientes corporativos tende a se tornar infrutífera.

Uma vez que a lista está bem segmentada, é necessário considerar um segundo cuidado em seu uso: a atualização. Para isso, também é necessário entrar em contato constante, disparar e-mails e atualizar os dados que resultam dessas interações.

Com milhares de jornalistas no Brasil, é certamente recomendado saber quem trabalha aonde, ou se determinado profissional ainda está ativo em sua profissão, se mudou de ramo, entre outros imprevistos.

Tanto o cuidado de segmentar o mailing de jornalistas quanto o de mantê-lo atualizado justificam a energia empregada nessa tarefa. Afinal de contas, essa manutenção serve para criar uma lista de contatos confiável, que incrementa as ações de marketing de sua empresa.

Existe algum custo para se obter uma lista de jornalistas?

A princípio, não há um custo para se obter uma lista de jornalistas. O único “custo”, nesse sentido, é o tempo gasto, pois é necessário buscar a fundo, especialmente na internet, que oferece milhares de opções.

No entanto, para muitos empreendedores e empresas, a procura por contatos hábeis, de forma totalmente gratuita, torna-se custosa. Afinal, um dos fatores que mais influenciam no crescimento de uma empresa é a otimização do tempo.

Por isso, já existem serviços pagos em que se pode investir para obter acesso a mailing list, como a Data Stone. Onde você tem acesso á uma plataforma de consulta que conta com filtro de busca personalizável, desde CNPJ, localização e CPF. Além disso, a plataforma também tem atualização diária.

Obter o seu próprio mailing de jornalista deve ser visto como uma forma de expandir o marketing da empresa e, por consequência, expandir os negócios e lucrar. Então invista nos serviços da Data Stone e veja seu negócio melhorar ainda mais!