Melhores práticas para criar mailing de clientes segmentadas e eficazes
Criar mailing de clientes B2B é um método eficiente para conseguir otimizar suas vendas e aumentar a produtividade do seu time comercial. Até mesmo outros setores podem se aproveitar de um mailing bem feito, especialmente aqueles que devem se comunicar com o público-alvo do seu negócio.
No mercado B2B, uma empresa depende muito mais do seu time comercial, de marketing e demais colaboradores na busca por melhores vendas. Diferente do mercado B2C, no B2B os clientes não vêm naturalmente até seu negócio e essa pequena diferença muda bastante a dinâmica e torna muito maior a necessidade de um mailing.
Entenda o seu público-alvo
O primeiro passo para conseguir criar mailing de clientes B2B é compreender seu público-alvo. Um mailing é muito melhor quando é segmentado, trabalhado para atender especialmente sua empresa e área do mercado que mais te interessa. Por isso é essencial conhecer seu público-alvo e compreender sua rotina de vendas:
- Quem são as empresas mais indicadas para se tornar clientes B2B;
- Construção de um ICP;
- Onde estão esses clientes B2B;
- Qual a melhor forma de abordagem;
- Quem são os decisores do mercado;
- Por quais produtos e serviços o público-alvo se interessa.
Todas essas informações se relacionam com o conceito de público-alvo e permite que uma empresa possa gerar um mailing de sucesso, segmentada e pautada no público que se interessa por seus produtos e serviços. Com leads selecionados é possível otimizar seu desempenho e conseguir vendas mais vantajosas.
Organize seus contatos
Depois de conseguir criar mailing de clientes, é necessário organizá-los para que a visualização dos contatos seja mais fácil. Essa parte varia conforme os objetivos da empresa, tipo de público e até mesmo da rotina empreendida pelo time comercial e demais colaboradores.
Uma dica importante é tentar de alguma forma modernizar o modo como os contatos são compartilhados, sendo o compartilhamento na nuvem uma das melhores opções. Pela nuvem é possível tornar os contatos acessíveis a todos os colaboradores que necessitam utilizá-los, uma forma prática e rápida para todos usarem.
Conte com ferramentas externas
Ferramentas e serviços contratados são excelentes para garantir um mailing de clientes B2B, desta forma sua empresa pode poupar tempo e ainda posteriormente recuperar todo o gasto investido no serviço. Com o mailing da Stone Station, é possível encontrar os leads B2B necessários para sua empresa com mais praticidade.
Para contratar basta selecionar o perfil de clientes B2B que sua empresa busca com o tipo de produtos e serviços que comercializa. Junto a isso, escolha quais os canais de contato preferidos e que tipo de layout prefere para receber os contatos e explore a quantidade de dados existentes na plataforma.
Diversifique os meios de contato
Após criar mailing de clientes B2B, é interessante que a empresa diversifique os métodos utilizados para entrar em contato com cada nome da lista. Embora seja comum que o público-alvo de uma empresa geralmente se congregue em determinada plataforma, há muitas que seus vendedores e marketing podem explorar, como:
- E-mail;
- Mensagens por aplicativos como WhatsApp;
- Ligações telefônicas;
- Redes sociais.
Essas são algumas das formas e métodos de comunicação mais populares, que podem converter boas vendas. Vale a pena explorar diferentes meios de comunicação e tentar encontrar outros canais, fazer novos contatos e expandir o seu networking.
Enriqueça seu banco de dados
Mesmo quando sua empresa já tem um mailing de clientes B2B completo e satisfatório, é interessante sempre se manter ativo no mercado em busca de novos nomes que possam enriquecer sua base de dados. Essa manutenção frequente em uma base de dados permite que a empresa tenha cada vez mais nomes para prospectar.
É muito importante que haja sempre essa renovação em diferentes contatos, pois permite que seu time comercial possa até mesmo criar e personalizar novos serviços e produtos. Quanto mais uma empresa se manter ativa no mercado em busca de novos potenciais clientes B2B, maior será seu potencial de sucesso.
Benefícios do mailing de clientes segmentada
Há diversos benefícios de utilizar um mailing de clientes B2B segmentada, como reforço nas vendas e potencial personalização dos seus serviços e produtos. Um bom mailing é capaz de fornecer uma perspectiva mais completa do mercado e auxiliar a empresa a tomar diversas decisões importantes.
Um reforço nas vendas
O primeiro benefício conquistado por criar mailing de clientes B2B é um reforço bem-vindo nas vendas. Quando o time comercial tem em mãos contatos de boa qualidade, é muito mais fácil iniciar uma rotina de vendas e abordagem de sucesso. Essas abordagens devem ser bem planejadas e criadas com bastante cuidado.
Todo o time comercial pode utilizar os contatos gerados pelo mailing em diferentes momentos da venda. É possível utilizar esses contatos na hora de criar roteiros para vendas, obviamente para abordar e até mesmo para agregar ao seu banco de dados.
Permite a personalização da abordagem
Antes de abordar vale a pena consultar cada contato e criar uma abordagem personalizada. Essa abordagem pode levar em conta diversos aspectos de cada lead B2B, algo que só é possível graças à segmentação realizada em seu mailing de clientes. Entre as principais informações estão:
- Localização;
- Interesse;
- Comunicação;
- Tamanho da empresa;
- Rendimentos.
Todos esses dados fazem diferença na hora de planejar a abordagem perfeita e todos os detalhes de um roteiro de vendas. Desta forma é possível personalizar uma aproximação pensada sob medida para se conectar com o lead, um benefício incrível de criar mailing de clientes.
Otimiza o pipeline de vendas
O pipeline de vendas é muito impactado pelo mailing de clientes B2B, pois esse banco de dados de contato torna o processo de vender mais rápido e ágil. Chamamos de pipeline todo o processo que o cliente realiza até fechar a negociação, o que no mercado B2B pode levar muito tempo.
Criar mailing de clientes é um ótimo recurso para acelerar esse processo e ainda potencializar as chances de fechar um bom negócio com o cliente B2B. Todo o processo é agilizado quando os contatos já são selecionados e diversos cuidados tomados antes do time de vendas iniciar a abordagem.
Reforça o marketing da empresa
Não é só o time de vendas que pode utilizar com muito proveito um mailing de clientes. Toda equipe de marketing pode usar os mesmos contatos para estudar e criar suas estratégias, em especial quando esta lista está enriquecida por meio de novas informações e segmentada conforme as características de cada lead.
O marketing bem feito pode criar rotinas de vendas mais assertivas e diminuir o churn da empresa, a taxa de abordagens mal sucedidas. Com um bom marketing e uma equipe de vendas ativa, a sua empresa pode se tornar muito mais feliz em suas negociações.
Como a Data Stone pode te ajudar com a segmentação de clientes?
A Stone Station oferece um serviço perfeito para o mailing de clientes B2B! Nossa plataforma é capaz de oferecer uma série de dados qualificados que permitem a geração de uma lista personalizada conforme as requisições de sua empresa. Dessa forma, a segmentação pode ficar muito mais prática.
Basta que sua empresa utilize o mailing em suas diversas operações, seja para negociar ou realizar marketing. Saiba que as informações passam por atualizações constantes feitas por nossos tecnólogos e cientistas de dados para garantir ainda mais qualidade e assertividade em sua segmentação.
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