4 Práticas para evitar o bounce e mail

4 Práticas para evitar o bounce e mail

O bounce e mail é uma métrica que mede o percentual de erro que acontece na entrega ou na rejeição de uma mensagem pelo lead. Este problema é negativo porque afeta diretamente a empresa, já que o servidor pode considerar os envios como spams, considerar que a lista de contatos é comprada ou muito antiga.

No marketing, o bounce se origina com o fornecimento de alguns dados, conforme a LGPD, para o site de uma empresa em troca de receber mensagens. Porém, sem a devida atualização da lista desenvolvida para enviar as comunicações, ela se torna defasada e os contatos feitos podem não ser entregues ou, então, podem ir para o lixo eletrônico.

Quais são os motivos que tornam o bounce e mail negativo?

Um dos motivos que tornam o bounce e mail negativo é a impossibilidade de se comunicar com os leads e clientes, além de ocorrer problemas relacionados ao spam. Ou seja, para uma empresa, esta é uma taxa pouco vantajosa e que precisa ser evitada para prevenir:

  • Menos vendas;
  • Poucas conversões;
  • E-mails viram spam;
  • Contatos podem ser considerados comprados;
  • Desperdício de recursos;
  • Dificuldade para se comunicar com o público-alvo.

As mensagens encaminhadas diretamente para o lixo eletrônico dos destinatários podem significar o envio de conteúdos indesejados. Isto pode acontecer por ter uma base com leads e clientes desatualizada ou porque a autenticação não foi feita adequadamente, da mesma forma que palavras exageradas podem ter sido usadas, como “ganhar”, “crédito” e “gratuito”. 

Quais são os motivos que tornam o bounce e mail negativo
Fonte/Reprodução: original

O servidor de e-mail pode entender a falta de envios aos destinos como um conteúdo comprado, já que é bloqueado frequentemente. Para a empresa, este é um problema grave que precisa ser resolvido o mais breve possível para se comunicar com os leads, realizar boas conversões e vender.

Tipos de bounce e mail

Entre os tipos de bounce e mail estão o soft e o hard, e ambos podem ser gerados por diferentes motivos. As empresas podem sequer notar o problema durante o envio das mensagens, e isto pode ser prejudicial, porque os conteúdos não chegam ao público-alvo e ainda correm o risco de perder credibilidade, mesmo que sejam completos e informativos.

Soft Bounce

Soft bounce é o e-mail enviado que não chegou até o seu lead porque a caixa de entrada se encontra cheia ou porque o servidor está com falhas. No momento em que ambos os fatores forem corrigidos, a mensagem é enviada normalmente e o seu prospect consegue visualizar o conteúdo.

Ao trabalhar com a estratégia de e-mail marketing, é fundamental fazer a remoção de todos os endereços eletrônicos problemáticos e que já não estão mais ativos. Isto evita a falta de entregabilidade e garante que os seus contatos sejam recebidos, clicados e visualizados por todos os leads e clientes.

Hard Bounce

O Hard bounce ocorre quando você envia uma mensagem e recebe uma resposta de erro em troca. Significa que o endereço de e-mail não está correto ou que já não existe mais, e por isso ocorreu o problema; além de ser mais grave que o anterior, porque se o índice for muito alto, a lista pode ser supostamente comprada ou antiga.

Essa prática pode acontecer por motivos como quando o servidor de e-mail do lead bloqueia todas as mensagens, o domínio já não existe mais ou a caixa de entrada alvo está desativada. Fatores como estes podem prejudicar a comunicação com o seu público e, por isso, é indispensável ter uma lista atualizada com prospects qualificados com a mailing list da Data Stone, que pode te auxiliar a renovar a sua base com agilidade e qualidade.

Como identificar o bounce e mail?

A identificação é feita com base nas respostas automáticas do próprio servidor, que vai especificar o não recebimento do conteúdo por aquele endereço eletrônico, porque o domínio não existe. 

Este pode ser um indicativo do hard bounce, uma das taxas mais severas e que precisa ser minimizada o máximo possível para não prejudicar a sua estratégia, além de identificar o problema por meio de:

  • Emails devolvidos frequentemente;
  • Testes de email com blacklists;
  • Teste A/B;
  • Verificar a taxa de entrega.

Com relação ao soft bounce, o mais indicado é realizar monitoramentos constantes para identificar quais emails não recebem os seus contatos. Dessa forma, você tem a possibilidade de remover os perfis inadequados para prevenir o desperdício de tempo e gastos com recursos indispensáveis para os redirecionar a clientes e prospects qualificados.

Como identificar o bounce e mail
Fonte/Reprodução: original

Os servidores podem também enviar mensagens de retorno, o que pode te auxiliar a compreender o motivo pelo qual não aconteceu a entrega. A partir das informações, você tem a chance de desenvolver novas estratégias para as campanhas serem um sucesso e não acontecer mais o temido bounce e mail.

Práticas para evitar o bounce e mail

Além de identificar o bounce e mail, há práticas que podem auxiliar a evitar que este problema aconteça e prejudique as suas campanhas. Incluir estas recomendações podem te auxiliar no curto prazo a solucionar a questão e ter sucesso nas comunicações com o seu público-alvo.

Ter uma boa lista de e-mail

É indispensável possuir uma lista de e-mail completa, atualizada e organizada com o que você precisa. Com a Data Stone, você tem a praticidade de solicitar a mailing list com tudo o que precisa para desenvolver estratégias eficazes de e-mail marketing e nutrir a base com conteúdos relevantes.

Não adianta definir táticas consideradas eficazes quando não se possui uma lista segmentada com o que a empresa precisa. Isto apenas serve para aumentar as chances de bounce e mail, além de manchar a imagem da marca e prejudicar as comunicações futuras com os leads e clientes.

Disponibilizar a opção de descadastramento

Abaixo de todas as informações do e-mail, é normal conter um link com a opção de descadastramento para os leads cancelarem o recebimento de contatos. Esta é uma maneira de evitar que as mensagens não sejam entregues porque se tornaram spams devido a uma decisão do servidor.

Diversas empresas oferecem essa possibilidade aos contatos, justamente porque querem evitar o bounce e mail durante as campanhas. Você tem a possibilidade de adotar essa prática para não se preocupar com o soft ou hard que podem ser prejudiciais e atrapalhar as suas estratégias.

Assunto claro e relevante

Quando o cliente recebe o e-mail, precisa se sentir atraído a abrir o conteúdo e ler o que foi enviado. O desenvolvimento de um assunto relevante, objetivo e composto por até 50 caracteres pode fazer diferença em suas campanhas, pois é explicativo e diz brevemente o que vai ser encontrado na mensagem.

As taxas de abertura podem ser 12% mais altas, enquanto os cliques podem chegar a 75% a mais do que e-mails que possuem uma mensagem enorme no assunto e não explicam nenhuma informação. Desenvolver um bom conteúdo exige objetividade para garantir a retenção e evitar que os leads percam o interesse pelo que é enviado.

Consistência nos envios

Os envios precisam ser consistentes, ou seja, equilibrados para evitar o excesso de mensagens da caixa de entrada dos leads e clientes. É recomendado definir a quantidade de vezes que as mensagens devem ser mandadas para ter a garantia de que vão ser recebidas.

Não é indicado também enviar diversas mensagens de uma única vez, pois o servidor pode definir esse excesso como bounce e mail. Campanhas que possuem taxas elevadas correm o risco de ter todas as comunicações mandadas diretamente para a caixa de lixo eletrônico.

Por isso, ter uma lista de contatos atualizada é indispensável para prevenir o bounce e mail e ter sucesso em suas comunicações. A Data Stone possui uma base de dados robusta e completa, que passa por atualizações constantes e pode te auxiliar com a mailing list repleta de contatos qualificados para iniciar as conversões!