O Papel da Mailing List na Construção de Relacionamentos Duradouros com Clientes
Um mailing list tem um papel fundamental nas vendas, marketing e na criação de laços com os clientes durante toda a sua venda, negociação ou quiçá sua vida de comprador caso seja fidelizado pela empresa. Por conta da sua versatilidade e capacidade de se adaptar às mais diversas situações, o mailing é uma estratégia tradicional e ainda muito utilizada.
Sobre o uso de e-mails na hora de se comunicar com os leads, os dados sobre sua eficiência são claros. Mais de 12 milhões de empresas utilizam o mailing para disparar conteúdo de promoções para seus clientes e a mesma plataforma pode ser usada para criar um relacionamento com os prospects, esforço que certamente será recompensado em maiores conversões, fidelização de clientes e vendas que são mais fáceis de fechar.
O poder da segmentação com a Mailing List
O segredo para criar uma boa relação com seus clientes através do mailing list é a segmentação, que é um recurso poderoso capaz de agrupar os leads que serão alvo de sua campanha. Mensagens, por meio da segmentação, podem ser enviadas em massa ao mesmo tempo que são personalizadas.
Cada grupo segmentado tem suas características, aspectos e outros elementos listados e destacados pela equipe de vendas e marketing. Uma vez que são notados esses detalhes, os prospects são agrupados segundo suas semelhanças, o que permite que a empresa leve em consideração esses detalhes e personalize suas mensagens. Ao mesmo tempo, é possível atingir vários leads ao mesmo tempo com mensagens personalizadas via mailing.
Principais ferramentas para a Mailing List
A principal ferramenta para o mailing list é o envio de mala direta, um recurso que permite que uma mesma mensagem seja enviada para vários leads ao mesmo tempo. Mas a mensagem enviada não é literalmente a mesma, o nome e sobrenome dos destinatários são personalizados automaticamente.
Este recurso está presente em boa parte das plataformas de e-mail e é a melhor forma de iniciar um relacionamento com seus clientes. No entanto, para conseguir realizá-lo é fundamental ter os contatos e e-mails corporativos dos seus prospects e sem o serviço da plataforma Stone Station você não tem a segmentação necessária para sua mailing list.
Contatos com estas qualidades são oferecidos pela Data Stone, o que permite sua empresa conseguir ampliar suas vendas, conseguir negociações com mais facilidade e converter leads em clientes reais. É uma forma eficiente e prática de crescer e aumentar a autoridade de sua marca no seu negócio e nicho.
Técnicas para garantir um relacionamento duradouro
Com os dados oferecidos pela Data Stone é possível não só vender mais, mas usar técnicas para conseguir se relacionar melhor com seus clientes. Inclusive na criação de uma comunidade, o que é possível criar com o uso de mailing list e engajar os clientes durante e depois das vendas.
As técnicas que podem engajar os clientes podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades, público alvo e preferência dos profissionais e colaboradores. Veja quais são e o caminho ideal para aplicá-las em seu negócio.
Newsletter
O sistema de Newsletter é um dos mais interessantes para engajar leads e torná-los fiéis à sua marca. Neste sistema, os prospects recebem em seu e-mail mensagens periódicas que podem ser marketing de conteúdo, informes sobre novos produtos e serviços, atualizações sobre a empresa ou simples dicas.
Para negócios que trabalham com áreas mais gerais, como uma empresa de saúde, por exemplo, é possível disparar mensagens sobre saúde e mais sobre o setor. É uma forma que suporta dinamismo e é versátil para conseguir impactar os clientes, vale a pena ser utilizada.
Conteúdos informativos
Se sua empresa só deseja criar conteúdo sem necessariamente se comprometer com uma periodicidade, então é possível disparar mensagens com conteúdo informativo. Esta é a área que mais conversa com o marketing de conteúdo em geral e oferece para seus clientes mais informações sobre a área de atuação da empresa.
É importante notar que este conteúdo deve ser o mais próximo possível do que sua empresa produz e realiza no mercado, para não haver desconexão entre o material de assunto e aquilo que é realmente oferecido pelo negócio. Estude bem os assuntos que serão abordados antes de iniciar essas atividades.
Conteúdos exclusivos
Usar o mailing list para disparar conteúdo exclusivo é uma forma muito inteligente de aplicação da estratégia. Durante este serviço você seleciona contatos que desejam este conteúdo exclusivo e produz algo mais elaborado para seu público. É uma forma de intensificar a prospecção e criar um sentimento mais forte de comunidade.
Esta é, sem dúvidas, uma das melhores formas de conseguir a atenção do cliente e se relacionar com ele. Neste conteúdo exclusivo é possível manter uma conversa franca e íntima com cada um dos leads e prepará-lo para passar para as próximas etapas do funil com maior praticidade.
Descontos ou promoções
Descontos e promoções são facilmente adaptados ao mailing list e valem a pena ser utilizados para conseguir engajar os clientes e incitá-los a comprar o produto, afinal, todo lead espera pela oportunidade de ter um bom desconto na mesa para aproveitar e enfim fechar sua compra.
Esses descontos podem – e devem – ser enviados através de e-mails em campanhas inteligentes, ou seja, muito antes do prazo para a compra terminar e com isso permitir que o lead se prepare para fechar negócio. É uma forma direta, mas muito produtiva de utilizar o e-mail a seu favor.
Carrinho abandonado
É comum em e-commerces que clientes abandonem seu carrinho sem terminar de fechar a compra, neste caso é muito útil ter um sistema automático para enviar e-mails para eles. Este lembrete é responsável muitas vezes por fazer o cliente retornar e fechar sua compra, então deve ser usado com frequência.
O objetivo do mailing é, no fim das contas, informar os prospects, e este é um dos seus usos mais tradicionais e devidos. Então invista em ferramentas e atualizações neste tipo que consigam integrar os contatos oferecidos pela Data Stone ao seu site.
O papel da personalização na mailing list
Por si só, o mailing list é uma ferramenta fantástica, porém quando combinado com a personalização, o recurso se torna formidável, engaja melhor os clientes, converte mais e é capaz de se relacionar de maneira mais concreta. Sem dúvidas a melhor qualidade que um mailing pode ter é ser personalizado ao lead.
Quando o conteúdo disparado pelo e-mail é personalizado, o prospect se torna muito mais sensível à mensagem e se sente mais confortável para engajar. Bons vendedores ainda conseguem fazer uso da personalização na própria negociação, o que aumenta ainda mais as vendas.
Monte sua mailing list com a Data Stone!
Dentre todas as possibilidades oferecidas pelos serviços da Data Stone, o mailing se destaca como uma das mais versáteis. Por meio Stone Station que oferece a oportunidade de segmentar uma mailing list com dados atualizados e e-mails corporativos de cada lead, você pode vender mais.
Os vendedores com todas essas vantagens oferecidas pela Data Stone tem muito mais possibilidade para acertar o seu alvo. E-mails corporativos que são confiáveis, telefones que funcionam e clientes que fazem parte do público-alvo de sua empresa, você tem acesso a todos esses dados se utilizar os serviços da Data Stone.
Ao criar um relacionamento com seus leads por meio do mailing, sua empresa tem muito mais possibilidade para vender e negociar, sobretudo se utilizados os dados fornecidos pela Stone Station, o que amplia exponencialmente as possibilidades dos vendedores, que tornam o mailing mais prático e gera mais resultados.