Invista em inteligência de mercado B2B e como construir!

Invista em inteligência de mercado B2B e como construir!

Contar com a inteligência de mercado B2B durante suas estratégias é a melhor forma de conseguir otimizar os seus resultados. Desde a geração de leads até o fim do pipeline de vendas, esse é um fator importante que pode potencializar o trabalho dos vendedores e oferecer as melhores oportunidades para negociação. 

Com o uso da inteligência de mercado B2B, é possível encontrar os melhores leads B2B em todo o nicho para que, então, sua equipe prospecte, negocie e feche vendas com mais agilidade e menos esforço. Ou seja, é o aumento do ROI que sua empresa precisa para ser mais eficiente, atingir os melhores leads e concluir ótimas negociações. 

Como funciona a inteligência de mercado B2B?

A inteligência de mercado B2B funciona por meio da identificação e da obtenção de dados úteis sobre o mercado B2B, de maneira que oriente a ação do marketing e do time comercial da sua empresa. Esses dados mostram quais os clientes potenciais que mais se destacam e como entrar em contato. 

Como funciona a inteligência de mercado B2B
Fonte/Reprodução: original

É interessante que esses dados também sejam acompanhados de tecnologia e organização da sua empresa, para ser possível a sua captação e segmentação. A inteligência de mercado B2B se destaca na variedade de seu uso, especialmente, pois pode impactar vários setores dentro da empresa, como: 

  • Time de marketing;
  • Vendedores;
  • Gestores;
  • Toda a cadeia de produção. 

Este é o poder dos dados na geração, administração e todo o contexto que importa na negociação com os leads. Assim, eles se tornam uma ferramenta indispensável e inigualável para o time comercial. 

Por que investir em inteligência de mercado B2B?

Investir em inteligência de mercado B2B é fundamental para potencializar as ações da empresa como um todo, potencializa o marketing outbound, vendas, a criação de novas soluções e o controle sobre todo o funil de vendas. É um serviço que só traz benefícios para uma empresa que obtém bons dados sobre o mercado B2B:

  • Geração de leads; 
  • Otimização do pipeline de vendas; 
  • Segmentação de público;
  • Entendimento sobre o ICP de sua empresa;
  • Melhorias na estratégia de vendas;
  • Otimização da comunicação. 

Esses são alguns motivos para investir na inteligência de mercado B2B, que é uma das melhores formas de crescer e se colocar na frente do mercado. Empresas que desejam mais leads e querem aproveitar melhor a sua qualificação, sempre com boas vendas, têm bons motivos para investir na inteligência B2B. 

Como construir inteligência de mercado B2B?

‌Para construir uma inteligência de mercado B2B que garanta todos os benefícios já citados, é fundamental contar com as ferramentas certas. Com boas ferramentas, é possível obter os dados necessários e conhecer mais sobre o público B2B em que sua empresa deseja investir, além de criar diversas estratégias de vendas. 

Se você deseja receber uma enorme inovação na forma como sua empresa obtém dados e constrói uma inteligência de mercado, então conheça o módulo B2B da Data Stone. Essa é a ferramenta ideal para conhecer o seu mercado, pesquisar e entender quais as características da buyer persona do seu negócio.

São mais de 40 filtros para aplicar no banco de dados da Data Stone, a melhor personalização possível para identificar os leads para sua empresa. Desta forma, você tem em mãos os dados B2B que farão total diferença para sua empresa, leads para abordar e que rendem um fechamento de vendas, fidelização e engajamento com seus produtos e serviços. 

Como o Mercado B2B pode ajudar sua empresa?

O mercado B2B só vem crescendo nos últimos anos e a razão disso é a ajuda prestada às empresas que entram neste segmento, como vendas com maior engajamento e fidelização. Esses são elementos que mostram como este mercado pode ser vantajoso e porque pode ser a melhor escolha de venda. 

Fidelização de clientes

Um dos elementos mais importantes do mercado B2B é a fidelização oferecida pelos seus leads. Empresas que negociam com outras empresas raramente se sentem à vontade para trocar de fornecedor, seja de serviço ou de produtos. Geralmente, uma empresa conduz negociações muito mais longas com seus vendedores. 

Por isso, é muito mais fácil fidelizar contatos ao trabalhar com esses leads, especialmente quando se utiliza a inteligência de mercado B2B em suas estratégias. A inteligência permite criar formas, benefícios e diferenciais em seu processo de produção de serviços que facilitam a fidelização de cada contato. 

Receita Previsível

A própria fidelização de contatos permite uma receita muito mais previsível, reforçada também pelo fator de vendas recorrentes e contratos maiores. O mercado B2B, no geral, trabalha com vendas com grandes contatos que duram meses, o que é excelente para o orçamento de uma empresa que pode contar sempre com essas vendas e lucro. 

Uma empresa que atua no mercado B2B tem muito mais segurança em suas atividades. Com o tempo e experiência, inclusive com a inteligência de mercado, é possível conseguir resultados cada vez mais satisfatórios e atingir as metas com mais consistência. 

Maior lucro

Vendas com grandes contratos, típicos do mercado B2B, fazem total diferença no lucro da empresa. O mercado B2B é o lar das vendas com maior lucro, onde os investimentos, que recebem o suporte da inteligência de mercado, são muito melhor aproveitados. 

Ao utilizar a inteligência de mercado B2B, sua empresa pode ter um ROI muito maior. O que significa que o retorno a cada investimento é maior, sua empresa gasta menos e tem ótimos resultados nas vendas, marketing e diversas outras estratégias. 

Agilidade na prospecção

É mais fácil ter controle na prospecção de clientes B2B, o que possibilita que uma empresa entenda mais seu público-alvo, defina o ICP com maior exatidão e possa utilizar essas informações para vender. Todo o processo de prospecção, compreensão dos leads e como negociar é favorecido pelo mercado B2B.

O ideal é integrar a inteligência nesses processos, potencializando assim os resultados dos vendedores em atingir os decisores dos leads. E vale lembrar a importância da prospecção que cria a base para o funil de vendas, fundamental para criar um bom cenário onde as negociações são fechadas. 

Conhecimento da Buyer Persona

O mercado B2B e sua inteligência permite entender e conhecer as características dos leads B2B, a sua buyer persona. Este é um conhecimento especial e fundamental que garante a otimização de todas as estratégias da empresa, desde as comerciais durante a negociação, até o marketing. 

Com o conhecimento da buyer persona é possível até criar soluções, produtos e serviços específicos para atender as necessidades mais distintas. Um elemento que possibilita sua empresa a se destacar no mercado, mais um trunfo trazido pela inteligência de mercado B2B. 

Como a Data Stone trabalha no Mercado B2B?

A Data Stone é referência no mercado B2B e atua com um banco de dados com mais de 25 milhões de empresas que fornecem os dados necessários para suas estratégias. É o reforço mais especial que seu time de vendas poderia ter para conseguir criar uma inteligência no mercado B2B.

O Módulo B2B, serviço especial da Data Stone, pode ser configurado com mais de 40 filtros para sua empresa utilizar como quiser. Lá você define as características do seu público-alvo e ICP, identifica quais os elementos importantes da sua buyer persona e com isso pode atuar com muito mais segurança no mercado. 

Como a Data Stone trabalha no Mercado B2B
Fonte/Reprodução: original

Informações e dados são fundamentais para criar estratégias, métodos, refinar o marketing e alcançar boas vendas, e com a Data Stone você tem bons dados disponíveis e sempre de acordo com a LGPD, entregues de maneira organizada para seu time. É uma ótima forma para tornar possível potencializar seus resultados e investir, com mais segurança, nos leads quando a prospecção B2B for lançada no próximo mês.