Confira as 15 tendências de marketing B2B para 2024

Confira as 15 tendências de marketing B2B para 2024

Saber quais são as tendências de marketing B2B para 2024 é uma tarefa indispensável pelas empresas do mercado que desejam melhorar a eficácia de suas estratégias. Por serem negócios mais complexos, as estratégias precisam ser pensadas com maiores cuidados para poderem trazer os resultados desejados.

No entanto, com tantas mudanças ocorrendo diariamente no mercado B2B, percebe-se a dificuldade desses empreendimentos em compreender como utilizar tais tendências. Para te ajudar nesta caminhada, nós da Data Stone nos comprometemos em mostrar de maneira simples as 15 melhores tendências de marketing B2B para 2024! 

Como preparar meu negócio para as tendências de marketing B2B para 2024?

A preparação de seu negócio para as tendências de marketing B2B para 2024 depende totalmente do bom planejamento. Geralmente, a criação desse recurso costuma ocorrer tempos antes de iniciar o próximo ano de atuação a fim de garantir um norteamento das ações do negócio.

Como preparar meu negócio para as tendências de marketing B2B para 2024?
Fonte/Reprodução: original.

Através dele, é possível estipular objetivos e metas interessantes que apresentam maiores chances de gerar o crescimento necessário para o seu empreendimento manter a influência desejada. Para criar esse planejamento, é importante:

  • Definir objetivos e metas interessantes para o negócio naquele período;
  • Ter a persona do seu negócio bem definida;
  • Saber os valores de sua empresa;
  • Organizar os orçamentos para os setores do negócio;
  • Utilizar os dados para a tomada de decisões.

Após a montagem desse plano, você será capaz de conferir quais são as tendências de marketing B2B para 2024 que mais se encaixam com ele. Garanta que todas as lideranças do negócio tenham acesso ao plano e monitore se os colaboradores estão agindo de acordo com o planejamento.  

Quais as 15 tendências de marketing B2B para 2024

Todos que buscam as tendências de marketing B2B para 2024 estão interessados sobre os caminhos que possuem maiores chances de sucesso para o negócio. Por ser um mercado em constante expansão, não é fácil escolher um caminho, visto a possibilidade de unir diversos pontos.

Por conta disso, separamos as 15 tendências que com certeza farão a diferença no mercado B2B não só em 2024, mas também em todos os próximos anos. Todos os itens escolhidos se baseiam no quanto as estratégias podem colaborar com seu empreendimento no longo prazo e o grau de contribuição que elas oferecem aos setores do negócio.

Podcast

O podcast é uma das tendências de marketing B2B para 2024 mais interessantes justamente por resolver uma das principais dores desses negócios: o engajamento. O formato do podcast permite que diversos profissionais contem experiências e histórias.

Caso a transmissão seja ao vivo, os telespectadores podem mandar perguntas para os entrevistados e, dessa forma, gerar um momento de engajamento. Conforme o podcast crescer, os dados de engajamento também sofrerão o mesmo aumento.

Comunidades B2B de Nicho

As comunidades B2B de nicho são grandes tendências de marketing B2B para 2024 por conta da quantidade de usuários interessados no assunto de seu negócio reunidos em um só local. Com a devida busca e uso de estratégias adequadas, é possível formar uma grande massa de público engajado no canal com maiores chances de negociar com sua empresa!

Capacitação

Oferecer capacitação é uma estratégia muito conhecida pelos empreendimentos mais veteranos. No entanto, ela ainda é uma oportunidade de colaborar com a formação intelectual de seus clientes e, consequentemente, formar mais autoridade para a sua empresa.

Experiência em compras

Aplicar na experiência de compra do cliente é uma tendência extremamente importante por fornecer a possibilidade do cliente interagir bem com a empresa no momento da obtenção do produto comercializado. Através dessa satisfação, as chances dele negociar novamente com a empresa e ser consequentemente fidelizado são muito grandes.

A importância de clientes fidelizados é amplamente conhecida principalmente pelo mercado B2B, já que garante resultados mais previsíveis e melhores. Portanto, tente oferecer ao cliente a melhora na experiência de compras em todos os canais utilizados pelo negócio a fim de maximizar os resultados.

Uso de inteligência artificial

O uso de inteligência artificial (IA) é um grande destaque dos últimos tempos, já que sua proposta é a de acelerar e automatizar diversas tarefas de maneira rápida e prática. Além de oferecer recursos para atendimento rápido, a IA pode explorar diversos dados com o objetivo de identificar padrões, tendências e outras questões essenciais para as campanhas dos negócios.

A grande quantidade de informações que a IA consegue processar e organizar é muito importante para os negócios. Portanto, garanta que sua equipe esteja capacitada para utilizar a tecnologia a fim de colher os melhores resultados ao seu empreendimento!

Live Commerce

O Live Commerce é um formato muito interessante que une o processo de vendas com transmissões ao vivo. Pelo fato da estratégia ter como destaque o fator humano, observa-se o aumento de chances dos clientes obterem o que é anunciado devido à maior interatividade. 

Otimizar SEO

A otimização de SEO se destaca por colocar o seu negócio nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Apesar dessa estratégia para o marketing B2B ser mais complexa devido a maior dificuldade nos funis de vendas e maior duração do processo de vendas, a tática consegue reduzir muitos problemas encarados pelas empresas.

Isso acontece devido à maior visibilidade proporcionada pelas práticas de SEO. Com a melhora nas taxas de ranqueamento, é possível observar uma melhora bem considerável da performance do negócio em todos os passos necessários para a concretização de vendas.

Análise de dados

A análise de dados é uma tendência que sempre esteve presente, e para 2024 ela promete ser uma das estratégias mais promissoras. Isso acontece, pois essa prática é a responsável por avaliar o funcionamento das ações do negócio e, por isso, é um dos primeiros avisos de possíveis mudanças ou indicar investimentos necessários.

Logo, conseguir extrair informações dos dados do seu negócio será responsável por gerar uma melhoria gigantesca na qualidade das estratégias do empreendimento. Tome bastante cuidado com a interpretação dessas informações através de revisões e discussões com as lideranças de seu negócio para a formação de um conhecimento mais sólido.

Marketing de influência

Tão importante como analisar os dados é manter a relevância de seu negócio, tarefa esta que pode ser realizada com o marketing de influência. Basicamente esta prática utiliza o público engajado de um produtor de conteúdo para divulgar o seu negócio.

Contar com esse tipo de estratégia fornece benefícios muito cobiçados nos negócios como maior número de clientes, aumento de vendas e melhora de engajamento. Dessa forma, além de melhorar os resultados da sua empresa, há uma melhora na forma que seu público a enxerga.

GA4

O Google Analytics 4 é uma ferramenta disponibilizada pelo Google capaz de coletar uma série de dados importantes para verificar a eficiência de seu site. As informações que os negócios mais costumam buscar são números de conversões, páginas visitadas e origem dos usuários que visitam o site.

Além de registrar todos esses dados, o GA4 consegue montar relatórios inteligentes e extremamente simples de serem compreendidos. Por conta disso, a ferramenta é uma grande tendência de marketing B2B para 2024 por fornecer as informações necessárias para uma tomada de decisões mais precisa. 

Experiência com usuário

A experiência com usuário, por sua vez, tem o objetivo de compreender quais são os conteúdos que possuem maiores chances de renderem os melhores resultados ao negócio. Portanto, é indispensável compreender os modelos de maior preferência dos usuários de seu empreendimento juntamente com a escolha de conteúdo que traga maior valor aos espectadores.

CRM

O CRM é uma ferramenta que sempre foi capaz de agilizar diversos processos relacionados ao tratamento do cliente e adequação de atividades aos colaboradores. Como o ano de 2024 pede bastante velocidade e eficiência, o CRM se destaca por ser de uso simples e acessível para diversos negócios.

Omnichannel

O omnichannel consiste em integrar vários canais de comunicação com a ideia de melhorar a experiência do cliente com atendimento, compras e outras etapas importantes de interação com a empresa.

Cabe comentar que para o uso dessa tendência com melhor eficiência, você pode responsabilizar mais de um departamento para a etapa de compras. Utilizar a análise de dados durante a aplicação dessa estratégia também é interessante para garantir mais segurança e qualidade na execução.

Fluxo de e-mail marketing

Utilizar bons fluxos de e-mail marketing garante tanto uma boa comunicação com os leads de um negócio como também permite que o empreendimento personalize a comunicação com os contatos. 

Pelo fato do e-mail ainda ser uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários, essa tendência continua muito forte no marketing B2B para 2024. Recomendamos fortemente que o seu negócio invista na produção de conteúdo relevante para usar essa estratégia da melhor forma possível.

Gerar leads

Por último, a geração de leads se trata do processo de converter usuários em potenciais clientes para a sua empresa. No mercado B2B, isso é extremamente importante para aumentar as chances de oportunidades mais claras de negócio, já que ocorre a nutrição de leads através de conteúdos relevantes que o incentivem a fechar compras com sua empresa.

Como você pode perceber, gerar leads é um processo que exige muito cuidado e, simultaneamente, experiência no mercado. A fim de facilitar o seu caminho na formação de leads, pode contar com o serviço de mailing list da Data Stone. Através de nossa competência para tratar os dados, somos capazes de encontrar os melhores clientes para a sua empresa. Confira mais sobre esse serviço promissor em nosso site!

Quais erros evitar no marketing B2B em 2024?

No decorrer dos anos em que o marketing B2B ganhou mais destaque, observa-se uma série de erros que ocorrem com certa constância. Além de comprometerem a qualidade dos negócios, essas falhas costumam exigir alteração do planejamento de marketing, demandando assim mais energia de sua equipe. 

Quais erros evitar no marketing B2B em 2024?
Fonte/Reprodução: original.

A fim de mostrar o cenário, construímos uma lista com os erros mais prejudiciais e que ocorrem com mais frequência no marketing B2B e que devem ser evitados. Caso perceba algum deles em seu empreendimento, foque imediatamente em solucioná-lo para começar bem o ano de 2024:

  • Utilizar estratégias ultrapassadas;
  • Não definir estratégias claras;
  • Não conhecer o público-alvo;
  • Falta de postagens constantes nas redes sociais;
  • Ausência de uma metodologia de vendas.

Um destaque precisa ser feito para as estratégias ultrapassadas, já que é o erro mais comum dos negócios B2B por não conhecerem as mudanças do mercado. No mais, todas as outras podem ser solucionadas através da produção de um bom planejamento para o negócio e cuidados com a realização dos trabalhos do negócio.

Quais os benefícios de se planejar para as tendências de marketing B2B para 2024?

Planejar o seu negócio de acordo com as tendências de marketing B2B para 2024 apresentadas vai garantir que o empreendimento esteja atualizado e capaz de cumprir com os desafios do próximo ano.

Garantir práticas eficientes e atuais em um novo ano é o desejo de qualquer empresa que precisa melhorar seus resultados. Logo, para mostrar a dimensão das tendências que apresentamos, confira os benefícios de escolhê-las para o seu empreendimento:

  • Obtenção de novos clientes;
  • Aumento do lucro;
  • Diversificação dos canais de comunicação do seu empreendimento;
  • Fidelização de clientes;
  • Maior visibilidade;
  • Aumento de parcerias;
  • Otimização das tarefas

Mesmo que muitos negócios busquem as tendências com interesse inicial somente na primeira e segunda vantagem, é interessante se atentar às consequências dos outros benefícios listados. A diversificação dos canais de comunicação, por exemplo, traz a possibilidade de seu negócio atuar em locais diferentes, conquistando mais público e, consequentemente, clientes.

Através de todas as tendências de marketing B2B para 2024 que apresentamos, o seu negócio pode se preparar sem receios. Por conta da grande quantidade de variáveis que virá no próximo período, é importante estar cercado tanto de serviços como de conteúdos de qualidade.

Caso tenha interesse em começar o próximo ano com esses dois itens, confira os serviços oferecidos pela Data Stone e que buscam proporcionar os melhores resultados possíveis para a sua empresa. Junto a isso, continue atento ao nosso blog para preparar a sua bagagem intelectual e estar devidamente munido de soluções para o mercado tão competitivo do próximo ano!