Planejamento estratégico de vendas para 2023: 4 dicas que vão te ajudar!

Planejamento estratégico de vendas para 2023 4 dicas que vão te ajudar!

O planejamento estratégico de vendas deve estar adequado aos maiores desafios da sua empresa, onde se estabeleça metas adequadas para crescer e vender mais. É mediante um mapeamento que você consegue ganhar destaque e apresentar a um número maior de companhias que a sua empresa está entregando um serviço de qualidade.

Para você que não conhece um bom plano de estratégia, nem sabe o porquê de elaborar um, este artigo apresentará os motivos e quais as vantagens de ordenar a sua empresa. Assim, os colaboradores entenderão o que você quer e entregarão ótimos resultados.

O que é um planejamento estratégico de vendas?

Este processo permite se organizar em cima de metas traçadas de 2022 para 2023, permitindo que o gestor entenda o que precisa conduzir para ter assertividade. Decidir de última hora sem ter elaborado bons planos faz com que a equipe da empresa precise ter uma reorganização ao invés de estar informados sobre as mudanças.

Tire como exemplo a viagem do Brasil ao estrangeiro, em que você visitará uma região para conhecer conforme agendado no pacote de viagens. Quando você não estabelece qual o melhor voo, tampouco decide o hotel que ficará após chegar ao país, as chances da sua visita se tornar péssima são altas. O mesmo acontece quando não é feito um planejamento estratégico de vendas na sua empresa, já que todos ficam perdidos.

O que é um planejamento estratégico de vendas
Fonte/Reprodução: original

Para tornar a rotina prática aos colaboradores da sua empresa, estude com antecipação o que mudará e especifique a todo o time. Converse com cada grupo responsável por funções de vendas, marketing, design ou social media e explique seus planos para este ano.

Um ótimo planejamento exige traçar rotas, ter soluções a qualquer problema que surja no meio do caminho e apresente recursos adequados para atingir a nova meta. Sem ter nenhuma das características citadas, as chances de enfrentar problemas sérios aumentam.

Por que fazer um planejamento estratégico de vendas para 2023?

O ato de se planejar faz com que você tenha eficácia no processo de vendas e que conquiste mais público, tornando o seu negócio rentável. Não adianta ter ótimos produtos disponíveis para compra, quando ficam parados porque não possuem uma meta de saídas e o time de vendas não tenha ferramentas adequadas para contatar os leads.

Ter o seu planejamento estratégico de vendas e informar à equipe permite ter um controle adequado das chances de acerto ou falhas. Escutar o que todos têm a dizer torna este mapeamento eficiente e você consegue ter um número elevado de vendas.

Foco nas vendas

As vendas precisam ser claras aos vendedores que necessitam de ferramentas adequadas para conseguir vender. Dessa forma, eles ficam concentrados nos leads captados pelo time de marketing digital e focam no que devem fazer ao invés de trabalhar em diversas funções ao mesmo tempo.

Há assim o controle de recursos, não se perde tempo com leads que estão em topo de funil e o time se atenta em quem está perto de comprar o produto. O planejamento estratégico de vendas faz com que a equipe saiba para onde se direcionar sem cometer erros críticos, aplicando mais assertividade e segurança para conduzir as vendas.

Estabelecimento de funções/metas

Quando você não prepara um bom plano de vendas anual, as chances de ter uma equipe desordenada e confusa sobre o que precisa fazer crescem a níveis elevados. Ninguém sabe como fechar uma venda grande ou ficam receosos, portanto, estabelecer as metas e as respectivas funções de cada colaborador se torna imprescindível.

Vantagens do planejamento estratégico de vendas

Há muitas vantagens em iniciar o plano estratégico, porém, entender como ele funcionará ao longo dos meses exigirá um bom acompanhamento.

Vantagens do planejamento estratégico de vendas
Fonte/Reprodução: original

Não adianta apenas traçá-lo e esquecer que precisa existir um controle para guiar a todos quando você não monitora os dados com frequência. Abaixo, você conhecerá os benefícios de ter um bom planejamento:

Senso de direcionamento

A aquisição de informações úteis faz com que você verifique a direção que a empresa tomou, se houve conquistas positivas, quais foram e o que falta atingir. Quando você permanece no controle dos dados empresariais, fornece ao time informações úteis que os ajudarão a permanecer no mesmo ritmo para gerar mais lucros.

Eficiência no trabalho

Fornecer metas adequadas, bem estruturadas e que façam sentido promove aos colaboradores um trabalho sem quaisquer dúvidas. Todos entendem o que devem fazer e como atingir um patamar elevado em pouco tempo.

O planejamento estratégico de vendas tornará o trabalho mais eficiente, menos burocrático e os funcionários cumprem com o papel combinado nas conversas com você. O tempo é otimizado e todos ficam centrados no que precisam fazer para trazer resultados positivos.

Escolha adequada de profissionais

A definição de estratégias te permite enxergar características específicas no momento de contratar pelos profissionais adequados. Você traça perfis que demonstram comprometimento com a empresa, que querem oferecer sempre o melhor e estão dispostos a se dedicarem para isso.

Realizar o planejamento estratégico de vendas permite um olhar mais analítico acerca dos colaboradores, faz com que o time de RH esteja ciente das suas exigências e apresente candidatos com o perfil exato à vaga.

4 Dicas de como elaborar um planejamento estratégico!

Crie o hábito de reler tudo o que se realizou em 2022 e o que trouxe resultados positivos. Realize o levantamento de dados, estude as práticas adotadas, o que mudou e o que pode ser incluído em 2023. Abaixo você conhecerá mais dicas para implementar na companhia:

Estude o que foi feito em 2022

Acompanhe as vendas concretizadas no ano passado para entender quais decisões se mostraram assertivas e as escolhas que não trouxeram resultados tão bons. Você entenderá onde deve começar para levar seus produtos ou serviços a um número elevado de pessoas e vender. Extraia informes como estes:

  • Vendas por mês;
  • Tempo levado para a conversão;
  • Perfil de cada cliente;
  • Desempenho das vendas.

Estes exemplos de dados para usar no planejamento estratégico de vendas tornarão a rotina otimizada. Conduza novas verificações para adquirir mais informações que lhe sejam úteis e ajudem a trazer bons resultados à empresa.

Entenda os seus perfis dos clientes

Não adianta querer atingir o topo sem entender o perfil da clientela que você tem a intenção de atrair. Definir quais as empresas que melhor combinam com o seu produto ou serviço farão diferença para iniciar conversas, ofertar o que tem na companhia e apresentar os motivos para comprar.

Para ter um bom alinhamento e evitar que os colaboradores fiquem duvidosos sobre como abordar os clientes, traçar os perfis e incluir no planejamento estratégico de vendas, fará diferença. As chances de acertar aumentam, a equipe sabe onde deve focar e evita-se ter medo de ofertar determinado conteúdo a uma pessoa.

Trabalhe com o benchmarking

O benchmarking te faz analisar os concorrentes a fim de compreender o que fazem de inovador que atrai tantas pessoas. Quanto mais você estudá-los e criar objetivos que os ultrapassem, maiores as chances de vender os produtos ou serviços da sua empresa.

No planejamento estratégico de vendas não é obrigatório ficar preso apenas em negócios concorrentes quando se pode analisar as companhias de diversos nichos. Você entende o tipo de tecnologia usada, os métodos para atrair os consumidores, as promoções feitas e como fidelizar essas pessoas.

Inicie os planos

A definição de todas as informações apresentadas acima fará com que você tenha dados suficientes para colocar o planejamento estratégico de vendas em prática. Não adianta decidir o que fazer em 2023 e não acompanhar, tampouco estudar se as modificações trouxeram resultados positivos.

As chances de lucrar tendem a diminuir quando as suas decisões não são assertivas, e podem ser menos efetivas ainda quando a equipe não está ciente do que deve fazer. Para ter um bom controle, converse sempre com os funcionários e estipule o que mudará neste ano.

Não esqueça que a reunião para informar as metas e o alcance são fundamentais para todos terem o conhecimento de que as novas alterações deram certo. Os colaboradores ficam mais confiantes e entregarão a você um trabalho de qualidade diariamente.