Desafios e táticas para gerenciar uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto
Ter uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto pode ser um desafio para muitas empresas, tanto pela falta de fluência inerente dos espaços corporativos, quanto por problemas de fiscalização e gestão ou até mesmo por uma possível falta de ferramentas e recursos. Tudo isso pode pesar e jogar contra o alto desempenho do trabalho remoto.
Porém, existem certas estratégias que podem mitigar os efeitos negativos do trabalho remoto, como também aumentar a possibilidade do seu time performar com mais qualidade. Uma pequena atenção nesses aspectos pode favorecer bastante uma equipe e toda uma empresa a longo prazo. Vale a pena utilizar esses recursos e implementar estratégias de gestão que impactam seus resultados.
Quais são os principais desafios de gerenciar uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto?
Há uma série de desafios que podemos pontuar quando o assunto é a gestão de equipes de trabalho remotos, como a dificuldade de manter a organização à distância, impossibilidade de acompanhar o trabalho e falta de um ambiente profissional. Tudo isso pode ser prejudicial para o desempenho.
Conhecer esses desafios é o primeiro passo para mitigar seus efeitos ou até mesmo solucioná-los. Veja abaixo alguns dos desafios mais importantes que devem ser contornados por uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto.
Gestão de tempo
É comum que em ambiente doméstico os trabalhadores tenham dificuldade em manter suas disciplinas, responsabilidades e deveres de maneira geral. Mais do que isso, as empresas e gestores têm dificuldade em analisar, fiscalizar e até mesmo auxiliar esses colaboradores em suas tarefas.
Para solucionar esse problema, vale apostar em ferramentas de auxílio em gestão de tempo, estabelecer ou ao menos fornecer alguma rotina aos profissionais e ainda criar dinâmicas que visam identificar problemas do tipo.
Possível falta de organização e comunicação
Em uma empresa os setores estão todos conectados, já no trabalho remoto esta pode ser uma preocupação considerável. Mesmo com a internet e os meios digitais, ainda é difícil criar essa mesma conexão próxima que há em um estabelecimento comercial, ou corporativo.
Mais uma vez, é interessante criar uma rotina de conversa, comunicação e utilizar plataformas comuns para esse fim. Desde as mais tradicionais, como WhatsApp, até aquelas criadas especialmente para a equipe de alto desempenho no trabalho remoto.
Falta de ferramentas e recursos
Este é um dos problemas mais tradicionais enfrentados por uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto, já que uma empresa conta com todas as ferramentas, recursos e plataformas in loco. Se uma empresa deseja ter equipes de performance no trabalho remoto, é essencial ter excelentes ferramentas digitais.
Para seu time de vendas não há recurso mais completo que o Módulo de prospecção B2B da Stone Station, uma ferramenta que oferece dados incríveis para seu pipeline de vendas. No Módulo B2B você pode encontrar:
- Dados de decisores do mercado B2B;
- Dados atualizados sobre seus leads B2B;
- Contatos corporativos qualificados;
- Atividades, setores e segmentações diversas do mercado B2B;
- Mais de 40 filtros avançados para facilitar suas buscas.
Com a plataforma Módulo de prospecção B2B, sua empresa tem um excelente reforço para manter a equipe com alta performance, mesmo em ambiente remoto. Para oferecer uma excelente oportunidade ao seu de atingir excelentes vendas e negociações B2B mesmo longe da empresa, considere utilizar essa ferramenta para auxiliar na sua empresa.
Dificuldade na gestão
A gestão em si, como organizar as atividades dos colaboradores, conduzir projetos, processos de venda e outros elementos, pode ser consideravelmente prejudicada pela falta de contato entre os colaboradores e seus líderes. Dentro da empresa este já é um problema comum, no trabalho remoto pode ser bastante aprofundado.
Mais uma vez convém às empresas recorrerem à tecnologia, especialmente em uma conversa franca entre os gestores e colaboradores. Também cabe entender melhor os dramas e dilemas de cada profissional e com isso tentar engajar toda a empresa a auxiliar de maneira direta os principais problemas na empresa.
Como manter a motivação e o engajamento da equipe trabalhando remotamente?
Outro problema que pode persistir em uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto é a falta de motivação dos colaboradores, é essencial que gestores saibam identificar esses pontos de desmotivação e criem soluções criativas. Conversas, aconselhamentos e até mesmo premiações e recompensas por metas são excelentes respostas.
A convivência em uma empresa pode auxiliar bastante na energia de toda a equipe, além de oferecer o sentimento de time e colaborações que qualquer setor precisa. Quando há um trabalho fora deste ambiente, é comum que os profissionais se desanimem.
Trabalhadores desmotivados podem prejudicar de maneira direta o desempenho do time. O rendimento cai, os trabalhos se tornam menos inspirados, há uma lentidão geral na produtividade e outros problemas que atrapalham qualquer projeto. Se sua empresa deseja ter uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto, é fundamental identificar e resolver rapidamente episódios de desmotivação.
Como criar uma cultura de colaboração e comunicação eficaz no trabalho remoto?
Para obter uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto vale tomar certos cuidados que visam criar uma cultura de colaboração e comunicação, investir em tecnologia, oferecer excelentes plataformas digitais e estabelecer uma rotina são ótimos exemplos. Cuidados como esses são à primeira vista simples, mas muito eficientes.
É fundamental que a empresa mapeie como irá implementar uma equipa de trabalho remoto, entenda quais são os objetivos e crie toda a estrutura. Entre as diferentes dicas que poderíamos oferecer para que sua equipe seja tão eficiente fora, quanto é na empresa, podemos sugerir:
- Saiba exatamente qual o objetivo da equipe;
- Deixei bem claro quem será o responsável pela gestão;
- Crie rotinas e metas diárias;
- Invista em uma rotina de comunicação e colaboração.
Com essas dicas pequenas é possível criar uma rotina de colaboração mesmo em equipes remotas. Além de permitir desempenho entre esses colaboradores, o que fará com que toda a empresa, sem exceção, se beneficie deste tipo de atividade.
Como garantir que a equipe esteja alinhada com os objetivos da empresa?
Planejamento é a melhor maneira de garantir que toda a equipe de trabalho remoto esteja alinhada com a empresa, também é muito recomendado adotar a criação de metas e objetivos, como já citamos. Cuidados como esses fazem total diferença no trabalho dos profissionais longe do ambiente corporativo.
O uso de reuniões e uma comunicação rotineira com os líderes do projeto também é excelente para garantir esse alinhamento profissional. Quanto mais comunicação houver entre os colaboradores e seus gestores, maior será o alinhamento profissional para garantir o crescimento da produtividade de toda empresa.
Como medir o desempenho da equipe de forma eficaz?
Existem diversas formas de medir os resultados de uma equipe de alto desempenho no trabalho remoto, uma delas é por meio das métricas e especialmente das KPI – Key Performance Indicators. KPIs são metas estabelecidas especialmente para ficar de olho nos principais resultados de um projeto.
Procure entender quais serão as melhores métricas para adotar com equipes em trabalho remoto, quais aquelas que podem traduzir de maneira exata seus resultados. Também vale mencionar que tudo isso depende da equipe, um time de marketing, por exemplo, se mede de maneira diferente de um time de vendedores e todo setor comercial.
Mas para ficar de olho e até mesmo otimizar suas vendas B2B, conte com o Módulo B2B da Stone Station. A plataforma oferece diversas ferramentas, recursos e possibilidades para que seu time de vendas enriqueça sua atividade e consiga vender com mais segurança, rapidez e desempenho. Entre em contato com a Data Stone e veja potenciais otimizações para sua equipe de alto desempenho no trabalho remoto.