Pequeno comércio: como começar e como aprimorar?
Está pensando em empreender? Que tal começar a pensar em seu pequeno comércio e em estratégias assertivas para que ele prospere em pouco tempo? A boa notícia para quem deseja começar empreender, é ter boas ideias, planejamento e estratégia bem elaboradas são essenciais seu negócio ser um sucesso.
Algumas pessoas ficam receosas de começar a empreender, pautadas no medo de não dar certo. E é para evitar esse pensamento que esse artigo vai te ajudar a dar os primeiros passos para começar essa empreitada.
Aqui você saberá os benefícios de ter algo seu, ideias para potencializar o empreendimento, além de orientações para encontrar os fornecedores certos para você. Confira todas as dicas e tire o plano do papel de ter um pequeno comércio, confira!
Devo começar um pequeno comércio?
A resposta é sim! Afinal, dar o primeiro passo é sempre o começo de tudo, especialmente para quem deseja ter o seu primeiro negócio.
Novos empreendimentos surgem com mais frequência no país, especialmente, depois da pandemia, onde muitas pessoas perderam sua principal fonte de renda e tiveram que se reinventar para levar o sustento para suas casas.
As áreas para começar o seu pequeno negócio são muitas, então a dica é olhar o mercado que deseja iniciar seus trabalhos, perceber o comportamento de seus concorrentes e, principalmente, o que os clientes desejam. Pois, é nesta necessidade que você deve criar a oferta que suprirá os anseios dos consumidores, o que faz com que você saia na frente.
Os benefícios de começar a empreender
Já parou para pensar que começar um pequeno negócio, apesar de todo o trabalho envolvido, pode te trazer diversos benefícios? Para te encorajar a tirar esse projeto do papel, selecionamos algumas das vantagens, confira.
- Trabalhar com o que gosta: Nem sempre a graduação traz felicidade, trabalhar em uma grande empresa e ter um bom salário também pode ser maçante, mas tirar o seu sustento daquilo que se gosta é muito gratificante. Uma das principais vantagens em empreender e ter o seu pequeno negócio é a possibilidade de se trabalhar com aquilo que gosta, pode tomar suas próprias decisões e conquistar consumidores por conta própria;
- Maior flexibilidade: Empreender te dá maior liberdade de organizar sua rotina de acordo com o que você precisa, dessa forma você consegue se orientar conforme o volume de trabalho, o que consegue e o que não em um determinado dia. Esse tipo de flexibilidade muitas vezes não é possível em locais de trabalho comuns. Onde a rotina exige que se chegue no horário, horas extras, reuniões fora de hora, além do deslocamento, que se distante da sua casa, é comum perder horas no trânsito;
- Promover mudanças: Já parou para pensar que o seu pequeno comércio pode promover mudanças para os consumidores? Porque se nas suas análises de mercado você consegue detectar a ineficiência de algum serviço ou a falta de algum produto que pode beneficiar o consumidor de alguma forma. E esse será o gancho perfeito para criar algo em cima dessa necessidade. Atendendo a uma demanda e se tornando pioneiro, o que irá proporcionar visibilidade ao seu negócio;
- Movimentação da renda local: investir em seu próprio negócio garante que você também potencialize a renda de seu bairro. Ou seja, isso significa que você será mais um a impulsionar a economia da sua cidade e do país com a sua força de trabalho;
- Novas oportunidades de emprego: Todo negócio começa pequeno, mas com o passar do tempo, seu tímido empreendimento poderá se tornar algo maior e nesse momento você precisará de mais pessoas para te ajudar com as demandas diárias. Dessa forma, novas oportunidades de emprego serão criadas, possibilitando que famílias levem o sustento para sua casa. Além de terem a oportunidade de aprender algo novo ou ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez, graças a uma oportunidade criada por você;
- Desenvolvimento de novas habilidades: Empreender proporciona a oportunidade de aprender novas habilidades, pois muito mais do que vender seu produto ou serviço também será necessário aprender a gerenciar um negócio, como finanças, liderança e administração. Além disso, o aprimoramento será sempre necessário, fazendo com que você esteja sempre em aprendizagem de coisas novas.
Seu pequeno comércio pode fazer a diferença, atender demandas, gerar oportunidades, trazer satisfação entre tantos outros benefícios. Pensar em cada um deles é necessário para tirar seu projeto do papel e transformá-lo em uma linda realidade, pense nisso.
Como aprimorar um pequeno comércio?
Para que seu pequeno comércio se desenvolva mais, é necessário que você invista sempre em hábitos e conhecimentos que potencializem o desenvolvimento do negócio, confira algumas opções e as considere na hora de traçar estratégias.
- Invista nas redes sociais: Cada vez mais as redes sociais ganham força, sendo uma excelente opção para quem deseja potencializar as vendas. Por isso, aprenda a criar um conteúdo de qualidade sobre seu negócio e transforme as redes em uma vitrine poderosa para seu pequeno comércio;
- Faça cursos de aperfeiçoamento: Mais do que só ter visibilidade e vender muito, é preciso se aperfeiçoar. Por isso, esteja sempre conectado às mudanças do mercado, especialmente de seu nicho, faça cursos, consuma conteúdos que agreguem o seu conhecimento e aplique em seu negócio, o que te ajudará a aumentar as vendas e os resultados;
- Ouça seus clientes: É claro que toda empresa possui suas estratégias, mas considerar ouvir seu público e se atentar ao que ele está precisando é um ponto importante para alavancar resultados. Porque se a sua empresa não atender às necessidades, outra empresa atenderá, por isso considere as amostragens e dados que comprovam que uma determinada demanda precisa ser suprida. Potencializando seu negócio, além de garantir a satisfação dos consumidores atendidos.
Com práticas assertivas, é possível colocar seu pequeno negócio em vantagem perante os concorrentes e sair na frente, alcançando metas e resultados no mercado.
5 tipos de ideias para pequeno comércio
Se você deseja montar seu pequeno negócio e ainda não sabe qual segmento de atuação escolher, não se preocupe! Existem diversas áreas disponíveis para você começar a empreender, confira as dicas.
- Artesanato: itens de decoração, acessórios, velas aromáticas, e itens de papelaria personalizada;
- Alimentação: sobremesas, refeições, encomendas de doces para festas e recepções, cestas de café da manhã, e bombons;
- Infoprodutos: e-books, cursos, consultorias e workshops;
- Reparos domésticos: Pintores, encanadores, eletricistas, bombeiros hidráulicos, pedreiros, marceneiros;
- Brechó online: Venda de roupas de segunda mão;
A dica é escolher algo que você tenha afinidade para que o entendimento do negócio seja mais fácil, o que fará com que você consiga dar início nesse projeto quanto antes.
Como encontrar fornecedores para pequeno comércio?
Ter fornecedores é fundamental para o bom funcionamento de seu pequeno negócio, porque eles serão os responsáveis por fornecer a matéria-prima que dará vida ao que você vende para seus consumidores.
Entre as principais dicas para encontrar bons fornecedores para seu pequeno negócio, estão:
- Fazer pesquisas online;
- Frequentar feiras e eventos de seu nicho de atuação;
- Conversar com outros empreendedores;
- Olhar a embalagem dos produtos e entrar em contato com os canais de atendimento;
- Buscar fornecedores locais.
Através dessas dicas você conseguirá escolher os fornecedores ideais para o seu negócio considerando os valores e a qualidade do que será oferecido.
Abrir um pequeno comércio pode ser uma alternativa para ter seu próprio negócio, trabalhando com o que se gosta e gerando renda para si e outras famílias. Considere o que será necessário e tire seu projeto do papel, você consegue!