Pré-vendas SDR: o que é e por que escolher essa opção?

Empresas que têm dificuldades em vender e conquistar mais clientes, demonstram receio sobre a pré-vendas SDR por não compreenderem a sua função principal e como ela funciona, ao todo. É claro que, também, muitas marcas optam por estratégias diferentes e deixam esta opção de lado ao invés de considerá-la como opção principal para obter os resultados desejados.
No momento que você opta pela pré-venda de BDR, a sua companhia pode apresentar uma mudança significativa em ROI, assim como em melhor engajamento e facilidade em fidelizar clientes. Tornar a empresa competitiva e com maior autoridade é uma possibilidade ao analisar criteriosamente tudo o que a opção tem a oferecer de inovador ao seu negócio.
O que é Pré-vendas SDR e como funciona?
A pré-vendas SDR é a prospecção de leads feita por uma equipe de especialistas que atuam em uma empresa. Estes profissionais se encarregam de analisar as necessidades da sua companhia e prospectam os melhores leads para fornecer à sua base em um tempo menor.

Neste caso, se você tem dificuldades para vender e não consegue encontrar prospects qualificados, o processo é realizado pela equipe de pré-vendas para entregar os contatos certos para sua equipe de vendas. No entanto, é indispensável saber, inclusive, que um dos principais diferenciais do BDR da Data Stone, é por atuar exclusivamente com uma equipe completa e expert em prospectar.
Para quais empresas é indicada a pré-vendas SDR?
O serviço de pré-vendas SDR é indicado para empresas estagnadas que não possuem uma metodologia adequada para vender e que mantêm estratégias ultrapassadas. Ainda, se a companhia tem intenção de atacar novos mercados ou aumentar as oportunidades de vendas, pode conseguir os resultados se aplicar as métricas desenvolvidas ao negócio, desde que conte com a equipe de BDR da Data Stone que faz a prospecção ativa de leads.
O papel do SDR no processo de vendas
O papel do SDR está em qualificar os leads potenciais para as etapas seguintes do funil de vendas por terem o perfil compatível com o que a empresa precisa. Estudar os prospects é de responsabilidade do profissional, que se encarrega de entender os interesses e principais necessidades para, assim, os repassar aos próximos colaboradores.
Diferenças entre SDR e outros profissionais de vendas
Um LDR tem a função de levantar dados dos potenciais leads, enquanto o SDR se encarrega de qualificar e prospectar. O BDR realiza a prospecção por meio de cold e-mail, cold call e networking, o closer é o responsável por acompanhar o alvo no final do processo de vendas e o profissional de customer success auxilia a garantir a satisfação do cliente.
Quais as características da Pré-vendas SDR?
A pré-vendas SDR trabalha com um time para prospectar que se encarregará de verificar quais leads são os mais adequados ao seu negócio. Dessa forma, os experts se concentram exclusivamente em entender os perfis dos leads antes de os repassar para a sua ferramenta de CRM.
Neste caso, a pré-vendas SDR atua com alta tecnologia para verificar informações fundamentais a respeito dos prospects. Então, empresas que não conseguem vender ou encontram dificuldades de fazer negócios, adquirem para as suas bases dados que farão diferença no momento de se comunicar e falar mais do que a empresa oferece ao cliente potencial.
O que a pré-vendas SDR não faz?
Embora as SDRs possam ajudar a nutrir leads e a preparar o terreno para a venda, a negociação final e o fechamento de contratos geralmente são realizados por membros da equipe de vendas, como os Account Executives.
Por que escolher Pré-vendas SDR e não BDR?
Os envolvidos nas pré-vendas SDR realizam uma análise dos principais leads a fim de entender se realmente são qualificados ou não. Os BDR fazem a prospecção ativa dos potenciais clientes e os apresentam aos demais especialistas em vendas, além de agendarem reuniões com o time comercial.
Inclusive, os especialistas em BDR, verificam atentamente se os leads têm interesse no que a marca oferece para serem entregues somente os prospects que passaram pela rigorosa verificação. Aqueles que forem bons são enviados à sua base porque tem desejo de comprar a solução que a empresa oferece e não demonstram dúvidas quanto ao que precisam.
Quais as vantagens?
Contar com uma equipe de pré-vendas SDR pode permitir que você obtenha informações fundamentais a respeito de excelentes leads. Dessa forma, você entra em contato para falar mais do que a companhia vende, explicar os benefícios de fazer uma compra e realizar contatos futuros para garantir que o follow-up seja um sucesso.
Com a Data Stone, porém, você terá à disposição uma equipe BDR especialista em prospectar, que está há anos no mercado e sabe que tipos de informações analisar para considerar se o lead é qualificado. Saiba da possibilidade de acompanhar frequentemente todos os processos feitos pela equipe, tirar dúvidas e verificar os relatórios a fim de entender melhor as métricas adotadas, pois este é um serviço transparente.
Redução de gastos
Cortar gastos é indispensável para todas as empresas que tem a intenção de crescer e conquistar espaço no mercado. Com a Data Stone, você conta com a equipe completa que ficará responsável por prospectar e entregar leads qualificados em um tempo menor. Não é necessário contratar um setor inteiro, pois isto te faria ter os seguintes gastos:
- Custo fixo: R$ 600,00;
- Ferramentas: R$ 700,00;
- Lista qualificada: R$ 1.200,00;
- E-mail, SMS: R$ 2.500,00;
- BDR: R$ 4.500,00;
- LDR: R$ 5.000,00;
- Gestor: R$ 10.000,00;
- Riscos trabalhistas: incalculáveis.
Ao todo, você gastaria R$25.000,00 e este é um valor que pode ser aplicado na prospecção terceirizada, por exemplo. Você tem a possibilidade de também investir em melhorias para a equipe, que posteriormente terá a possibilidade de realizar comunicações ainda mais assertivas com os leads prospectados.
Mitigação de erros
Impedir que erros ocorram é a intenção de todas as empresas, porém, nem sempre este processo apresenta os resultados esperados. Com a pré-vendas SDR, a sua equipe pode conversar diretamente com os leads corretos, mas apenas com o BDR é que você consegue controlar potenciais falhas futuras por ter dados atualizados e assertivos dos leads.
Possibilidade de aumentar as vendas
A partir do momento que você conta com a pré-venda SDR, você pode aumentar as vendas de maneira eficiente. Mas, como sabemos, com a Data Stone, é adquirido os leads qualificados que te permitirão realizar negócios recorrentes, pois gostam do que é vendido devido à qualidade e exclusividade.
Dados assertivos
Se você já prospectou anteriormente e não teve sucesso porque faltaram informações decisivas, com a pré-venda SDR, você pode enfrentar o mesmo problema. No entanto, a Data Stone, assegura qualidade porque possuímos uma base própria de dados, que passa por atualizações constantes através de nossos especialistas a fim de garantir assertividade.
Empresa pode se tornar mais competitiva
A sua empresa pode ser mais competitiva ao trabalhar com os leads prospectados pela Data Stone. Isto será possível ao incluir na rotina organizacional as estratégias desenvolvidas especialmente ao seu negócio para, assim, obter mais espaço no mercado e realizar excelentes vendas.
Chance de fazer mais negócios
Você também pode fechar negócios com mais frequência porque sabe exatamente as demandas dos clientes qualificados e de que maneira se comunicar com eles. Dessa forma, ocorre também o aumento de ROI, possibilitando que haja o investimento em desenvolvimentos de novos serviços ou inclusão de produtos exclusivos para fortalecer o catálogo digital.
Chegada em novos mercados
Chegar em novos mercados é o desejo de muitas empresas e apenas a sua é quem poderá conquistar espaço em um segmento mais abrangente. Ao adotar novas estratégias que façam sentido, a sua marca se torna conhecida, o seu time consegue vender melhor e em maiores quantidade e um público de grande porte começa a ficar interessado no que você produz.
O impacto do SDR nas vendas da empresa
Um SDR o que é vendas tem um forte impacto nas vendas das empresas, pois é por intermédio do profissional que apenas leads qualificados são inseridos na lista. A falta de necessidade dos outros vendedores em lidarem com nomes ruins é mitigada, o que pode também prevenir erros, gargalos e gastos desnecessários. Outros impactos, envolvem:
- Aumento na taxa de conversão de leads;
- Melhoria na eficiência do time de vendas;
- Feedback valioso para a estratégia de vendas.
Com todas as informações necessárias, é possível obter um feedback importante para desenvolver boas estratégias de vendas. A partir disso, os diálogos com os leads ocorrem da melhor maneira, a nutrição pode ter resultados positivos e a base se manter ativa, prevenindo que a concorrência pegue os contatos para si.
Futuro da função de SDR no mercado
Ao entender SDR o que é vendas, há a importância de também analisar o futuro dessa função no mercado e o que pode ser alterado no decorrer dos anos. Isto é, com o fortalecimento da IA e tecnologia, as atividades podem passar por algumas modificações que precisam ser estudadas para se preparar.
Tendências e inovações na área de vendas
Tendência e inovação que o SDR pode seguir e já implementar é a criatividade, pois o público-alvo se tornou extremamente exigente tanto com os serviços e produtos, como também com valores e diferenciais de ofertas. Com demandas exigentes, o especialista deve ser capaz de as resolver com originalidade no desenvolvimento de conteúdos para ultrapassar obstáculos e auxiliar no fortalecimento da marca.
O papel da tecnologia e da inteligência artificial
Inteligência artificial e uma potente tecnologia se consolidam no mercado e o uso de big data, assinatura digital de contratos e machine learning são recursos dos quais o SDR pode usar para realizar o trabalho com mais eficiência. Atuar com dados assertivos é fundamental para prevenir erros, manter o CRM nutrido com informações relevantes e que podem ser usadas posteriormente.
Cada vez mais, as empresas devem investir em ferramentas e plataformas adequadas, que ofereçam as funcionalidades ideais para o trabalho ser feito com eficiência. A automatização de atividades também é um benefício proporcionado por escolher o recurso adequado para implementar no seu negócio.
Principais responsabilidades de um SDR
Entender sobre SDR o que é vendas tem muita importância, pois se trata de um especialista essencial que auxilia na prospecção de contatos realmente adequados à empresa. Sem esse especialista, dificilmente os leads seriam os melhores, o que causaria desperdício de tempo, investimento e atrasaria as negociações.
Prospecção de leads qualificados
O SDR o que é vendas se trata de um profissional responsável por prospectar leads verdadeiramente qualificados, ou seja, que correspondem ao perfil que a companhia procura. Com os contatos corretos, o especialista realiza a nutrição por meio de e-mail marketing, marketing de conteúdo ou social media.
Realização de pesquisas sobre potenciais clientes
As pesquisas a respeito dos potenciais leads ocorrem por meio das informações obtidas das estratégias anteriores. Com os dados em mãos, o SDR vai se concentrar em entender o que realmente esses nomes precisam, anotar os dados e os manter organizados para facilitar as etapas seguintes aos vendedores.
Agendamento de reuniões para a equipe de vendas
As reuniões com os leads são agendadas para agilizar o trabalho do time de vendas, que tem por obrigação realizar os contatos para manter os clientes potenciais ativos na base. Essa última etapa do SDR é uma das mais importantes, pois além de fornecer os horários e datas das conversas, é enviado também informações relevantes a respeito de cada nome.
Habilidades essenciais para um SDR de sucesso
Conhecer sobre SDR o que é vendas tem importância porque se trata de um profissional indispensável à empresa. Seu diferencial é seu conjunto de habilidades consideradas essenciais, por isso, para se tornar um eficiente sales development representative é preciso saber inovar para realizar um trabalho excelente.
Comunicação e persuasão
Saber se comunicar é um forte diferencial, mas ter uma fala persuasiva para atrair o lead por meio de uma conversa atraente é um dos aspectos que tornam o SDR fundamental na estratégia de vendas.
Assim, o profissional consegue identificar as dores do alvo e oferecer conteúdos relevantes, chamativos e com aplicação de gatilhos mentais que fortalecem a mensagem. Dessa forma, há o potencial de aumentar o interesse de compra do potencial cliente.
Capacidade de ouvir e entender necessidades do cliente
Escutar ativamente para entender todas as necessidades do lead é uma habilidade essencial do SDR, sobretudo por ser esse o profissional que vai coletar informações relevantes para montar um relatório. Por meio de um conteúdo completo, a equipe de vendas sabe qual direção seguir e como se comunicar com o prospect adequadamente.
Organização e gestão do tempo
Organizar as informações e as manter ordenadas em uma planilha é de obrigação do SDR, principalmente para garantir que nada seja perdido. Ainda, gerenciar bem o tempo para desenvolver conteúdos e enviar aos leads é importante, assim como também entrar em contato por meio de chamadas para realizar a prospecção e cumprir com as metas estabelecidas pela empresa.
Ferramentas utilizadas por SDRs
Ao saber sobre SDR o que é vendas, você tem a possibilidade de atuar com esse profissional em sua empresa, além de disponibilizar ferramentas essenciais para o trabalho poder ser feito com o máximo de eficiência e qualidade possível. Com os recursos adequados, o especialista tem chances melhores de desempenhar um bom papel na companhia e atingir os objetivos requeridos.
Software de CRM e automação de vendas
Com o software de CRM, o SDR consegue inserir todos os dados coletados dos leads no sistema e os manter salvos. Além disso, possuir uma ferramenta para automatizar as vendas pode ser um diferencial para o profissional acompanhar quais nomes são os melhores para prosseguir às etapas de negociação e fidelização.
Plataformas de prospecção e pesquisa de leads
Plataforma de prospecção e pesquisa de leads fazem muito a diferença no trabalho do SDR, sobretudo quando se trata do Módulo de Prospecção B2B da Stone Station. Repleto de recursos, a nossa ferramenta oferece filtros para facilitar a busca por contatos de decisores, evitando que o especialista perca tempo conversando com um profissional que não decide pela empresa.
Ferramentas de comunicação e colaboração
Ferramentas de comunicação e colaboração são usadas para agilizar os diálogos e manter a equipe informada do que foi feito, do que está em falta e o tempo que pode levar até a conclusão. A partir disso, os demais funcionários conseguem se organizar e se preparar para gerenciar todas as informações que chegam no sistema para realizar uma comunicação rápida com os leads.
Como contratar uma equipe de Pré-vendas SDR?
Realize a contratação através do preenchimento de nosso documento com as informações solicitadas. Dessa forma, entraremos em contato o mais rápido possível para tirar as suas principais dúvidas, explicar mais a respeito do serviço e agendar uma reunião para definirmos os objetivos.

Este é o processo que chamamos de onboarding e nele são estabelecidas estratégias, buyer persona, ICP e KPIs. Após concluirmos a primeira etapa, seguimos a posterior que envolve especialmente a integração com a sua ferramenta de uso frequente. O nosso time de tecnologia realiza a comunicação entre os sistemas para, assim, conseguirmos realizar a prospecção terceirizada.
Para ter a possibilidade de obter os dados desejados, conte com a Data Stone que te ajuda a obter leads qualificados através da prospecção ativa. Somos especialistas em dados, estamos há anos no mercado e contamos com os melhores profissionais para prospectar de forma simples e objetiva!