3 Pontos para se atentar a Lei LGPD?
A Lei LGPD faz com que as empresas tenham de se precaver com mais firmeza na era digital para não perder clientes. A fim de transparecer segurança e confiança entre os usuários, você precisa adotar as métricas e incluí-las em seu site.
Você deve ter ouvido falar sobre o termo e, neste artigo, apresentaremos o que fazer para proteger os dados e deixar os clientes seguros na internet. Assim, conheça a LGPD e como ela afeta diretamente as empresas.
O que é a lei LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem a função de manter todos os dados de usuários seguros no meio digital para não haver violações ou exposição dos mesmos. O uso indevido para práticas inadequadas, bem como a inserção das informações para venda, fizeram com que a lei fosse vigorada para combater práticas abusivas ou inadequadas de sites.
Para garantir a proteção de todos os usuários da internet, a Lei LGPD exige que as empresas mantenham os dados de clientes protegidos e bem geridos. A segurança precisa ser bem mais eficaz e somente assim qualquer cliente pode se sentir seguro em fornecer os dados à sua empresa.
Além disso, a política age tanto em território nacional quanto internacional, caso uma organização detenha de informações de brasileiros. Dessa forma, há um controle maior e eficiente acerca da lei, onde se protege os consumidores desde a coleta até a armazenagem de dados.
Qual a inspiração para criar a LGPD?
General Data Protection Regulation (GDPR) é um tipo de Lei com a função de proteger os dados de todas as pessoas que forneçam as informações a sites. Ela está em vigor na União Europeia e é uma das pioneiras para fazer com que diversos países adotassem políticas protetivas aos usuários da internet.
Não esqueça que, com os avanços da tecnologia, os cibercrimes aumentaram e obrigaram os departamentos de justiça de cada país tomarem medidas mais sérias para os combater. Com isso, estes são dois motivos para a Lei LGPD ter sido criada no Brasil.
Para que serve a lei LGPD?
Para proteger informações simples ou robustas de qualquer usuário que esteja pela internet, onde os dados fiquem seguros contra pessoas mal-intencionadas. Por se tratar de um conglomerado de sites existentes no Brasil, se torna complicado vigiar cada um para saber se todos estão dentro dos conformes.
Após vazamento de informações massivas de usuários em 2021 (223 milhões, quando a LGPD inclusive já estava vigorando), muitas pessoas começaram a ficar com o pé atrás e a sentir medo de disponibilizar suas informações. Os ataques de hackers ainda acontecem, porém, não com a mesma incidência dos anos anteriores, já que a tecnologia usada pelas organizações é maior e eficiente.
No entanto, se nem mesmo o Facebook conseguiu escapar do vazamento de dados, significa que se a sua empresa permanecer desatenta e desatualizada, informações cairão na mídia. A Lei LGPD exige que bancos de dados permaneçam atualizados e bem organizados para evitar ter dados vazados por hackers.
Quais os dados mais vazados?
O CPF, nome, número de telefone, assim como e-mail ou senha de contas são dados fáceis de pegar quando o site não está bem estruturado. Até mesmo CNPJs não ficaram isentos do problema de informações vazadas em 2021, tampouco o benefício de aposentados e informações de estudantes.
Além disso, por mais que tenha sido uma quantia elevada de 223 milhões de dados, a maioria são informes dos que já falecerem. Nem mesmo houve uma segurança fortificada contra quem não tem como se defender.
No que se atentar a lei LGPD?
Empresas precisam se precaver para não deixar que dados dos usuários vazem, pois caso aconteça a mesma pode enfrentar problemas graves. Por isso, entenda as informações fundamentais que devem ser consideradas e precisam da colocação em prática para melhor proteger os clientes.
Quem ela favorece
Cada individuo brasileiro tem o direito de ser protegido, conforme consta em promulgação de Lei n° 13.709/2018. A pessoa física precisa de proteção uma vez que “exponha” os dados na internet em sites como o seu, pois ela confia que não se arrisca vazar e cair em mãos inadequadas.
Caso este problema aconteça, a Lei LGPD entende que o responsável precisa de uma punição para arcar com a irresponsabilidade no tratamento de dados alheios. A seguir entenda mais a respeito das punições:
Onde ela pune
Ocorre a notificação de uma advertência acompanhada de multa no percentual de 2% de ganhos acima de R$ 50 milhões. A divulgação da infração também é mais uma das penalidades a receber caso você não cumpra com as regras estabelecidas.
Todo o controlador responsável por este transtorno fará a reparação ao titular dos dados. No entanto, você pode manter a sua empresa protegida e livre contra as punições da Lei LGPD através de características presentes a seguir.
Como se proteger com ela
Para não receber nenhuma multa, você e a sua equipe precisa comprovar que não fizeram os tratamentos daqueles dados e que não houve violações quanto a proteção de informações. Quaisquer danos têm causas de terceiros, onde cabe uma investigação para contornar a situação e se proteger.
Além disso, a Lei LGPD, exige que se obtenha as informações dos clientes de maneira amigável, segura e transparente. Solicitar por dados como estes deve acontecer mediante explicitado na hora de ofertar um e-book ou cursos, já que o seu site fica com as informações armazenadas no banco de dados.
Todo mundo pode usar a lei LGPD em 2023?
Todas as empresas que atuem no atendimento ao cliente, precisam usar a política como maneira de se proteger e manter os consumidores seguros. Estar adequado à exigência torna a sua companhia dentro dos parâmetros estabelecidos, evita penalizações e promove uma relação mais saudável com todos.
Qualquer empresa que atue com o processamento de dados, pertencente ao meio tecnológico ou não, precisa adequar as políticas da empresa e aos clientes. Caso a sua organização atue com informações específicas de seus compradores, então terá de adotar a medida quanto antes.
Onde a LGPD não se aplica?
Para meios jornalísticos ou do mundo artístico, tampouco de defesa nacional, ou infrações penais a Lei não deve ser aplicada, conforme informações da SerPro. Todas as empresas que necessitam dos dados dos clientes são aquelas que vendem produtos, como o caso da sua organização.
Como conquistar os dados dos clientes?
Se a sua intenção é a de adquirir as informações dos clientes, é necessário trabalhar com maneiras inteligentes para conquistá-las. Muitas pessoas precisam fazer compras na loja ou pagar por serviços, portanto, é uma das maneiras de conquistar informações específicas de cada usuário.
Além disso, você precisa agir com transparência no site e explicar a função dos dados ou solicitar que preencham cadastro para ter acesso a mais benefícios da loja. Neste caso, você consegue inserir as informações da Lei LGPD e fazer com que cada pessoa aceite os termos após ler a política.
Inserir este mecanismo no seu site promoverá maior segurança e você terá como comprovar que informou aos clientes sobre os métodos protetivos. Todos precisam fazer a leitura e marcar que entenderam que a privacidade de dados é mantida, mas a utilização da loja fica permitida após a aceitação do contrato.
É uma prática bem simples de realizar, porém, se você quer manter uma organização melhor e maior, coloque uma página em seu site que trate do assunto. Dessa forma, todos conhecerão a Lei LGPD e quais os benefícios de compartilhar os dados em um site seguro e com certificado.