O Papel da Mailing List na Construção de Relacionamentos Duradouros com Clientes

O Papel da Mailing List na Construção de Relacionamentos Duradouros com Clientes

Um mailing list tem um papel fundamental nas vendas, marketing e na criação de laços com os clientes durante toda a sua venda, negociação ou quiçá sua vida de comprador caso seja fidelizado pela empresa. Por conta da sua versatilidade e capacidade de se adaptar às mais diversas situações, o mailing é uma estratégia tradicional e ainda muito utilizada. 

Sobre o uso de e-mails na hora de se comunicar com os leads, os dados sobre sua eficiência são claros. Mais de 12 milhões de empresas utilizam o mailing para disparar conteúdo de promoções para seus clientes e a mesma plataforma pode ser usada para criar um relacionamento com os prospects, esforço que certamente será recompensado em maiores conversões, fidelização de clientes e vendas que são mais fáceis de fechar. 

O poder da segmentação com a Mailing List

O segredo para criar uma boa relação com seus clientes através do mailing list é a segmentação, que é um recurso poderoso capaz de agrupar os leads que serão alvo de sua campanha. Mensagens, por meio da segmentação, podem ser enviadas em massa ao mesmo tempo que são personalizadas. 

O poder da segmentação com a Mailing List
Fonte/Reprodução: original.

Cada grupo segmentado tem suas características, aspectos e outros elementos listados e destacados pela equipe de vendas e marketing. Uma vez que são notados esses detalhes, os prospects são agrupados segundo suas semelhanças, o que permite que a empresa leve em consideração esses detalhes e personalize suas mensagens. Ao mesmo tempo, é possível atingir vários leads ao mesmo tempo com mensagens personalizadas via mailing.

Principais ferramentas para a Mailing List

A principal ferramenta para o mailing list é o envio de mala direta, um recurso que permite que uma mesma mensagem seja enviada para vários leads ao mesmo tempo. Mas a mensagem enviada não é literalmente a mesma, o nome e sobrenome dos destinatários são personalizados automaticamente. 

Este recurso está presente em boa parte das plataformas de e-mail e é a melhor forma de iniciar um relacionamento com seus clientes. No entanto, para conseguir realizá-lo é fundamental ter os contatos e e-mails corporativos dos seus prospects e sem o serviço da plataforma Stone Station você não tem a segmentação necessária para sua mailing list. 

Contatos com estas qualidades são oferecidos pela Data Stone, o que permite sua empresa conseguir ampliar suas vendas, conseguir negociações com mais facilidade e converter leads em clientes reais. É uma forma eficiente e prática de crescer e aumentar a autoridade de sua marca no seu negócio e nicho. 

Técnicas para garantir um relacionamento duradouro

Com os dados oferecidos pela Data Stone é possível não só vender mais, mas usar técnicas para conseguir se relacionar melhor com seus clientes. Inclusive na criação de uma comunidade, o que é possível criar com o uso de mailing list e engajar os clientes durante e depois das vendas. 

Técnicas para garantir um relacionamento duradouro
Fonte/Reprodução: original.

As técnicas que podem engajar os clientes podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades, público alvo e preferência dos profissionais e colaboradores. Veja quais são e o caminho ideal para aplicá-las em seu negócio. 

Newsletter

O sistema de Newsletter é um dos mais interessantes para engajar leads e torná-los fiéis à sua marca. Neste sistema, os prospects recebem em seu e-mail mensagens periódicas que podem ser marketing de conteúdo, informes sobre novos produtos e serviços, atualizações sobre a empresa ou simples dicas. 

Para negócios que trabalham com áreas mais gerais, como uma empresa de saúde, por exemplo, é possível disparar mensagens sobre saúde e mais sobre o setor. É uma forma que suporta dinamismo e é versátil para conseguir impactar os clientes, vale a pena ser utilizada. 

Conteúdos informativos

Se sua empresa só deseja criar conteúdo sem necessariamente se comprometer com uma periodicidade, então é possível disparar mensagens com conteúdo informativo. Esta é a área que mais conversa com o marketing de conteúdo em geral e oferece para seus clientes mais informações sobre a área de atuação da empresa. 

É importante notar que este conteúdo deve ser o mais próximo possível do que sua empresa produz e realiza no mercado, para não haver desconexão entre o material de assunto e aquilo que é realmente oferecido pelo negócio. Estude bem os assuntos que serão abordados antes de iniciar essas atividades. 

Conteúdos exclusivos

Usar o mailing list para disparar conteúdo exclusivo é uma forma muito inteligente de aplicação da estratégia. Durante este serviço você seleciona contatos que desejam este conteúdo exclusivo e produz algo mais elaborado para seu público. É uma forma de intensificar a prospecção e criar um sentimento mais forte de comunidade. 

Esta é, sem dúvidas, uma das melhores formas de conseguir a atenção do cliente e se relacionar com ele. Neste conteúdo exclusivo é possível manter uma conversa franca e íntima com cada um dos leads e prepará-lo para passar para as próximas etapas do funil com maior praticidade. 

Descontos ou promoções

Descontos e promoções são facilmente adaptados ao mailing list e valem a pena ser utilizados para conseguir engajar os clientes e incitá-los a comprar o produto, afinal, todo lead espera pela oportunidade de ter um bom desconto na mesa para aproveitar e enfim fechar sua compra. 

Esses descontos podem – e devem – ser enviados através de e-mails em campanhas inteligentes, ou seja, muito antes do prazo para a compra terminar e com isso permitir que o lead se prepare para fechar negócio. É uma forma direta, mas muito produtiva de utilizar o e-mail a seu favor. 

Carrinho abandonado

É comum em e-commerces que clientes abandonem seu carrinho sem terminar de fechar a compra, neste caso é muito útil ter um sistema automático para enviar e-mails para eles. Este lembrete é responsável muitas vezes por fazer o cliente retornar e fechar sua compra, então deve ser usado com frequência. 

O objetivo do mailing é, no fim das contas, informar os prospects, e este é um dos seus usos mais tradicionais e devidos. Então invista em ferramentas e atualizações neste tipo que consigam integrar os contatos oferecidos pela Data Stone ao seu site. 

O papel da personalização na mailing list

Por si só, o mailing list é uma ferramenta fantástica, porém quando combinado com a personalização, o recurso se torna formidável, engaja melhor os clientes, converte mais e é capaz de se relacionar de maneira mais concreta. Sem dúvidas a melhor qualidade que um mailing pode ter é ser personalizado ao lead. 

Quando o conteúdo disparado pelo e-mail é personalizado, o prospect se torna muito mais sensível à mensagem e se sente mais confortável para engajar. Bons vendedores ainda conseguem fazer uso da personalização na própria negociação, o que aumenta ainda mais as vendas. 

Monte sua mailing list com a Data Stone!

Dentre todas as possibilidades oferecidas pelos serviços da Data Stone, o mailing se destaca como uma das mais versáteis. Por meio Stone Station que oferece a oportunidade de segmentar uma mailing list com dados atualizados e e-mails corporativos de cada lead, você pode vender mais. 

Os vendedores com todas essas vantagens oferecidas pela Data Stone tem muito mais possibilidade para acertar o seu alvo. E-mails corporativos que são confiáveis, telefones que funcionam e clientes que fazem parte do público-alvo de sua empresa, você tem acesso a todos esses dados se utilizar os serviços da Data Stone.

Ao criar um relacionamento com seus leads por meio do mailing, sua empresa tem muito mais possibilidade para vender e negociar, sobretudo se utilizados os dados fornecidos pela Stone Station, o que amplia exponencialmente as possibilidades dos vendedores, que tornam o mailing mais prático e gera mais resultados.