API financeira: saiba para que serve e quais são os 8 benefícios de se usar

API financeira: saiba para que serve e quais são os 8 benefícios de se usar

Uma API financeira é um grande facilitador para qualquer empresa no mercado! Desde varejistas a até empresas de crédito e os mais variados tipos de negócio foram impactados pela popularização das APIs – o que só confirma que o modelo de negócio trazido por esses softwares veio mudar para sempre a relação da empresa com o público!

Os serviços que uma vez estavam limitados a grandes empresas financeiras, em especial bancos tradicionais no mercado, hoje por conta da presença das APIs podem ser oferecidos por qualquer empresa. Esses serviços aumentam o leque de benefícios oferecidos pelo seu negócio, fidelizam o cliente e são preponderantes para atrair novos consumidores. Entenda mais sobre as APIs com a Data Stone!

O que é uma API financeira?

A Interface de Programação de Aplicativo – Application Programming Interface -, ou simplesmente API, são aplicativos ou mecanismos de software que permitem a comunicação entre duas partes de serviços digitais, aplicações ou mesmo empresas diferentes. Quando há dois serviços digitais que inicialmente não se comunicam e nem trabalham juntos, uma API vem para uni-los. 

Geralmente, APIs são aplicadas entre dois serviços de empresas diferentes e funcionam de acordo com contratos bem definidos, que prezam pelo benefício das duas partes e também estruturam a comunicação. Sem lesar qualquer um dos outros serviços, e respeitando seus limites e atribuições. 

O que é uma API financeira?
Fonte/Reprodução: original.

Uma API pode ser feita tanto sob medida, para atender uma empresa específica, ou para ser adequada a diversas empresas que necessitam do mesmo tipo de serviço. Este segundo caso é onde se encontram as APIs financeiras. Elas são definidas como um ou mais procedimentos de programação que criam essa conexão entre duas funções. 

No caso, essa conexão serve para comunicar dados financeiros relevantes, possibilitando assim ofertas de produtos ou até mesmo serviços financeiros facilitados – como o pagamento de contas e descontos. Com isso, o mercado consegue promover ainda mais facilidades para o grande público e impactar diretamente a sua economia no dia a dia. 

Qual o objetivo da API financeira?

‌O objetivo de uma API financeira é realizar a comunicação de diversas informações e dados entre dois setores completamente diferentes. Esses setores, que normalmente são alheios um ao outro, recebem por meio da API informações relevantes que serão utilizadas para aumentar o número de serviços disponibilizados para a empresa e seu público. As principais informações são: 

  • Histórico de transações financeiras que o consumidor realizou com aquela empresa;
  • Possíveis seguros contratados;
  • Dados de investimentos;
  • Operações cambiais, quando públicas; 
  • Histórico de crédito no mercado. 

Todas essas informações podem ser compartilhadas por uma API sob autorização do usuário e com isso o número de dados que a empresa tem para trabalhar – e também aquilo que a mesma pode oferecer – são ampliados. Ao utilizar com outras tecnologias, as APIs financeiras trazem vantagens para sua empresa e também proteção em seu dia a dia. 

A tecnologia vem trazendo esta e muitas outras vantagens para as empresas. Como mencionamos, uma API financeira pode ser utilizada para enriquecer seus dados e, assim, tornar seu negócio mais capaz de administrar suas atividades e produções, além de investir no mercado e no público certo. 

As ferramentas para esse tipo de serviço são bastante diversificadas e não é só de APIs financeiras que sua empresa precisa depender. Além delas, existem plataformas dedicadas a prestar auxílio de dados relevantes para seu negócio, como a Stone Station, uma plataforma oferecida pela Data Stone que pode auxiliar no seu dia a dia. Se quiser conhecer mais benefícios, clique aqui e veja como a ferramenta pode ser fundamental para sua empresa. 

Como posso usar uma API financeira no meu negócio?

Se você é uma empresa do varejo e procura por uma forma fácil e eficaz de fidelizar clientes, então a API financeira é uma ótima estratégia. As APIs permitem a integração de sistemas utilizados na empresa em outros serviços, compartilhando informações que não poderiam ser compartilhadas sem a tecnologia.

Por exemplo, suponhamos que sua empresa venda serviços de limpeza para outras companhias. Com uma API financeira, é possível vender esses serviços e prometer um cashback extra ao cliente, que poderá ser gasto em “lojas parceiras”. No entanto, para que esses créditos valham alguma coisa fora da sua empresa, é necessário uma API que realiza essa comunicação. 

Como posso usar uma API financeira no meu negócio?
Fonte/Reprodução: original.

Em muitos casos, as APIs suprem a necessidade de ter um benefício para seu público e, como qualquer benefício, deve ser pensado antes de ser oferecido. Se a empresa quer conhecer mais sobre o mercado e seus próprios clientes, utilizar serviços de enriquecimento de dados é essencial.

Esse serviço é disponibilizado pela Data Stone, onde você pode filtrar por dados específicos sobre o mercado, segmentando uma lista completa para prospectar, abordar e vender. Uma excelente facilidade para seu negócio integrar as melhores APIs no mercado e garantir a fidelização. Clique aqui e conheça mais!

Quais são os tipos de API financeira?

Para entender melhor como funcionam as APIs financeiras, é preciso entender melhor quais são elas, afinal, cada API funciona de um modo diferente e é possível dividi-las em categorias diferentes que irão te auxiliar a escolher qual a melhor para sua empresa, ou as melhores. 

Sem dúvidas a API financeira trouxe mais equilíbrio para o mundo empresarial, tornando mais fácil a competição entre empresas e, pela primeira vez, permitindo que pequenos empreendedores se desvinculem de grandes bancos. Ter parceiros mais próximos de você, como fintechs, nunca foi tão fácil, portanto, conheça os diferentes tipos de APIs deste tipo. 

API para banco digital

As APIs para banco digital, como o nome sugere, possibilita que empresas criem fidelizações ou até mesmo soluções financeiras em parceria com bancos digitais. Os bancos digitais crescem cada vez mais e, para as empresas, muitas vezes a diversificação de seus serviços é mais interessante do que o vínculo com grandes bancos tradicionais. 

Com esse tipo de parceria, é possível que uma empresa crie cartões pré-pagos, cashback que vai direto pra conta ou até mesmo uma fintech que atende somente sua empresa. A marca iFood, por exemplo, criou seu próprio banco para seus clientes que vendem utilizando o sistema do aplicativo e essa criação só foi possível por conta da API. 

API de pagamento

As APIs de pagamento otimizam o processo de pagamento de contas, crediários, boletos e outras compras que os clientes podem fazer em sua empresa. Esse serviço aposta na automatização, tornando o pagamento mais rápido e agilizando todas as etapas que deveriam ser feitas manualmente.

Por exemplo, essas APIs oferecem mais formas de pagamento como o boleto com código de barras ou código PIX, que precisam ser apenas lidos e, com eles, sua conta está paga.  Oferecer um sistema de pagamento mais flexível para seus clientes é ótimo, um bom diferencial e uma forma de evitar inadimplentes.

8 benefícios da API financeira

Ao longo do texto, já tocamos em alguns pontos que justificam a integração de uma API financeira em seu negócio. Porém, para tornar o assunto mais claro, separamos nada menos do que 8 motivos para você passar a utilizar APIs em seu negócio. Veja como é vantajoso o uso dessas ferramentas! 

  • Fidelização do cliente: O uso da API permite que o leque de benefícios e vantagens que sua empresa oferece, aumente. Com isso, a fidelização dos clientes é favorecida; 
  • Análises de crédito: Uma boa API financeira pode gerar análises de crédito, buscando favorecer clientes que irão gerar ótimos negócios para sua empresa, evitando os inadimplentes. Se você busca uma ferramenta dessa natureza que forneça dados atuais e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, então a Stone Station da Data Stone é a solução para seu negócio; 
  • Prevenção de fraudes: A API financeira quando utilizada por um bom banco ou fintech protege sua empresa de fraudes, transações suspeitas e até mesmo golpistas; 
  • Pagamentos mais fáceis: Sua empresa pode não ter a tecnologia necessária para receber pagamentos em diversos meios, como PIX ou boletos. Mas a API financeira permite esse serviço; 
  • Aumento das vendas: Com o aumento dos meios de pagamentos, sua empresa pode buscar mais potenciais clientes no mercado, que costumam utilizar apenas um método de pagamento; 
  • Redução de custos: Pelo fato de se ligar a outras empresas e tecnologias, é muito mais fácil reduzir custos. Afinal, muitos serviços prestados serão realizados por outras empresas; 
  • Maior segurança: Existem APIs de token que geram senhas específicas, com códigos individuais que geram mais seguranças para suas operações; 
  • Parcerias no mercado: Uma API financeira permite que sua empresa se comunique com fintechs, bancos e bancos digitais com maior facilidade. Com isso, é muito mais fácil conseguir parcerias interessantes, sobretudo que impactam a experiência dos seus clientes. 

Todos esses benefícios podem ser conquistados com uma API financeira. Esses mecanismos tecnológicos permitem tantos serviços, atualizações, funções e atividades para a empresa e seus clientes que não é exagero citar que elas mudaram a forma como vemos o mercado. 

Por isso, independente do ramo da sua empresa, vale a pena buscar uma API que faça sentido para você. Integrando mais funções para sua companhia e fornecendo aquilo que seus consumidores buscam e precisam no mercado. As APIs certamente farão a diferença em seu negócio!