Leads Marketing: Estratégias para Conversão
Estratégias com leads marketing se tornaram cada vez mais comuns devido à quantidade de benefícios que podem oferecer a qualquer negócio. Pelo fato de uma das maiores dificuldades dos negócios ser a avaliação dos contatos, a estratégia com leads se torna uma solução muito eficiente e que promete crescer bastante com o desenvolvimento cada vez maior das práticas de marketing.
No entanto, com as constantes mudanças que ocorrem no mercado, trabalhar com leads marketing sem alguns conhecimentos essenciais se torna impossível. Esses conhecimentos indispensáveis você vai encontrar aqui, neste artigo da Data Stone, juntamente de diversas estratégias para convertê-los em clientes promissores – confira!
O que são Leads Marketing?
Leads Marketing são pessoas que mostraram interesse no seu negócio e deixaram meios para realização de contato como e-mail, telefone e outros meios. Por causa dessa característica, percebe-se que um lead quer saber mais a respeito do empreendimento que ele ofereceu o contato e, portanto, está mais disposto a negociar.
Suponhamos que você seja o dono de um empreendimento online que possui diversos dados interessantes, porém todos estão desorganizados. Durante a sua procura para resolver o seu problema de desorganização de informações, você encontrou a plataforma Stone Station da Data Stone e se interessou tanto pela experiência com dados que nós temos, como também pela organização que o serviço pode oferecer.
Caso você deixe suas informações de contato para saber mais sobre a plataforma, nós da Data Stone vamos te tratar como um lead devido ao seu interesse por nossos serviços. É sempre nessa lógica que todo o conceito de leads se baseia.
Quais são os principais benefícios de se usar os Leads Marketing?
Por meio da descrição dada anteriormente, os leads marketing oferecem como principal benefício a melhor organização do processo de vendas por já direcionarem a equipe de vendas para contatos promissores. Portanto, a partir dessa vantagem, surgem mais 5 benefícios observados no bom uso de leads.
Maior compreensão do público interessado
O primeiro benefício que se observa com o uso dos leads é que essa estratégia faz com que o negócio conheça cada vez mais quem são os interessados no seu empreendimento. Esse conhecimento é de extrema importância para guiar as futuras práticas do negócio para manter boas relações com parceiros e, em paralelo, continuar a criação de produtos interessantes.
Mais produtividade para sua equipe
Conforme já informado, a otimização do processo de vendas implica que a sua equipe se tornará mais produtiva. Como os leads marketing são contatos mais promissores, a forma de guiar todo o processo de vendas é bem mais simples e oferece mais chances de resultados, o que proporciona uma maior capacidade de trabalho para a sua equipe de vendas.
Maior efeito das campanhas de marketing
O uso dos leads também ajuda muito a aumentar os efeitos das campanhas de marketing, já que se pode utilizar os contatos como base para a montagem dos conteúdos da campanha. Dessa forma, os materiais ficam de acordo com o público e apresentam maiores chances de agradar os possíveis clientes do negócio.
Aumento do número de vendas
Outro resultado interessante é o aumento do número de vendas, já que o negócio vai ter o poder de direcionar as práticas corretas para o público que mais possui chances de colaborar com o crescimento do empreendimento. Dessa forma, as vendas tendem não só a aumentar, mas também se tornar cada vez mais consistentes, o que é uma excelente notícia para os planejamentos financeiros e projetos de crescimento do negócio.
Crescimento maior do seu negócio pouco tempo
Com todos os pontos anteriores, é possível perceber que uma estratégia de leads bem aplicada promove um crescimento geral no negócio em pouco tempo. Pelo fato das práticas de leads marketing atenderem bem ao público correto, a empresa mostrará índices de crescimento rapidamente tanto em termos financeiros como também em pesquisas de satisfação e qualidade de produtos produzidos.
Qual a importância do Leads Marketing e quais estratégias usar?
A importância principal dos leads marketing é mostrar ao seu negócio quais são os contatos no qual se deve depositar a maior parte das energias. Dessa forma, é possível conduzir o processo de negociação de maneira muito mais fácil e com maiores chances de bons resultados.
Por conta disso, estratégias com leads marketing possuem como principal marco nos negócios a capacidade de otimizar o processo de vendas. Quando sua equipe de vendas tem em mãos uma lista de leads, significa que ela possui vários contatos que já possuem tendência a negociar com seu empreendimento e isso facilita muito o andamento das negociações. Para satisfazer esses pontos, invista nas seguintes estratégias:
- Conhecer bastante seu público-alvo;
- Produção de conteúdo relevante;
- Aplique em campanhas de marketing;
- Usar bem as ferramentas tecnológicas;
- Mantenha o seu time bem treinado;
- Verifique os resultados.
Conhecer o público-alvo é a primeira base para garantir que o seu negócio saiba se comunicar adequadamente com os interessados. Dessa forma, a sua empresa terá mais chances de definir uma persona adequada e, a partir disso, atingir um número maior de conversão de leads em clientes. Não é à toa que a aplicação da estratégia de leads gera um saber maior dos clientes interessados, o primeiro benefício citado no tópico anterior.
A produção de conteúdo com qualidade e relevante já é uma estratégia conhecida de empresas que trabalham com leads. Essa prática contribui muito para a formação de autoridade para o seu negócio e, em paralelo, ajuda o usuário em sua bagagem de conhecimentos. Por causa disso, ele se sentirá mais satisfeito e terá uma imagem melhor da atuação da sua empresa..
A aplicação nas campanhas de marketing vão auxiliar o seu negócio a obter mais visibilidade nos veículos de publicidade, o que permite a aquisição de mais leads interessados e promissores ao seu negócio. A possibilidade que as redes sociais permitem de contatar diferentes usuários ao redor do mundo é um grande fator que você precisa utilizar de forma inteligente e útil.
O bom uso das ferramentas tecnológicas também é essencial nas estratégias de leads, pois elas permitem o tratamento e a organização de vários dados interessantes. Perceba, por exemplo, a necessidade de se ter uma boa lista de contatos promissores para aplicar bem a estratégia de leads, já que ela cumpre com a função de separar os clientes mais interessados em seu negócio.
Para a montagem de uma lista interessante você pode apostar no mailing list da Data Stone que conta com uma tecnologia de primeira para buscar e avaliar várias informações a fim de escolher os melhores contatos. Basta dizer qual é o seu público-alvo que nós ajudaremos o seu negócio a encontrar o máximo de clientes interessados no seu trabalho.
Manter o time bem treinado é de extrema importância para garantir o máximo de eficiência profissional da sua equipe, já que é bastante comum o esquecimento de conceitos essenciais com a correria cotidiana. Logo, além dos treinamentos constantes, a sua empresa precisa possibilitar o melhor espaço possível para o crescimento das habilidades de cada profissional com conversas, avisos sobre determinadas atuações e semelhantes.
Por último, é extremamente necessário que a empresa monitore os resultados em períodos apropriados. A partir dessa verificação, a equipe pode ver quais são os pontos que precisam de melhorias e, futuramente, corrigir as deficiências observadas para a obtenção de um cenário mais positivo.
Como usar o Leads Marketing?
O uso dos leads marketing deve ser feito tanto como direcionador da sua equipe de vendas para os contatos corretos, conforme já reforçamos bastante, como também para melhorar práticas presentes no negócio. É preciso observar quais são os padrões que se repetem para ver como deve ser feita a composição dos produtos/serviços para a venda e, junto a isso, guiar o processo de marketing.
Como exemplo, suponhamos que você percebeu que os leads que mais se tornam clientes são empresas imobiliárias. Logo, é necessário que se invista cada vez mais em práticas que auxiliem o tratamento com esse empreendimento como conteúdos mais específicos e compreender mais as dores desses clientes. Desse modo, garante-se a boa avaliação da maior parte do público e se mantém a consistência necessária nas vendas.
Quais os tipos de leads?
Cada um dos diferentes tipos de leads pode ser observado em qualquer tipo de negócio, independente do que ele vende. E, apesar da variedade existente no mercado, podemos separar os leads em 3 categorias principais:
- Marketing Qualified Lead (MQL);
- Sales Accepted Lead (SAL);
- Sales Qualified Lead (SQL).
O MQL se trata do lead que já percorreu toda a jornada de compra e sabe que o seu negócio pode oferecer a solução necessária. Esse tipo de lead costuma surgir quando a empresa investe em práticas para engajar o lead como materiais, vídeos e outros conteúdos que contribuem para a sua bagagem.
O SAL é o tipo de lead que o marketing de seu negócio já compreende como interessante e precisa ser estudado mais a fundo para melhor execução das estratégias. Por fim, o SQL é aquele lead que já elegeu sua solução como ideal e dispõe de condições financeiras para negociar. A única coisa que sua equipe deve fazer é dar o último incentivo para a compra.
Como vender mais com o Leads Marketing?
Para vender mais com a estratégia de leads marketing, é necessário que a sua equipe esteja preparada para lidar adequadamente e saber avaliar a qualidade desses contatos. Uma forma interessante de realizar a avaliação é através da leitura das métricas dos leads, que são:
- Quantidade de leads;
- CPL (Custo por Lead);
- LPV (Lead por venda);
- Taxa de conversão.
Avaliar todos esses pontos vai auxiliar bastante para a sua gestão de leads e, consequentemente, melhorar muito a qualidade com a qual você conduz seu negócio. Caso algum empreendimento esteja com um problema de obter pouco lucro mesmo com uma quantidade interessante de leads, é possível observar se o custo por lead ou a taxa de conversão está acima do normal, o que comprometeria o lucro.
O que podemos compreender no final do dia é que o leads marketing é uma estratégia bastante promissora e com a ajuda da Data Stone você consegue potencializar os benefícios dessa prática em seu negócio. Não deixe de conferir os nossos serviços e acompanhar mais conteúdos do nosso blog para fazer o seu negócio crescer em todos os setores!