Vantagens da segmentação de listas para vendas B2B
A segmentação de listas está entre uma das ferramentas mais ricas e interessantes de se utilizar para conseguir mais clientes. Essas listas nada mais são do que um catálogo de clientes disponível para que sua empresa possa prospectar e abordar cada contato e são ótimas se você quer mais praticidade e agilidade ao time de vendas.
No entanto, essa lista pode ser ainda mais otimizada se segmentada. A segmentação é uma forma de dividir esses clientes em nichos específicos, o que melhora o desempenho da equipe de vendas e marketing na hora de criar suas estratégias, pois permitem mais adaptação e personalização de conteúdo. Se uma boa lista de clientes já era útil para seu negócio, uma lista segmentada traz muito mais benefícios.
O que é a segmentação de listas no B2B?
Faz parte das estratégias de vendas a segmentação de listas B2B para seu negócio. Essa segmentação divide uma lista B2B entre categorias que agrupam clientes com características em comum. Com essa lista cada um dos seus contatos pode ser observado de modo mais inteligente, o que permite personalização na abordagem.
No mercado digital, a segmentação de mercado se tornou uma ferramenta poderosa. Quando se há tanta demanda quanto existe hoje, quanto mais categorizada a perspectiva, mais fácil é para personalizar suas estratégias de como lidar com os diferentes clientes e desafios. Prospectar, abordar e qualificar clientes nunca foi tão fácil quanto com uma lista segmentada.
Quais são as vantagens da segmentação de lista para o B2B?
Existem diversas vantagens no uso da segmentação de listas, um recurso que qualquer empresa deve utilizar e abusar no mercado. Essa segmentação é o que aumenta a eficiência da lista, que por si só já é um tremendo benefício para qualquer profissional, e permite usos mais inteligentes. Entre as vantagens citamos:
- Perspectiva mais detalhada do mercado;
- Personalização na abordagem;
- Melhoria no processo de vendas;
- Personalização do serviço oferecido.
Essas são algumas das vantagens de utilizar a segmentação de listas em sua empresa. Com a segmentação você não precisa mais criar abordagens individuais, mas sim um roteiro de vendas eficaz para cada grupo que será abordado, o que permite muito mais praticidade de lidar com seus clientes e agilidade para toda equipe. Veja abaixo como combiná-las em suas estratégias.
Perspectiva detalhada do mercado
Com uma lista segmentada você encara o mercado de maneira detalhada, onde cada cliente pertence a um grupo específico, o que aumenta muito mais seu horizonte de possibilidades. É possível formular estratégias diferentes, campanhas de marketing distintas e até mesmo produtos e serviços personalizados com essa perspectiva.
Personalização na abordagem
Esta é, talvez, a maior vantagem de utilizar segmentação de listas de clientes. Com a segmentação é possível criar roteiros de abordagem personalizados para um público específico, segundo os critérios pelo qual aquele grupo em especial de potenciais consumidores foi classificado. É muita praticidade!
Melhora o processo de vendas
E por falar em praticidade, o processo de vendas como um todo é aprimorado e melhorado com a segmentação de lista. Este recurso quando bem aplicado torna todo o processo de vender mais ágil, rápido e facilitado para seu negócio. Principalmente na adaptação de um funil de vendas específico para cada segmento.
Personalização dos serviços oferecidos
Este é mais um benefício incrível que a segmentação traz. Ao verificar como seus clientes são distribuídos no mercado, é muito mais fácil criar produtos que atendam de maneira específica suas necessidades, dores e carências. Basta estudar os segmentos e nichos nos quais seus consumidores podem se dividir.
Essas vantagens são incríveis, no entanto, para aproveitá-las é primordial contar com um parceiro de peso na criação de listas segmentadas. Por sorte, a Data Stone é uma empresa referência no nicho! A Data Stone trabalha com a formulação de listas de contatos B2B, que são específicas para atender seu negócio.
Mais do que isso, com a Data Ston,e é possível segmentar essa lista aplicando filtros especiais que tornam esses contatos organizados por uma série de critérios. A partir daí, basta estudá-los de maneira isolada para planejar suas estratégias de mercado, marketing e abordagem! Acesse a página da empresa e descubra mais sobre seus serviços.
Critérios para fazer segmentação de listas nas vendas B2B
Falamos bastante sobre como a segmentação de listas é importante para seu negócio, no entanto, pouco falamos dos critérios de segmentação, as divisões propriamente ditas que interferem nessa lista. Essas categorias de clientes são a essência da segmentação e é o que faz deste tipo de lista tão interessante para sua empresa.
Veja abaixo quais são esses critérios que tornarão sua rotina de vendas muito mais dinâmica, ágil e prática. Com esses segmentos prepare-se para vender como nunca em sua companhia e conseguir resultados impressionantes!
Localização
A localização é um segmento clássico. Saber onde estão seus clientes é fundamental para o resultado de suas ações de marketing e abordagem. Aliás, muitos produtos mudam completamente de dinâmica se a localização do cliente for alterada. Portanto, esse é um filtro sem igual para segmentos B2B.
Tamanho
O tamanho é mais uma categoria de segmentos importante. Entender qual o tamanho do seu cliente permite que os serviços oferecidos sejam sob medida para seu negócio. Empresas de tamanhos diferentes contam com necessidades diferentes, por isso é fundamental conhecer o porte dos seus clientes.
Nicho de atuação
A depender do tipo de serviço e produto que sua empresa oferece, o nicho de atuação também é fundamental não só na hora da sua prestação, como também no momento de ofertá-lo. Uma empresa de têxtil necessita de um serviço jurídico de uma categoria, já uma empresa de jornalismo outra totalmente diferente. Este é só um exemplo de como o nicho de atuação é importante.
Número de filiais e funcionários
O número de filiais e colaboradores também é fundamental para conseguir adequar o roteiro de abordagem e o serviço oferecido. Com essa informação disponível é muito mais tranquilo oferecer o serviço ideal para a empresa que satisfaça suas necessidades de maneira mais completa possível. Esses filtros estão disponíveis no site da Data Stone no momento em que criar a sua lista!
Faturamento
O faturamento altera toda a oferta que sua empresa realiza para o cliente. Não só naquilo que é oferecido, afinal, uma empresa com baixo faturamento provavelmente não irá querer gastar muito, mas também na qualificação. A qualificação busca entender quais são os clientes com maior potencial de compra hoje, o que é muito impactado pelo faturamento baixo.
Investimento
O investimento é mais uma segmentação de listas capaz de mostrar mais sobre a empresa, em especial sobre seu porte. Entender quais são seus investimentos permite uma abordagem mais inteligente de vendas, capaz de se adaptar à realidade financeira do cliente e com isso conquistá-lo de maneira definitiva.
Segmentação de listas na Data Stone: como realizar?
Como dito, se você quer investir na segmentação de listas, então a Data Stone é o lugar certo para você! E para conseguir essa segmentação, basta acessar o site e buscar pela opção “Peça Uma Demonstração”, após clicar no botão um formulário para entrar em contato com um especialista do time será aberto.
No entanto, se você já está convencido de que quer de fato a segmentação de listas para sua empresa, então pode clicar diretamente no número disponibilizado pela empresa, onde uma aba para o WhatsApp será aberta. Lá você pode contratar diretamente os serviços que deseja e basta mencionar os filtros de segmentação que quer aplicar.
Você também pode chamar o número acima no aplicativo de mensagens, bastando salvar o contato 011 3336-3333. Com isso você terá finalmente a lista segmentada que tanto precisa para enriquecer suas estratégias de venda! Converta negócios com mais objetividade, invista na ferramenta e tenha um recurso poderoso em mãos.