Lista de prospecção: o que é e quais as 3 dicas de como usar e vender mais

Lista de prospecção: o que é e quais as 3 dicas de como usar e vender mais

Uma boa lista de prospecção está entre uma das ferramentas mais úteis que uma empresa pode ter hoje. Afinal, o objetivo de toda empresa é expandir seus negócios enquanto realizam suas vendas para consumidores que querem e precisam do seu serviço ou produto – e esse é o principal benefício que as listas para prospecção trazem!

Além disso, essas listas são versáteis e podem ser utilizadas em diversos tipos de situações, além de integrar estratégias diferentes. Por isso, a Data Stone oferece listas completas de prospecção para sua empresa, prontas para serem adaptadas em diversas situações. Confira nossas principais dicas para vender mais por meio delas!

O que é uma Lista de prospecção?

Uma lista de prospecção é montada com os contatos de diversas outras empresas no mercado, pensada especialmente para o seu negócio. Ou seja, as empresas clientes da sua companhia se apresentam no mesmo nicho de atuação.

O que é uma Lista de prospecção?
Fonte/Reprodução: original.

Os contatos são selecionados conforme as características da sua empresa, e do público que ela quer, planeja ou costuma atender. Uma vez criada, ela é entregue para que você utilize como quiser, integrando em diversas estratégias de prospecção.

Já “prospecção” é o jargão corporativo para busca de novos consumidores, e a tentativa de selecionar os que melhores se encaixam em seu perfil de vendas.

Para que serve a Lista de prospecção?

A lista possibilita procurar os clientes que sua empresa precisa para vender e crescer. Elas são criadas mirando naqueles consumidores que ainda não tiveram contato com seu negócio, mas tem o perfil ideal para estar em sua lista de clientes.

‌Com ela é possível localizá-los, contatá-los e criar estratégias que miram uma abordagem com maiores chances de sucesso, em muitos casos até personalizada para conversões de vendas mais efetivas.

Quais os tipos de Lista de prospecção?

Existem basicamente dois tipos de listas de prospecção, que podem também ser encaradas como etapas uma das outras. No entanto, a depender do estágio que está sua lista, é possível que as estratégias adotadas e o tipo de benefícios retirados delas sejam bem diferentes. Confira os dois tipos:

Lista de prospecção Tradicional

A lista tradicional é feita para a empresa realizar uma abordagem com os contatos que estão presentes na lista, assim consiga negociar com os clientes e oferecer seus serviços e produtos.

Lista de prospecção para qualificação

A lista de prospecção já vem selecionada com os clientes que sua empresa precisa, que fazem mais sentido para o tipo de produto e serviço que oferece. No entanto, uma lista pode ser criada com o intuito não só de prospectar, mas qualificar.

Qualificar os clientes, ou leads, significa identificar quais entre aqueles contatos presentes na lista podem comprar imediatamente o que sua empresa está oferecendo. Muitos da lista até podem estar interessados, mas ainda não tem as condições financeiras para efetuar a compra e fechar o negócio, com a qualificação é possível identificar o grupo que pode comprar de imediato e focar neles.

Quais são os benefícios de uma Lista de prospecção?

‌Uma lista de prospecção como as emitidas pela Data Stone, oferecem uma série de benefícios para seu negócio. Agilidade, otimização, automatização, estudo e praticidade são alguns dos benefícios trazidos por uma lista bem feita. Conheça todos:

Efetividade

A lista te oferece os principais contatos para sua empresa realizar vendas. Essa é uma informação importante e essencial, uma vez que sua equipe de vendedores pode analisar cada contato separadamente para personalizar o atendimento, e assim aumentar a efetividade da abordagem.

Um atendimento personalizado tem chances de melhores conversões e de gerar bons negócios para sua empresa.

Eficiência da equipe

Só por não precisar realizar uma lista que pode ser encomendada na Data Stone, sua empresa ganha muito mais agilidade! A lista dos melhores clientes chegam até seu negócio de mão beijada, e a partir daí é só estudar, utilizar e prospectar os clientes, livrando sua equipe de vendas de realizar este trabalho e aumentando sua eficiência.

Segmentação

A Data Stone pode criar sua lista de prospecção dividindo os perfis de clientes com os mais diversos critérios, como localização geográfica, CNPJ e outras necessidades que sua empresa pode ter.

Basta entrar em contato com a empresa e solicitar esse serviço. A segmentação é ótima para criar estratégias a longo prazo e para entender com que tipo de cliente sua empresa irá lidar.

Com a segmentação é possível personalizar em larga escala a abordagem, criando atendimento para grupos distintos.

Expansão das vendas

Por fim, o benefício mais claro e talvez essencial das listas de prospecção, é a expansão dos negócios! Com elas sua empresa irá encontrar mais clientes, que seria muito difícil conseguir sem uma lista pronta.

O que devo considerar antes de usar uma Lista de prospecção?

O principal ponto a ser considerado antes de usar sua lista de prospecção é o que sua empresa busca comercialmente no momento. O lançamento de uma nova linha de produtos ou serviços? Se sim, para quem será orientada essa linha? E como será seu lançamento?

O que devo considerar antes de usar uma Lista de prospecção?
Fonte/Reprodução: original.

Tudo isso servirá como guia para o uso de sua lista que será muito mais saudável, efetivo e inteligente após realizar essas considerações.

Como a Data Stone pode me ajudar?

E se você busca por lista de prospecção completas, segmentadas e personalizada para seu negócio, então a Data Stone é a empresa que irá te atender!

A Data Stone fornece ótimas listas de prospecção para empresas dos mais diversos ramos, para que você possa abordar clientes com organização e eficiência. Estude o mercado com a Data Stone, e tenha a ferramenta ideal para conseguir vendas melhores e com maior volume. Basta acessar o site e contratar os serviços.

Quais os melhores horários para entrar em contato com a Lista de prospecção?

Você sabia que existem melhores horários para abordar os clientes que deseja prospectar? Caso não conheça, anote quais as horas mais adequadas:

  • Início do horário comercial: 8h às 9h;
  • Antes do horário de almoço: Final das 10h;
  • Fechando o horário comercial: 16h às 18h.

Esses são os melhores horários para entrar em contato com seus prospectos e realizar uma abordagem oferecendo seus produtos e serviços.

3 dicas para usar a Lista de prospecção e vender mais

Quer criar uma lista de prospecção com a Data Stone, mas ainda não sabe como? Venha entender as melhores formas de usar a lista, dicas que irão contribuir para você aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Integre em seus planos de marketing

Integre a lista em seus planos de marketing, em especial e-mail marketing, marketing de conteúdo entre outros tipos de propaganda. Entenda o que seu público gosta e precisa, então adapte suas campanhas para atendê-lo, esse tipo de estudo pode ser feito com a lista de prospecção.

E com a lista é fácil conseguir o contato desses mesmo clientes para enviar e-mails depois que terminar suas propagandas e campanhas!

Não deixe de personalizar

Não deixe de planejar com cuidado a abordagem personalizando o atendimento. Pense no que será dito, adapte a linguagem, estude o que seu cliente gosta e use como base para toda essa estratégia os dados fornecidos pela lista de prospecção. Seus resultados serão impressionantes!

Enriqueça seu banco de dados

Caso entre em contato com um prospect que não fechou negócio com sua empresa, principalmente o que desejou, mas no momento não tinha condições para isso, não descarte o contato!

Armazene em seu banco de dados, guarde esse contato para uma abordagem futura. Quem sabe em algumas semanas ou meses aquele cliente esteja em condições de finalmente fechar negócio.

Com essas dicas sua empresa irá conseguir clientes com maior facilidade e converter muitas vendas com a lista de prospecção. Tenha agora mesmo uma lista completa com a Data Stone e veja todos os benefícios!