Funil de vendas: veja as principais estratégias e tendências para 2024
O funil de vendas é um dos recursos mais importantes para o time de prospecção, afinal, ele mostra de maneira didática, clara e precisa o processo pelo qual um cliente passa até concluir uma negociação de compra.
Sua base, área mais abrangente dessa figura, é composta pelo mercado como um todo e, então, a partir daí a figura se afunila e fica cada vez mais seletiva, representando todos os respectivos processos de negociação. Não são todos os leads que sobrevivem até chegar ao topo do funil, pois a cada camada do processo de compra e venda tende a perder leads.
Saber como trabalhar o funil permite que a perda de negócios fechados seja menor e acelera a passagem de um cliente da base para o topo. Ou seja, conhecer as principais estratégias para o funil de vendas te fará ter mais conversões 2024 e vender de maneira ainda mais rápida!
Qual a importância de melhorar o funil de vendas para 2024?
O funil de vendas não é apenas uma figura representativa, ele é o próprio processo de venda na qual todos seus clientes, sem exceção, já passaram, passam ou irão passar. Quanto mais bem otimizado, mais rápido suas vendas irão acontecer e a experiência do cliente será otimizada em cada etapa do processo.
É muito natural que, em uma estratégia com milhares de leads, apenas algumas centenas – ou dezenas – cheguem ao topo do funil. O topo significa justamente as vendas que foram fechadas, o que só é realizado por uma pequena parcela do mercado base. Portanto, quanto mais otimizado o funil para seu 2024, mais vendas sua empresa poderá realizar em menos tempo.
Quais estratégias usar no funil de vendas em 2024?
Ano após ano, novas tecnologias, operações, recursos e estratégias são criadas no mundo corporativo para atender demandas inéditas no mercado e o mesmo já acontece para 2024. Portanto, não é nada surpreendente que existam estratégias exclusivas para o ano que vem que podem otimizar o seu funil de vendas.
Essas estratégias aumentam a eficiência do funil de vendas e, certamente, conseguirão aumentar seus resultados em 2024. Separamos aqui 8 delas que serão fundamentais para que sua empresa consiga desempenhar muito melhor no ano de 2024 – estude e implemente cada uma delas!
Crie metas anuais
Quando falamos de metas, geralmente pensamos em objetivos mensais que são mais fáceis de planejar e estão em sintonia com o método de pagamento mais usado no Brasil, que é o salário mensal. Porém, as metas anuais também são importantes e servem para que seu negócio possa planejar melhor seus resultados.
Antes de começar o ano, procure entender quais são os objetivos da sua empresa e o que ela precisa para crescer e se manter durante 2024 inteiro. Essa projeção é o que irá garantir mais perspectivas e também aumentar suas oportunidades de crescimento.
Analise o que ocorreu em 2023
A autocrítica é parte importante do seu dia a dia como corporação, então não saia de 2023 sem analisar como foi o ano. O que sua empresa realizou, onde ficou aquém dos resultados, se as metas foram atingidas, se os profissionais estão contentes, entre outras informações. Após recolher todas elas será mais fácil melhorar seu funil de vendas em 2024.
Use listas de clientes
Listas de clientes são uma das ferramentas mais úteis para seu negócio. Essas listas se caracterizam por entregar para sua empresa uma perspectiva completa do mercado com os nomes que mais interessam às suas vendas. Outro diferencial é que podem ser personalizadas e, entre seus benefícios, se destacam:
- Garantir prospecção;
- Aumentar a eficiência das abordagens;
- Aumentar as conversões da empresa;
- Permitir vendas mais eficientes;
- Garantir que o lead percorra o funil de vendas de maneira mais rápida;
- Oferecer um norte rico para a empresa conseguir vender mais.
No entanto, para conseguir todos esses benefícios com sua lista de clientes B2B, é preciso adquirir uma boa lista de um fornecedor de dados confiável e respeitável. E, não há empresa que se adequa a essas características mais do que a própria Data Stone, uma das maiores especialistas em dados de todo o país.
Data Stone é uma empresa que trabalha com o enriquecimento de dados e fornece listas de clientes personalizadas segundo os critérios da sua empresa. Essas listas são produzidas de acordo com seu público-alvo e permitem, ainda, o uso de filtros avançados em nossa plataforma.
Todos os dados são atualizados e confiáveis, e o melhor de tudo: seguros. Vale a pena entrar no site da Data Stone e conhecer como ela pode aprimorar consideravelmente seu funil de vendas.
Uso de ferramentas digitais
Toda empresa deve se atualizar, pois o que não faltam são ferramentas tecnológicas e digitais. Ferramentas de integração de aplicativos, uso de softwares de vendas e de gestão são alguns dos exemplos de recursos digitais úteis. Eles trazem mais praticidade nas vendas, quando não oferecem negociações que antes eram impossíveis.
Metodologia Lean
A metodologia Lean não é exatamente uma estratégia de vendas, mas com certeza conseguirá melhorar o seu funil de vendas. Essa metodologia reza que uma empresa deve ser enxuta e assim evitar desperdícios. Assim seu negócio consegue mais mão de obra e tempo focado em atividades realmente importantes e que trazem mais lucro.
Uso de IA
Indiscutivelmente a IA mudou muito na forma como encaramos as operações de uma empresa e até mesmo o modo como as vendas são realizadas. Por meio da Inteligência Artificial, é possível criar roteiros personalizados e até mesmo automatizar vendas, em especial com atendimentos com bots em aplicativos de mensagens.
Vendas online
Mesmo para empresas que vendem serviços ter uma página online por onde é possível comprar ou contratar é ótimo para vender mais. O mercado e-commerce e de lojas virtuais só cresceu desde a pandemia e ainda não dá sinais de regressão. Então, vale a pena aproveitar esta oportunidade de mercado – mesmo com vendas online locais.
Conheça e estude seu público
Conhecer e se preparar para o mercado é fundamental para conseguir sucesso em 2024. E para conhecer seu público, certos recursos, ferramentas e conceitos são muito importantes. Entre esses recursos, podemos citar o estudo de mercado, primordial para conseguir mais clientes e entre suas principais ferramentas estão:
- Público-Alvo;
- ICP – Ideal Customer Profile;
- Persona.
O público-alvo se refere de maneira quase exata à base do funil de vendas, os primeiros que serão impactados pela sua prospecção e abordagem. Já o ICP é uma definição mais fina e associada aos leads que se concentram no meio do funil.
Por fim, a persona é um conceito que se relaciona ao cliente isolado, muito semelhante ao topo do funil de vendas. A persona tem nome, aspectos e até mesmo costumes e hábitos. Ao definir todos eles você poderá estudar e transitar entre o funil de maneira mais ágil e eficiente.
Como aplicar essas estratégias no meu negócio?
Foram 8 estratégias incríveis, mas antes de tudo você deve saber como implementá-las em seu negócio. O primeiro passo é estudá-las individualmente e então procurar entender quem são os profissionais e setores da empresa que podem cuidar de cada uma delas e só depois integrar todas à rotina de venda.
E se você necessita de uma empresa que pode te ajudar a implementar todas, então pode contar com a Data Stone. Os serviços de enriquecimento de dados permitem um auxílio em cada uma dessas estratégias, em especial na última dica de ouro e outras associadas ao mercado e prospecção.
Se você quer vender bem em 2024, é melhor já começar por contratar os serviços da Data Stone, antes que seu concorrente entre em contato, afinal, garantimos que as nossas ferramentas irão melhorar seu funil de vendas. Veja como cada uma dessas estratégias pode ser aplicada em seu negócio, personalize se for necessário, e veja seus resultados melhorarem em 2024!