Comprar Lista de Mailing: por que é uma péssima ideia?

Comprar Listas de Mailing por que é uma péssima ideia

No marketing atual se tornou comum a procura por uma lista de mailing, devido à eficiência do uso de e-mails para manter o contato com os clientes e converter vendas. Encontrar pessoas interessadas em seu negócio é uma tarefa árdua que todas as empresas encaram no cotidiano, por isso, ter uma ferramenta capaz de auxiliar nessa missão é essencial.

Caso você seja um veterano no marketing digital, certamente já se deparou com propostas com preços até sedutores de listas de contato para fazer seu negócio crescer. Essa prática, infelizmente, se trata de uma mentira e este texto vai te provar o motivo, além de apresentar a verdadeira forma de montar uma lista de mailing de qualidade.

O que é a lista de mailing?

Pode-se entender uma lista de mailing como um compilado de contatos de e-mail e outros dados de pessoas que possuem interesse nos negócios de sua companhia. Essas pessoas podem ser clientes e até mesmo empresas interessadas em parcerias, campanhas ou coisas do tipo.

Mas, por que o e-mail é o canal de comunicação no qual a lista de mailing tem interesse?

O que é a lista de mailing
Fonte/Reprodução: original

Bem, isso se dá devido ao grande número de pessoas que utilizam e-mail como canal de comunicação. Com mais de 4 bilhões de contas registradas, é válido assumir que quem sabe utilizar essa ferramenta faz o negócio crescer bastante.

A comunicação via e-mail é mais dinâmica e permite que a empresa contate muitos usuários em um único dia, por isso a preferência e a disputa por esse canal.

Para que serve a lista de mailing?

A lista de mailing tem como principal utilidade assegurar um público que possui interesse no seu negócio. Através dessa garantia, o seu time pode depositar energia em um núcleo com mais chances de converter conversas em vendas e, dessa forma, dinamizar o trabalho.

Com um bom uso dos canais de e-mail também é possível fidelizar um número maior de clientes, outro recurso bastante cobiçado pelos negócios atualmente.

A origem dessa prática se dá nos tempos mais antigos de comércio, quando pequenos vendedores criavam formas de guardar contatos dos clientes mais fiéis. Com essa possibilidade de interagir mais vezes com compradores, a empresa consegue manter um ritmo mais consistente de vendas e, consequentemente, cresce mais.

Métodos para se ter lista de mailing

Seguem, abaixo, alguns passos para obter uma lista de mailing com bastante qualidade. Essas dicas devem ser revisitadas sempre que possível, para avaliar a qualidade da lista e entender a melhor maneira de criá-la.

Tenha conhecimento do público

Como primeiro ponto, é válido dizer que conhecer o público é o passo inicial de toda lista de e-mails. É através desse conhecimento que sua equipe estará preparada para conversar com clientes, criar conteúdos interessantes e adaptar toda sua estratégia de vendas.

Para conhecer o público do seu negócio, além das várias ferramentas disponíveis pela internet, é necessário conhecer como sua própria empresa trabalha. Pode parecer óbvio e sem importância, mas com o exemplo seguinte a abordagem ficará clara.

Suponha que duas empresas, A e B, vendem componentes eletrônicos para computador. Ambas são renomadas no mercado e possuem uma qualidade na produção de componentes praticamente idênticas. Porém, nos estudos se observou que a empresa A possui o dobro de vendas da B, devido aos seus contatos. Por que isso ocorre?

O fato delas comercializarem o mesmo produto torna o público-alvo igual, correto? A verdade é que não podemos afirmar isso com certeza, uma vez que, apesar de venderem os mesmos itens, as empresas tem abordagens diferentes, locais diferentes, valores e outros aspectos próprios.

Seus valores e sua personalidade, após definidos, ajudarão também a identificar o público com quem ela conversará. Definir seu público garantirá que as estratégias de marketing, o que inclui a forma de criar o mailing list, serão mais assertivas.

Produza conteúdos de qualidade

A produção de bons conteúdos para seus clientes é indispensável, pois, isso gera valores importantes para uma venda, como confiança e profissionalismo.

Um ponto bastante comum que algumas empresas esquecem é de oferecer materiais gratuitos. Esses conteúdos podem solucionar o problema do cliente de maneira rápida e, dessa forma, gerar um vínculo entre ele e sua empresa. Para isso, você pode apostar em:

  • E-books;
  • Vídeos informativos curtos ou longos;
  • E-mails personalizados;
  • Imagens ou gráficos informativos.

A qualidade dos seus e-mails também depende da linha editorial. Basicamente ela é um guia que vai definir como os seus conteúdos devem ser criados e verificar a relevância deles para o cliente. Pense nisso como o esqueleto de seus e-mails.

Use de boas ferramentas tecnológicas

Por último, cabe um espaço para falar sobre como as ferramentas tecnológicas são capazes de acelerar o trabalho, deixá-lo mais dinâmico e eficiente. Já se perguntou como às vezes chegam e-mails tão bem customizados e bonitos. É através de ferramentas como:

  • Mailchimp;
  • Litmus;
  • LeadLovers;
  • Zoho;
  • CRM;
  • Lead Pages.

Vale dizer que muitas das ferramentas da lista possuem a característica de mensurar os resultados da campanha. Por isso, garanta também que sua equipe conheça a maneira correta de usar aquelas ferramentas para o trabalho a fim de dinamizá-lo com eficiência.

Por que é errado comprar lista de mailing?

Comprar uma lista de mailing já pronta de outra pessoa é um dos principais erros do marketing digital justamente pelo desconhecimento dos clientes. Ter vários e-mails reunidos não adianta de nada, caso esses e-mails não sejam de potenciais clientes que já demonstram interesse pelo que sua empresa oferece.

Por que é errado comprar lista de mailing
Fonte/Reprodução: original

Essa prática era bastante comum quando o marketing digital era uma coisa completamente nova e, por consequência, com poucos estudos haviam sido aprofundados em relação ao tema. Nos tempos atuais, percebe-se que a prática está quase extinta, por não ser funcional.

3 razões por que comprar uma lista de mailing é uma ideia ruim

Seguem agora mais alguns motivos para você não comprar listas de contatos já feitas. Basicamente, elas não levam em conta nenhuma das exigências apresentadas para uma boa lista e ficam reféns da sorte de cada vendedor.

No entanto, não confunda a compra de lista de mailing de baixa qualidade com outros serviços profissionais para selecionar contatos. Afinal, o acesso a dados de alta qualidade pode guiar sua empresa na construção de mailing lists assertivos e capazes de otimizar as vendas.

Esse é um dos vários serviços da Data Stone, que conta com uma experiência longa e um time bastante competente para o trabalho. Contatar essa empresa pode te ajudar a fugir de ciladas, como comprar listas engessadas que conterão os erros a seguir:

Desconhecimento do cliente

O desconhecimento do cliente, cujo contato sua empresa obteve, na maior parte dos casos o deixará bastante incomodado. As chances dele não querer receber suas mensagens após o primeiro e-mail são enormes, devido à inconveniência causada.

Esse erro é o mais comum justamente pelas listas de e-mail compradas não estudarem os perfis de clientes ideais para a empresa. Por isso que uma montagem de uma lista de mailing leva mais tempo e demanda pesquisa para encontrar pessoas interessadas e dispostas a consumir produtos de seu negócio.

Qualidade abaixo do necessário da lista

Pelo fato da lista obtida com a compra não ter sido organizada especialmente para o seu tipo de negócio, ela vai apresentar uma qualidade bem abaixo do esperado. Esse último tópico pode ser interpretado como consequência do anterior.

Portanto, você precisa tomar bastante cuidado com as propostas milagrosas de marketing, ainda muito comuns na atualidade. Mesmo com todos os benefícios que uma grande lista de contatos pode gerar, não confie em ofertas de listas já feitas.

Problemas com o sistema de e-mails

Por fim, os que compram listas de e-mails precisam lidar constantemente com problemas de SPAM e erros de entrega. Acontece que os servidores costumam proibir essa prática através de mecanismos de verificação para manter a sua reputação em dia, o que só prova que quantidade, sobretudo nesse caso, não supera a qualidade de um bom mailing list.

O texto mostrou para você todos os motivos para não adquirir uma lista de mailing sem um trabalho profissional e se definiu a importância dessa ferramenta nos negócios. Percebe-se o cuidado que é preciso tomar ao usar esse recurso para obter resultados positivos ao negócio.

Felizmente, a Data Stone pode ajudar de verdade! Com uma plataforma que usa tecnologia e é super prática de usar, a empresa especialista em dados possibilita que você crie listas assertivas com contatos de leads que já tem interesse pelo que você oferece. Procure a Data Stone e otimize as suas estratégias de contatos e vendas, com mailing de qualidade!