Automação de marketing: para que serve e como ela pode te ajudar?
Garantir uma rotina mais ágil e melhores resultados no dia a dia são algumas das muitas funções e benefícios que a automação de marketing permite. Sua aplicação auxilia para que sua equipe possa executar um volume maior de tarefas, o que ajuda muito a empresa no cumprimento de prazos e melhora a confiança dos clientes que negociam com ela.
No entanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas quando se vai executar a automação do marketing é a obtenção de dados adequados para guiar as operações com mais precisão.
Para solucionar o problema, você pode contar com o enriquecimento de dados que a Data Stone proporciona em seu empreendimento! Nosso serviço não só possibilita a melhoria da tomada de decisões, como também o alcance de resultados mais duradouros.
O que é automação de marketing?
O uso da automação de marketing consiste em ferramentas tecnológicas para a execução de tarefas e realização de processos neste setor da empresa. Por conta disso, automatizar é uma tendência muito relevante, dada a quantidade de atividades que as companhias precisam executar e a forte competitividade observada no mercado.
Para que serve?
Tornar as tarefas repetitivas mais rápidas e com menos erros é a principal utilidade da automação de marketing. Assim, os profissionais conseguem tornar suas rotinas muito mais produtivas e cumprir as demandas com um menor índice de equívocos.
Quais as múltiplas possibilidades para engajar e vender mais com automação de marketing?
O envio de conteúdos proveitosos e em um volume interessante é uma das possibilidades mais conhecidas, devido à melhoria que a automação proporciona na comunicação entre contatos. Também é válido destacar outras práticas que a estratégia de automatização permite executar com boa precisão:
- Envio de conteúdos adequados;
- Aprimorar o email marketing;
- Segmentar contatos;
- Tornar a comunicação mais assertiva;
- Melhorar o fluxo de conteúdos.
É interessante observar que todas essas práticas possibilitadas pela automação de marketing exigem a presença de dados bem relevantes para serem executadas. A segmentação, por exemplo, necessita que a sua empresa separe os contatos com base em critérios que só podem ser coletados com dados bem avaliados.
Dessa forma, a melhor escolha é conhecer o serviço que a Data Stone oferece de enriquecimento de dados! Com ele, sua empresa tem acesso a um ambiente repleto de informações valiosas e essenciais para colocar em prática com boa eficiência e segurança as estratégias que a automação proporciona.
Qual a diferença entre automação de marketing e email marketing?
O e-mail marketing se trata do processo de enviar e-mails de uma forma estratégica e adequada para as necessidades de seu empreendimento. A automação de marketing, por outro lado, tem a proposta de agilizar e melhorar a precisão de todas as áreas do marketing da empresa.
Qual a melhor solução para vender mais?
Ambas as soluções precisam ser cuidadosamente combinadas, para que se possa aproveitar o seu máximo potencial nas vendas. Dessa forma, com a união da automação de marketing com a estratégia de emails, o seu negócio pode se conectar melhor com os contatos que apresentam maiores chances de interesse.
Como criar uma estratégia de automação de marketing?
É preciso compreender quais são as tarefas que seu negócio executa e mapear as ferramentas que mais podem colaborar com a automatização delas no mercado. Assim, a estratégia será exclusiva para as demandas de sua empresa e poderá surtir bastante efeito, caso seja aplicada com cuidado.
Ter bons dados também é uma exigência fundamental para aplicar a automação. Obtê-los é possível com o enriquecimento de dados proporcionado pela Data Stone. Para isso, disponibilizamos um banco bem rico com informações qualificadas e devidamente atualizadas, para que sua empresa possa atuar conforme as exigências atuais.
10 Benefícios da automação de marketing
A integração dos canais de comunicação e a diminuição da repetição são benefícios muito conhecidos de se investir na automação de marketing. Esses pontos auxiliam muito no aprimoramento da comunicação efetuada, além de otimizar a rotina dos colaboradores, ao permitir que eles acelerem tarefas repetitivas. Outros, incluem:
Canais de comunicação integrados
A integração de canais de comunicação é um benefício que a automação fornece devido à presença de tecnologias bem eficazes. Com isso, pode-se unir os dados coletados em diferentes mecanismos de comunicação e estudá-los para aperfeiçoar as práticas da empresa.
Comunicação personalizada
Proporciona-se a personalização da comunicação porque a automação de marketing permite que se faça uma segmentação bastante precisa e dentro dos critérios que seu negócio precisa. Assim, pode-se conhecer os padrões de preferência dos possíveis clientes e utilizar essas informações na composição de estratégias mais assertivas.
Ações integradas com lojas virtuais, CRM e WhatsApp
Executar ações integradas entre lojas virtuais, CRM e WhatsApp é uma possibilidade muito proveitosa das tecnologias que a automação do marketing traz quando aplicada. Com esse ponto é possível mapear mais potenciais clientes nas diferentes ferramentas e unificar a forma de se comunicar com eles, o que deixa as abordagens mais tranquilas e objetivas.
Menos repetição
A menor necessidade de repetição acontece pela automação de marketing acelerar processos que não possuem mudanças de padrões. Isso, por sua vez, auxilia a deixar a rotina dos profissionais mais otimizada e com mais tempo para que eles desenvolvam tarefas mais difíceis.
Nutrição de leads
Proporcionar uma boa nutrição de leads é uma das marcas da automação, pois ela permite a realização de várias etapas essenciais do processo, como o envio de conteúdos com determinada intensidade. Dessa forma, você pode preparar o cliente para negociar com a sua empresa de uma maneira saudável, eficaz e otimizada.
Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
A redução do custo de aquisição do cliente é um benefício muito relevante, devido à possibilidade de aumentar a capacidade de seu time de vendas durante as abordagens. Com isso, o CAC pode ter uma redução bem proveitosa, ponto este fundamental para o melhor aproveitamento financeiro da companhia.
Captação de contatos qualificada
Captação de contatos qualificada acontece pelo fato de a automação do marketing aumentar diretamente a geração de leads e sua nutrição. Por isso, a sua equipe tem maiores chances de interagir frequentemente com possíveis clientes mais interessados, o que pode melhorar muito a maneira com que as negociações são realizadas.
Fidelização de clientes
Obter um número maior de clientes fidelizados acontece por causa da capacidade que a automação de marketing apresenta de mostrar as preferências desses contatos. Junto a isso, a ótima frequência de envio de conteúdos que a automação permite é capaz de deixar os clientes mais interessados e dispostos a sempre conferir o que seu negócio tem a oferecer.
Identificar as oportunidades de venda
A identificação das oportunidades de venda ocorre por conta da automação de marketing mostrar a sua empresa os estágios em que seus possíveis clientes se encontram. Com isso, seus colaboradores podem enxergar quais são as estratégias mais proveitosas para aquele contato e executá-las com maior confiança.
Marketing e vendas conectados
A integração proporcionada pela automação de marketing ajuda bastante a conectar mais os trabalhos da equipe de marketing e vendas. Desse modo, existem maiores chances de duas áreas conseguirem efetuar estratégias bem alinhadas, o que possibilita melhores probabilidades de práticas promissoras.
Como a automação de marketing pode me ajudar a vender mais?
Por meio da captação dos padrões de preferência dos possíveis clientes e melhor potencial para se comunicar com eles, a automação de marketing auxilia bastante no aumento das chances de melhores vendas ao seu empreendimento. Além disso, o aumento da produtividade dos colaboradores e a melhor fidelização dos clientes que a estratégia pode fornecer também são fatores decisivos para a melhoria do seu contexto de vendas.
A automação de marketing apresenta um potencial gigantesco para auxiliar o desenvolvimento de qualquer empresa, devido à proposta de melhorar a qualidade e quantidade de tarefas realizadas. Esses fatores, por consequência, ajudam bastante a aumentar a eficácia das operações executadas, auxiliando no melhor aproveitamento do cenário em que a companhia se encontra.
Desse modo, caso os benefícios da automação do marketing sejam somados com a qualidade de dados oferecida pelos serviços da Data Stone, o seu empreendimento pode chegar em níveis otimizados! Escolha um serviço e entre em contato com um de nossos especialistas, para que você possa entender como a opção pode ser relevante ao seu empreendimento!