Ferramentas de email marketing: conheça as principais!
As ferramentas de email marketing são softwares que auxiliam no controle e no gerenciamento da comunicação com clientes em potencial, utilizando como instrumento o e-mail. Elas contribuem diretamente nas campanhas de email marketing e no envio de mensagens, especialmente quando se trata de mensagens em massa.
Essas ferramentas também podem oferecer insights valiosos relacionados ao desempenho da campanha, como a quantidade de e-mails abertos e cliques em links. Por este motivo, escolher a melhor ferramenta é essencial para realizar as melhores práticas de email marketing e melhorar o alcance do seu negócio online.
Ao utilizar e aproveitar o poder das ferramentas de email marketing, é possível aumentar a sua presença online, impulsionar seu negócio de forma eficaz e alcançar o público alvo de maneira envolvente.
Qual a importância de investir em ferramentas de email marketing?
O investimento em ferramentas de email marketing é essencial para empresas de variados portes, seja grande, médio ou pequeno.
Um dos principais fatores que o torna relevante é a sua capacidade de engajar e fidelizar clientes em um cenário de mercado cada vez mais competitivo. Além disso, a ação também pode contribuir para os seguintes fatores:
- Aumento de receita: o recurso pode ajudar a aumentar a receita da empresa a longo prazo;
- Maior alcance de público: pode ajudar a alcançar um maior público, visto que muitos indivíduos utilizam e-mail;
- Construção de relacionamentos: ajuda a construir relacionamentos e nutrir contatos;
- Custo benefício: não é necessário desembolsar grandes valores em dinheiro para investir no recurso;
- Mensuração de resultados: pode medir os resultados e conferir o que dá certo e o que não dá para o ROI do email marketing.
Outro ponto positivo é a segmentação de público, visto que as ferramentas permitem a criação de conteúdo para cada tipo de perfil. Enquanto um grupo está em uma etapa mais avançada do funil de compras, os que estão no início recebem mensagens diferentes, como de apresentação e outros.
Principais ferramentas de email marketing
Há uma variedade de ferramentas de email marketing que podem ser utilizadas para enviar campanhas para os assinantes. Existem opções de planos gratuitos, como o MailChimp e pagas. Além disso, todas cumprem o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR).
Constant Contact
Há mais de duas décadas atuante no mercado, o software é um dos melhores do mercado, excelente em automação de email marketing e oferece diferentes tipos de planos, como o básico, plus e premium, com possibilidade de teste gratuito de até 30 dias.
MailChimp
O software é um dos mais populares entre empresas de variados portes, que utilizam o recurso diariamente. O serviço é simples e, além de contar com a possibilidade de personalizar as mensagens, também fornece dados valiosos, como taxa de assinatura.
Nitronews
O Nitronews é um software brasileiro que atua no mercado desde 2006, e oferece uma variedade de benefícios, como um calendário de eventos, personalização de campos, validação de lista e higienização.
Drip
A solução de marketing para negócios online possibilita a personalização de maneira rápida. Além disso, o Drip ajuda no acompanhamento de processos e a enviar e-mails qualificados para os clientes.
ConvertKit
O ConvertKit é uma das ferramentas de email marketing que conta com uma interface de fácil usabilidade e uma variedade de recursos essenciais, que as ferramentas e sites sobre email marketing podem oferecer. Você pode optar por templates ou criar uma personalizada, além de criar landing pages e formulários.
Keap
O software é voltado para empresários que buscam se comunicar de maneira eficiente com seus clientes. Você pode ter acesso às ferramentas necessárias para lidar com questões de pagamentos, follow-up e registros dos clientes.
Melhores práticas de email marketing
Uma estratégia de marketing bem planejada pode facilmente aumentar o alcance de qualquer empresa, independentemente do setor ou porte. Saiba quais são as melhores práticas para e-mail marketing:
- Envie mensagens apenas com permissão: para obter sucesso nos envios, é necessário enviar mensagens apenas para os usuários que os permitirem;
- Segmente seu público: a ação é realizada com base em dados demográficos e interesses de cada usuário;
- Crie campanhas qualificadas: não importa quanto tempo leve, sempre crie eventos de email marketing;
- Seja frequente, mas não invasivo: não envie vários e-mails por dia ou todos os dias, tente ser o menos invasivo possível;
- Entenda como são os filtros de SPAM: utilizam alguns critérios para definir se o e-mail será colocado na lista de SPAM ou não;
- Mensure os resultado: a mensuração de resultados é essencial para entender se uma campanha está em pleno funcionamento;
- Personalize seus e-mails: a personalização é uma maneira eficaz de demonstrar ao usuário que o entende e que a sua empresa pode oferecer exatamente o que precisa.
Além disso, não se esqueça de realizar testes de e-mail. O teste A/B ou teste dividido possibilita o envio de versões distintas de campanhas para os leads, para entender qual a opção que oferece melhores resultados. Para melhorar ainda mais o alcance, você pode utilizar dicas de grandes influenciadores de email marketing.
Principais desafios de email marketing
Existem alguns desafios de email marketing que podem impactar diretamente no sucesso das campanhas. Por isso, é crucial desenvolver estratégias de marketing bem planejadas para obter melhores resultados. Saiba quais são os principais desafios:
- Baixa taxa de abertura;
- Assuntos desinteressantes;
- Entender qual o melhor horário para envio;
- Possibilidade de cair no SPAM.
Para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente, é importante considerar fatores importantes, como a etapa do funil que o lead se encontra, interesses, gênero e características de cada um para que possa personalizar as mensagens.
Exemplos de email marketing: como adotar no dia a dia?
Há uma variedade de ferramentas de email marketing que podem ser utilizadas para engajar, nutrir seu público e aumentar o número de conversão. Um exemplo amplamente utilizado por negócios online são as recomendações de produtos ou serviços com base em compras anteriores.
Outro exemplo, também bastante utilizado, é o lembrete de carrinho esquecido, que normalmente é enviado quando o usuário adiciona itens no carrinho e o deixa parado por um tempo. Confira abaixo alguns exemplos e como utilizá-los no dia a dia:
Newsletter
A newsletter é um tipo de boletim informativo sobre um tema específico. Ele pode ser enviado diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Normalmente, criadores de conteúdo utilizam a estratégia de cursos de email marketing para obter leads e nutri-los.
E-mails promocionais
Os e-mails promocionais visam promover a venda de produtos e serviços. Essa é uma abordagem mais comercial, que pode conter descontos, links diretos e ofertas. O principal intuito é a venda.
E-mail de boas vindas
O e-mail de boas vindas é enviado quando o usuário, ao se cadastrar no site, assina uma newsletter ou realizar outra ação, como a assinatura de um mini curso. Esse é apenas o primeiro passo para nutrir leads.
E-mails transacionais
Esses e-mails são enviados quando os usuários realizam uma transação específica no site da loja, como a compra de um produto. A principal intenção desses tipos é transmitir informação relevante ao usuário.
Fluxos de transição
Esses tipos de e-mails são disparados após uma ação do usuário, e são utilizados no estágio de nutrição de leads para que conheçam melhor a marca e possam evoluir no funil de vendas.
Pesquisas
As ferramentas de email marketing podem ser utilizadas para coletar informações específicas. Isso pode ser feito para pesquisas de satisfação, que podem ser feitas periodicamente.
As ferramentas de email marketing são softwares que podem ser programados para enviar e-mails de maneira automática para engajar, fidelizar clientes, construir relacionamentos duradouros e aumentar a taxa de conversão.
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