Aprenda a melhorar o seu inbound marketing com enriquecimento de leads!

Aprenda a melhorar o seu inbound marketing com enriquecimento de leads!

O conceito de inbound marketing nasceu em 2010 com o livro “Inbound Marketing: Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs” e de lá para cá vem sendo apontado como o mais eficiente tipo de marketing. As razões para tal são muitas, mas com certeza a que mais se destaca é a naturalidade, o modo orgânico como este marketing funciona.

A disciplina do marketing, de forma geral, vem crescendo, se tornando mais complexa, cheia de pequenos segredos que fazem a diferença no momento de captar novos clientes e promover sua empresa. E aprender todas as formas de marketing é essencial para que seu negócio tenha as melhores chances de se destacar no mercado.

Venha conhecer, então, uma das melhores fontes de clientes e formas de promover sua empresa, o inbound marketing, e entenda porque este modelo de marketing é considerado “o melhor”, bem como quais as suas vantagens e características. Confira!

O que é o inbound marketing?

A palavra inglesa inbound significa “entrada”, e faz todo sentido ser utilizada para designar este modelo de marketing. Afinal, o inbound marketing é o criado através de conteúdo, oferecendo um material para o cliente, que consome algo relevante ao mesmo tempo que conhece a empresa.

Daí podemos deduzir uma das maiores vantagens e benefícios desta estratégia já que ela começa com a premissa de não ser invasiva como muitas das outras formas de marketing. O inbound consegue captar os clientes de modo muito natural, orgânico, fazendo com que o cliente busque a empresa, e não o contrário.

O que é o inbound marketing
Fonte/Reprodução: original

Este tipo de marketing muitas vezes se mistura no ambiente, o que contribui para ser orgânico. E no mundo digital, ele não muda o fluxo de experiências que o cliente está experimentando enquanto navega na internet e realiza suas tarefas cotidianas. É um tipo de marketing que apela à consideração do consumidor.

É um modelo de marketing muito vantajoso e o único ponto que o desabona é que é trabalhoso. Competir por conteúdo na internet sem dúvidas não é fácil, mas é para isto que estamos aqui, para dar ideias de ferramentas, dicas e técnicas para realizar um bom inbound marketing.

Qual a função do inbound marketing?

A função do inbound marketing é promover o nome da empresa, apresentar o seu negócio e seu produto, mas sem interromper a experiência do seu cliente.

Poderíamos até chamar este tipo de marketing de “marketing sutil”, uma vez que ele é feito com tanta delicadeza que não é incomum que o cliente sequer se dê conta que está sendo alvo de uma propaganda.

Essa experiência sentida pelo público não é um método de manipulação. O método inbound, de fato, não é uma pura propaganda, mas sim um conteúdo que por acaso leva uma propaganda. Esta pequena distinção faz toda diferença no impacto gerado pela estratégia no consumidor.

E como consequência deste impacto, é o consumidor que procura a empresa e se dirige até ela, tirando boa parte da sensação de invasão que outros métodos de marketing e abordagem costumam causar.

Principais tipos

O inbound marketing compreende vários tipos de práticas e conteúdos que podem ser desenvolvidos para agradar possíveis consumidores. Vamos apresentar alguns exemplos concretos de como pode funcionar esse tipo de prática. Confira:

Blogs

Um dos modos mais antigos, mas ainda muito relevantes de gerar conteúdo e realizar um inbound marketing são os blogs.

Blogs são plataformas de textos onde a empresa pode dar dicas úteis a respeito do campo em que trabalha. Isso pode ser feito ensinando como utilizar seus produtos, mostrando alguns dados curiosos sobre o seu ramo ou até mesmo tratando de assuntos periféricos, mas que ainda lidam com o seu segmento.

Assim, a empresa pontua de maneira sutil as informações sobre seus serviços, produtos e até mesmo sobre sua marca.

Vídeos

Vídeos são uma das formas de realizar inbound marketing que mais se populariza com o tempo. Na verdade, muitas empresas já têm seu próprio canal no YouTube e outras plataformas de vídeos rápidos como o TikTok.

Nestes canais a empresa produz um conteúdo interessante para seus consumidores e não consumidores, que acabam conhecendo a marca por meio destes vídeos.

Disponibilização de produtos e infoprodutos gratuitos

Uma forma de liberar conteúdo enquanto realiza inbound marketing é a produção de produtos gratuitos, ou infoprodutos. Nesta categoria podem entrar produtos como:

  • Podcasts;
  • E-Books;
  • Brindes;
  • Kits;
  • Virais;
  • Entre outros.

Assim sua empresa leva o nome da marca e seus produtos com um conteúdo interessante para seu público.

Quais os benefícios do inbound marketing?

Existem diversos benefícios em optar pelo inbound marketing. O primeiro, sem dúvidas, é a promoção natural e orgânica da marca. A abordagem, que não é invasiva, conta muito para que este método de marketing seja um dos mais utilizados no mundo.

Quais os benefícios do inbound marketing
Fonte/Reprodução: original

Este marketing também é uma forma da empresa se conectar com seus consumidores que já são fiéis. Com o conteúdo correto, até os consumidores que já conhecem a empresa ficarão interessados em estar por perto para consumir o material. Assim, o inbound marketing não só é uma ótima ferramenta de prospecção, mas também de fidelização.

Qual é o seu conceito e qual a importância?

O conceito de inbound marketing é ser uma forma suave de levar o nome da empresa para mais pessoas. E isso é feito respeitando algumas características próprias deste método. Podemos pontuar como características essenciais, as seguintes:

  • Comunicação livre: o conteúdo disponibilizado pode ser discutido à vontade. Em muitos casos ele é feito para ser discutido, como um artigo de opinião, por exemplo.
  • Fluxo e continuidade: talvez o efeito mais característico do inbound marketing é que ele não incomoda o cliente. Então, uma das suas principais características é impactar o consumidor sem quebrar seu fluxo de leitura, experiência ou de navegação na Web;
  • Engajamento: espera-se sempre certo engajamento do inbound marketing. Um conteúdo relevante terá algum tipo de repercussão nas redes sociais, que deve ser apreciada e utilizada pela empresa.

Quando realizar seu inbound marketing, verifique se essas características estão presentes em seu material.

Como fazer e quais ferramentas usar?

Por fim, vamos conhecer as melhores ferramentas de inbound marketing, com quatro opções essenciais para realizar um ótimo marketing de conteúdo. Confira!

Redes sociais

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para realizar um bom inbound marketing. Em algumas plataformas como Facebook e Instagram é possível postar imagens, vídeos, stories e virais que levam o nome da empresa e disponibilizam conteúdo relevante.

E o mais interessante de se utilizar redes sociais é a possibilidade de um compartilhamento rápido e massivo por parte dos usuários. Sem dúvidas é uma das ferramentas de inbound marketing mais versáteis e com mais resultado. Sua função é análoga e em muitas vezes até substitui a do Blog.

CRM

Hoje em dia é quase impossível ter um negócio sem apelar para o CRM. Os softwares de Customer Relationship Management, traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, são essenciais para manter uma empresa funcionando bem e em sintonia com seu público.

Com essa ferramenta também é possível criar um inbound marketing de qualidade, unindo e combinando todas as informações que um software desta categoria traz para sua empresa.

E-mail

E-mails nunca saíram de moda no ambiente corporativo, mesmo que não sejam mais o meio de comunicação digital favorito do público. Mas para fim de campanhas e criação de inbound marketing — em especial no ambiente B2B —, e-mails ainda são excelentes opções!

Esta forma de contato leva conteúdo relevante ao mesmo tempo que apresentam a empresa de forma orgânica e natural.

Canal no YouTube

A criação de vídeos é uma forte ferramenta de inbound marketing. Com eles é possível vincular sua marca a virais, vídeos relevantes, tutoriais e uma série de marketing inteligente, utilizando plataformas como o YouTube ou equivalentes como uma ótima forma de criar um inbound de qualidade.

Independente de qual ferramenta optar, não deixe de levar o inbound marketing para sua empresa e aproveitar desse método não invasivo de criar propaganda para seu negócio. Com certeza as estratégias bem planejadas de seu uso trarão frutíferos resultados.